Pré-Cimeira das Nações Unidas sobre os Sistemas Alimentares

Pré-Cimeira das Nações Unidas sobre os Sistemas Alimentares

Preparação da Cimeira das Nações Unidas sobre os Sistemas Alimentares, convocada pela ONU, no âmbito da iniciativa Década de Ação das Nações Unidas que visa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O evento, aberto a todos os que queiram participar, terá um formato híbrido, com uma componente presencial complementada por um vasto programa e plataforma virtuais.

Tem como objetivo garantir que todos tenham a oportunidade de participar, contribuir para a Cimeira que se ocorrerá em setembro próximo.

Programa | Inscrição

Local: Roma-Itália e online


Projeto de decreto-lei que aprova o regime voluntário de rotulagem facultativa de carne e derivados de carne de animais domésticos, ovos para consumo humano e leite Clique aqui


Webinar USSEC/IACA| “Country Meeting Portugal” | 21 de julho de 2021| 14h00| Portugal (GMT+1)

No próximo dia 21 de julho, entre as 14h00 e as 17h00, a USSEC e a IACA vão realizar um Webinar tendo como tema central “O Impacto da COVID-19 nos Mercados”, no qual serão debatidos os seguintes assuntos:

  • Mercados Futuros: Situação atual e perspetivas para a próxima campanha
  • Situação da Indústria da Alimentação Animal em Portugal e na União Europeia
  • Os mercados da avicultura (aves e ovos) e suinicultura em Portugal: situação atual e perspetivas
  • Previsões económicas no pós-COVID

A APIC participará no evento e será representada pela Diretora Executiva, Graça Mariano, que irá abordar o tema - “Perspetivas para os mercados das carnes em Portugal”.


2.º Workshop SANAS “Segurança Alimentar, Nutrição Animal e Sustentabilidade”|IACA| 13 de julho

Em formato webinar, irá realizar-se o 2º Workshop SANAS com a apresentação dos trabalhos deste Projeto: a elaboração de mais dois Manuais (Código de Boas Práticas de Fabrico e Substâncias Indesejáveis), as Fichas Técnicas relativas a matérias-primas importantes para a indústria e um Estudo da CONSULAI na Região do Alentejo, em que para além da caracterização do setor e a sua importância, foi lançado um inquérito para identificar os condicionalismos de adaptação às exigências do Pacto Ecológico Europeu.


O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) abriu um aviso para as agendas mobilizadoras para a inovação empresarial onde o agroalimentar é elegível.

Consulte o aviso do concurso de ideias com os termos do concurso Clique aqui

As empresas associadas poderão candidatar-se em consórcio com centros tecnológicos ou com universidades.

A APIC mantêm-se disponível para prestar o apoio necessário.


I Fórum da Alimentação Animal: Estratégia “Do Prado ao Prato”: Desafios e Oportunidades| 12 de julho

O evento vai realizar-se num formato webinar na manhã do dia 12 de julho.

Inscrições: https://zoom.us/webinar/register/WN_rNHTfdTDReGmPh4O7-CIxg


Programa da Rádio Observador| "Contra-Corrente"| 7 de junho de 2021

O olhar único de José Manuel Fernandes para os principais acontecimentos do dia. Programa aberto à participação dos ouvintes,  na Rádio Observador.

"PAN é ambientalista ou animalista? Gato ou lebre?" - o programa emitido no dia 7 de junho, contou com  a participação da  Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano (encontra esta intervenção ao minuto 31)

Clique aqui


A APIC participou no programa da RTP2 «Faça Chuva Faça Sol» 

A APIC participou no programa da RTP2 «Faça Chuva Faça Sol» respeitante à importância do Bem-estar Animal na produção animal, divulgado no passado dia 5 de junho

Em entrevista, a Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano, salientou o forte controlo que existe na indústria da carne, quer sejam controlos oficiais, quer sejam controlos internos, considerando que este setor, dos vários que produzem alimentos, é sem dúvida, o mais controlado.

Graça Mariano reforçou o intenso suporte legal que se aplica à indústria da carne, sustentado em metodologias robustas, como seja a implementação do plano baseado no HACCP, ferramenta utilizada pela NASA desde 1960, para fornecer alimentos seguros para os astronautas, para as expedições espaciais.

Para a aplicação de todas as medidas técnicas e legais impostas na industria, foram também enaltecidos, pela diretora executiva, os fortes investimentos que a indústria da carne tem feito ao longo do tempo, sempre com o sentido de produzirem não só produtos cárneos seguros, mas também com qualidade.

Foram ainda entrevistados, produtores de animais, médicos veterinários, engenheiros zootécnicos e a autoridade competente, a DGAV, os quais realçaram a importância da observância das Normas de Bem-estar Animal para a obtenção de melhores resultados na produção de alimentos de origem animal. 

Clique aquii


Semana Verde da UE 2021| Poluição Zero| 1 a 4 de junho

A Semana Verde da UE 2021 Poluição Zero ocorrerá virtualmente na semana de 31 de maio. Os eventos serão dedicados à “ambição de poluição zero”. Também serão analisadas outras iniciativas europeias relevantes sobre o Acordo Verde, como as iniciativas climáticas, a futura Estratégia para os Produtos Químicos, bem como iniciativas nos campos da energia, indústria, mobilidade, agricultura, pescas, saúde e biodiversidade.

As conferências incidirão em quatro subtópicos: Saúde, Biodiversidade e Ecossistemas, Produção e Consumo e Permitir a mudança na UE e fora da UE. O programa está disponível aqui e o link de inscrição aqui


I Congresso Nacional da Caprinicultura – A implantação territorial da caprinicultura. Os produtos e a gestão dos recursos naturais |26 a 29 de maio de 2021|17h - 20h

O congresso é organizado pelo organizado pelo Centro de Competências de Caprinicultura (CCC) que tem como missão promover o desenvolvimento e sustentabilidade da fileira da caprinicultura em Portugal.


Portuguese Meat apresenta plano de ação para aumentar exportações de carne de raças autóctones|24 de Maio, pelas 11 horas, na Sala de Conferências do Mira Center

Portuguese Meat, assim se chama o novo projeto conjunto de internacionalização liderado pela Federação Nacional das Associações de Raças Autóctones (FERA. O Portuguese Meat é um projeto co-financiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização – Projetos Conjuntos – Internacionalização das PME, e tem como objetivo a promoção internacional e o aumento das exportações de carne de raças autóctones portuguesas das espécies bovina, caprina, ovina e suína.


Formação| Food Safety Culture 22 junho || 3ª EDIÇÃO

Decorrerá no dia 22 de junho| 09h00-13h00| Via Plataforma Teams


webinar “Futuro da Alimentação – perspetivas, tendências, caminhos”| 20 de maio, entre as 9h30 e as 11h00

Este evento digital conta com a participação de Randy Jagt, Partner de Consumer Business and Retail na Deloitte Holanda. O futuro da alimentação será debatido também nas perspetivas da nutrição e saúde, produção agrícola, indústria e retalho com Alexandra Bento (Bastonária da Ordem dos Nutricionistas), Gonçalo Lobo Xavier (Diretor-Geral da APED), Luís Mira, (Secretário-Geral da CAP) e Pedro Queiroz (Diretor-Geral da FIPA).


Programa de Formação|Projeto AHFES|Conhecer o consumidor e compreender o mercado|11 de maio de 2021
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA, I.P), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), em parceria com a InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, irá realizar, dia 11 de maio, o Programa de Formação “Conhecer o consumidor e compreender o mercado”. Poderá encontrar mais informações sobre esta iniciativa na Plataforma INSAForma+


6 e 7 de maio| EFSA promove o colóquio sobre Microplásticos e nanoplásticos

A European Food Safety Authority-EFSA promove o colóquio «Microplastics and nanoplastics in Food», para que todos os interessados neste problema emergente possam acompanhar as discussões. Informação disponível no vídeo


Mundo Rural une-se em manifesto “Por uma alimentação consciente em Portugal” clique aqui

Signatários da iniciativa:

ANEB, ANIL, ANIPLA, ANSEME, APED, APEZ, APIC, APIFVET, CAP, CIP/FIPA, CONFAFRI/FENAPECUARIA, FILPORC, FPAS, IACA, OMV, PLATAFORMA SOCIEDADE ANIMAIS


Webinar| Agenda Estratégica de Pesquisa e Inovação da AFT|20 de maio| 14:00 às 15:30 CET

Lançamento da Agenda Estratégica de Pesquisa e Inovação para um setor pecuário sustentável na Europa

Gratuito,  inscrição é obrigatória


Conferência|O IMPACTO DA NORMALIZAÇÃO NA RECUPERAÇÃO ECONÓMICA EUROPEIA| 11 de maio|8:30 às 12:30

No âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, o Instituto Português da Qualidade vai realizar  uma Conferência subordinada ao tema: “O Impacto da Normalização na recuperação económica europeia”. Com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e do Comissário para o Mercado Interno, Thierry Breton, este evento virtual tem por objetivo promover o debate sobre a importância da normalização enquanto instrumento de estratégia industrial, quer para melhorar o funcionamento do mercado interno, quer para promover a projeção das normas europeias nos mercados globais, com notória vantagem para a competitividade europeia.PROGRAMA Inscrições AQUI até ao dia 07 de maio de 2021.


APIC| Formação /partilha de informação (Online)| Critérios Microbiológicos: Regulamento 2073/2005 e outras alterações| 20 de maio de 2021 pelas 10h

A APIC convida os Associados  a participar na sessão de partilha de informação - "Critérios Microbiológicos: Regulamento 2073/2005 e outras alterações",  que decorrerá no dia 20 de maio e objetiva contribuir para o esclarecimento de dúvidas relativas a esta matéria. Estamos a contar com a presença de um Técnico da Divisão de Alimentação e Veterinária (DAV)  pelo que em breve, apresentaremos o programa definitivo.


Formação em Segurança dos Alimentos e Hortas Urbanas | 14 de abril| 15h-17h 

A Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano, foi convidada a ministrar uma formação, em conjunto com a Diretora de Serviços de Segurança Alimentar da DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária), em segurança dos alimentos e hortas urbanas, com o objetivo de desmistificar algumas questões relacionadas com a utilização de hortícolas de produção própria na confeção das refeições.  

A formação em formato online é direcionada aos parceiros da Lipor  (Hotelaria, Restauração e Cantinas da área da Lipor) e outros interessados.


Webinar – Valorização dos Produtos dos Pequenos Ruminantes do Alentejo| 23 abril de 2021| 10h30

Inscrição gratuita e obrigatória.


Formação - “materiais em contacto com alimentos” - 14 de abril
A FIPA e a AINIA promovem uma sessão de formação técnica online, dedicada ao tema “materiais em contacto com alimentos” -  dia 14 de abril, entre as 9h30 e as 17h00.


Feira Nacional da Agricultura (FNA 21) decorre entre 9 e 13 de junho em Santarém

O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, anuncia a realização da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo – FNA 21 – em formato físico reduzido de 5 dias, entre 9 e 13 de junho, em Santarém.


Webinar “Combate ao Desperdício Alimentar | Da Investigação à Indústria" | 7 de abril pelas 14h30

O IAPMEI, entidade que integra a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), no âmbito de uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, organizou o Webinar " Combate ao Desperdício Alimentar | Da Investigação à Indústria ".

O evento tem como objetivo sensibilizar as empresas e as entidades da envolvente empresarial para a adoção de práticas e processos de produção que contribuem para a redução do desperdício alimentar.


′′ Os 9 paradoxos da estratégia do Prado ao Prato"

Um apelo para participar ativamente no atual desafio de sustentabilidade para desenvolver e implementar uma estratégia eficaz e adequada de Farm to Fork para a Europa. Saiba mais em:

 https://www.youtube.com/watch?v=bezNJ3e9D3A


EVENTO DE ENCERRAMENTO PROJETO ECOTERMIP

ECOEFICIÊNCIA DOS PROCESSOS TÉRMICOS INDUSTRIAIS

30 março 2021 | 11:00 | Livestream

O ISQ e o INEGI convidam a participar no Evento de Encerramento do projeto EcoTermIP, em formato webinar através da plataforma Microsoft Teams. Neste webinar pretende-se fazer o balanço final do projeto (www.ecotermip.pt), analisando os seus principais resultados e promovendo o diálogo com stakeholders dos setores industriais alvo do projeto, representados através das respetivas associações empresariais, sobre os desafios e oportunidades no caminho da descarbonização. Este evento tem como objetivo captar a atenção da indústria portuguesa para os resultados do projeto, promovendo a adoção de boas práticas, metodologias e tecnologias para promoção da ecoeficiência dos processos térmicos industriais, através da racionalização do consumo de energia térmica, da utilização de fontes de energia renovável para fornecimento direto de energia térmica a processos produtivos, da recuperação de calor residual e otimização da gestão da energia.

A APIC foi convidada a participar e a palestrante será a Drª Graça Mariano, Diretora Executiva da APIC.

A participação é gratuita, mediante inscrição.

Público-alvo: Engenheiros, responsáveis de energia, gestão, manutenção industrial, estudantes.


Webinar| 30 de março | 11h00 - 12h00

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa organiza o webinar em colaboração com a Mazars. No âmbito deste webinar, será feita uma reflexão relativamente aos fatores críticos de desenvolvimento de um negócio, como sobreviver e como continuar a ser bem sucedido em contextos tão disruptivos como o atual, e como o Reshape Assessment Tool, ferramenta lançada pela Mazars,  poderá ajudar nesse sentido.


EIT Food Government Executive Academy| Edição 2021

O EIT Food GEA será on-line entre junho e novembro de 2021 e reunirá representantes do setor público de países do Centro-Oriente e do Sul da Europa (incluindo representantes de universidades públicas e institutos públicos de pesquisa) com especialistas que atuam no campo das inovações agroalimentares da indústria e instituições europeias.

Saiba mais em: http://timo.wz.uw.edu.pl/gea/

O prazo de inscrição: 9 de abril de 2021.


Webinar |Os 9 paradoxos de Farm to Fork| 25 março| 10 horas, hora de Portugal

A estratégia Farm to Fork da UE é altamente ambiciosa, mas o setor pecuário da Europa teme não seja levado em consideração as suas tradições agrícolas e o enorme progresso já alcançado. Os criadores de gado da UE são atores comprometidos com a mudança para uma maior sustentabilidade, mas acreditam que a abordagem Farm to Fork se baseia em preconceitos errôneos.


Empowering the circular bioeconomy through the EU Green Deal |17 de março de 2021

O Plano de Ação da Economia Circular 2020 (CEAP) é uma das principais vertentes do Acordo Verde Europeu, a nova agenda da Europa para o crescimento sustentável. Inclui iniciativas ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e visa tornar os produtos sustentáveis ​​a norma na UE.


Conferência on-line| Política comercial da UE - Quais são as ambições para o comércio agroalimentar da UE? | 10 de março de 2021

A APIC foi convidada a fazer uma apresentação sobre: “Perspective of the meat industry and trade” no painel com o título: “A Trade policy that promotes sustainable agriculture systems”.

Conheça a apresentação da Drª Graça Mariano, Diretora Executiva da APIC:


Ciclo de Conversas Circulares em Tempos de PandemiaEstas sessões têm como objetivo mobilizar a sociedade em prol de uma economia mais circular e colaborativa rumo à sustentabilidade do planeta.

Conheça as sessões:

11 de março – Barreiras e oportunidades na economia circular

18 de março – Indústria circular: o setor têxtil e o agroalimentar

25 de março – Cidades circulares: o papel dos municípios e dos cidadãos na economia circular

1 de abril – A tecnologia na economia circular e o papel das entidades sociais

8 de abril – A transição para a economia circular e os seus impactos. Que futuro?

A Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano, será a moderadora na sessão que decorrerá no dia 8 de abril - A transição para a economia circular e os seus impactos. Que futuro?


Webinar DEFRA | Importação de Produtos de Origem Animal (POAO) da UE para GB | 1 de março pelas 14 horas

O webinar  decorreu no Zoom Meetings. Mais informações em:https://www.eventbrite.co.uk/e/importing-products-of-animal-origin-poao-from-eu-to-gb-composites-tickets-139408341101


Conferência on-line| Política comercial da UE - Quais são as ambições para o comércio agroalimentar da UE? |10 de março de 2021| 9h15 - 12h30
A CELCAA organizou uma conferência on-line sobre a "Política comercial da UE - Quais ambições para o comércio agroalimentar da UE". O objetivo desta conferência foi refletir sobre as futuras políticas comerciais e agrícolas da UE e as perspetivas para o comércio agroalimentar, em um momento em que a União Europeia assume a liderança com a Estratégia “do Prado ao Prato”. A UECBV foi palestrante no evento e está representada pela Drª Graça Mariano, Diretora Executiva da APIC, membro do PT da UECBV. A Drª Graça Mariano foi a única palestrante do setor da indústria.  A APIC foi convidada a fazer uma apresentação sobre: “Perspective of the meat industry and trade” no painel com o título: “A Trade policy that promotes sustainable agriculture systems”.


APIC |Ação de formação/partilha de informação (online)

A APIC  organizou, no dia 25 de fevereiro de 2021, uma ação de formação/partilha de informação (online) sobre o tema - HACCP e Aditivos Alimentares.