A EXPOCARNE acontece de 27 a 29 de outubro na Exponor! Inscreva a sua empresa!

A Feira Profissional de Máquinas, Equipamentos e Acessórios para a Indústria da Carne e Logística está de volta e vai decorrer na Exponor, em Matosinhos.

Em simultâneo irá decorrer a EXPOALIMENTA, a feira profissional da alimentação,  maquinaria, equipamentos e produtos para a indústria alimentar. Inscrições aqui.

A APIC vai estar presente, neste evento, com um Stand. Visite-nos! 

A APIC irá realizar um seminário com o título Internacionalização dos Produtos Cárneos Portugueses - Como Exportar Mais!” no dia 28 de outubro de 2022- 15.00H - Auditório 2“ExpoCarne” - Consultar programa aqui 

Reserve o dia 28 de outubro de 2022 

 

Site oficial - EXPOCARNE PORTO - 2022 - EXPOCARNE reúne maquinaria e equipamentos de vanguarda para potenciar indústria (exposalao.pt)

Reserve o dia 21 de outubro 2022 para o Seminário APIC "O Futuro da Carne face à Estratégia Farm to Fork”, em Famalicão

A APIC, vai de novo, criar um espaço de diálogo e um debate transparente sobre a produção, promoção e consumo da carne, abordando a famosa estratégia da Comissão Europeia “Do Prado ao Prato”. Dia 21 de outubro de 2022- 14h - Auditório “Centro de Estudos Camilianos” Avenida de S. Miguel, 758, 4770-631 S. Miguel de Seide, Famalicão Veja o programa aqui

  •  a primeira inscrição é gratuita para os associados da APIC e que as seguintes terão um encargo de 15€ por cada inscrição adicional, podendo naturalmente ceder este tipo de inscrição a convidados.
  • a inscrição de participantes não associados, terá o valor de 35€.

Inscreva-se em: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

A alimentação saudável e adequada é fundamental para que o crescimento, desenvolvimento e manutenção do organismo humano ocorra de forma apropriada e saudável (PNPAS, 2020b)).

A Roda dos Alimentos é um instrumento de Educação Alimentar destinado à comunidade em geral e que ajuda a escolher e a combinar os alimentos que deverão estar incluídos num dia alimentar saudável. O seu formato em forma de roda pode ser facilmente identificado e associado a um prato vulgarmente utilizado, não hierarquizando os alimentos. A Roda dos Alimentos é constituída por 7 grupos de alimentos, acrescido da água. O grupo da carne, pescado e ovos deverá fornecer ao dia alimentar cerca de 5%, ou seja, 1,5 a 4,5 porções (PNPAS, 2020c).

Segundo a Direção-Geral da Saúde, a carne continua a ser considerada um alimento importante para ser incluído moderadamente na dieta humana e numa alimentação diversificada pelo seu elevado valor proteico, vitamínico e mineral.

Segundo um estudo de 2019, realizado na Universidade de Nevada, a carne vermelha é uma excelente fonte de minerais e vitaminas, principalmente; zinco, ferro, selénio, e vitamina B12. E é importante notar que a anemia regenerativa, relacionada com a deficiência de ferro, é uma questão global crítica, e o consumo de carne vermelha é preventivo (Omaye & Omaye, 2019).

Segundo Laura Wyness (2015), a carne vermelha fornece uma boa fonte de proteínas de alta qualidade, bem como ácidos gordos benéficos e uma grande variedade de micronutrientes (Tabela 1).

Tabela 1 - Benefícios do consumo de carne vermelha de acordo com os seus constituintes. Adaptado de (Wyness, 2015).

Constituintes

Grupo de nutrientes

Benefícios

Macro-nutrientes

Proteína de alto valor biológico

Possui todos os aminoácidos essenciais quer para os adultos quer para as crianças. A proteína é necessária para o crescimento, manutenção e reparação do corpo.

Ácidos Gordos (AG) principais* : ácidos gordos polinsaturados- e ácidos gordos monoinsaturados.

O perfil de ácidos gordos da carne vermelha varia em função das proporções de carne magra e gordura presentes.

Muitos AGs podem ser metabolizados e sintetizados pelo corpo humano, mas existem dois ácidos gordos polinsaturados essenciais principais que apenas são conseguidos através da dieta e que se encontra presentes na carne: n-3 α- ácido linolénico (ALA) e n-6 ácido linoleico (LA).

Micro-nutrientes

Ferro heme

Os estudos sobre refeições mostraram que o ferro heme encontrado na carne vermelha é mais eficientemente absorvido da dieta (20-30 %) do que o ferro não heme (5-15 %).  O ferro heme também aumenta a absorção de ferro não heme de alimentos como cereais, vegetais e legumes consumidos ao mesmo tempo. A carne e produtos de carne contribuem para 21 % da ingestão de ferro em adultos.

 

Vitamina D

A carne e os produtos à base de carne contribuem para 35% da ingestão de vitamina D nos adolescentes (11-18 anos) e 30% nos adultos (19-64 anos)

 

Vitamina A

Apesar de em pequenas doses, a carne vermelha pode dar uma importante contribuição para a ingestão de micronutrientes que por vezes se encontram em falta nas dietas de alguns grupos populacionais.

 

Vitaminas do Grupo B: B1, B2, B3, B6 e B12

 

Zinco

 

Fósforo

 

Magnésio

* ácidos gordos intramusculares.

Em conclusão, o consumo de carnes vermelhas é benéfico em conjunto com a prática de um estilo de vida saudável.

 

Referências:

McAfee, A. J., McSorley, E. M., Cuskelly, G. J., Moss, B. W., Wallace, J. M. W., Bonham, M. P., & Fearon, A. M. (2010). Red meat consumption: An overview of the risks and benefits. Meat Science, 84(1), 1–13. https://doi.org/10.1016/j.meatsci.2009.08.029

Omaye, A. T., & Omaye, S. T. (2019). Caveats for the Good and Bad of Dietary Red Meat. antioxidants. https://doi.org/10.3390/antiox8110544

PNPAS, P. N. para a P. da A. S. (2020a). Ferro. https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/nutriente/ferro/

PNPAS, P. N. para a P. da A. S. (2020b). Notas sobre alimentação e cancro. https://nutrimento.pt/noticias/notas-sobre-alimentacao-e-cancro/

PNPAS, P. N. para a P. da A. S. (2020c). Roda dos Alimentos. https://alimentacaosaudavel.dgs.pt/roda-dos-alimentos/

Wyness, L. (2015). The role of red meat in the diet: nutrition and health benefits. https://doi.org/10.1017/S0029665115004267