Formação| Food Safety Culture 22 junho || 3ª EDIÇÃO

Decorrerá no dia 22 de junho| 09h00-13h00| Via Plataforma Teams


webinar “Futuro da Alimentação – perspetivas, tendências, caminhos”| 20 de maio, entre as 9h30 e as 11h00

Este evento digital conta com a participação de Randy Jagt, Partner de Consumer Business and Retail na Deloitte Holanda. O futuro da alimentação será debatido também nas perspetivas da nutrição e saúde, produção agrícola, indústria e retalho com Alexandra Bento (Bastonária da Ordem dos Nutricionistas), Gonçalo Lobo Xavier (Diretor-Geral da APED), Luís Mira, (Secretário-Geral da CAP) e Pedro Queiroz (Diretor-Geral da FIPA).


Programa de Formação|Projeto AHFES|Conhecer o consumidor e compreender o mercado|11 de maio de 2021
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I.P. (INSA, I.P), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição (DAN), em parceria com a InovCluster - Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, irá realizar, dia 11 de maio, o Programa de Formação “Conhecer o consumidor e compreender o mercado”. Poderá encontrar mais informações sobre esta iniciativa na Plataforma INSAForma+


6 e 7 de maio| EFSA promove o colóquio sobre Microplásticos e nanoplásticos

A European Food Safety Authority-EFSA promove o colóquio «Microplastics and nanoplastics in Food», para que todos os interessados neste problema emergente possam acompanhar as discussões. Informação disponível no vídeo


Mundo Rural une-se em manifesto “Por uma alimentação consciente em Portugal” clique aqui

Signatários da iniciativa:

ANEB, ANIL, ANIPLA, ANSEME, APED, APEZ, APIC, APIFVET, CAP, CIP/FIPA, CONFAFRI/FENAPECUARIA, FILPORC, FPAS, IACA, OMV, PLATAFORMA SOCIEDADE ANIMAIS


Webinar| Agenda Estratégica de Pesquisa e Inovação da AFT|20 de maio| 14:00 às 15:30 CET

Lançamento da Agenda Estratégica de Pesquisa e Inovação para um setor pecuário sustentável na Europa

Gratuito,  inscrição é obrigatória


Conferência|O IMPACTO DA NORMALIZAÇÃO NA RECUPERAÇÃO ECONÓMICA EUROPEIA| 11 de maio|8:30 às 12:30

No âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia, o Instituto Português da Qualidade vai realizar  uma Conferência subordinada ao tema: “O Impacto da Normalização na recuperação económica europeia”. Com a presença do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira e do Comissário para o Mercado Interno, Thierry Breton, este evento virtual tem por objetivo promover o debate sobre a importância da normalização enquanto instrumento de estratégia industrial, quer para melhorar o funcionamento do mercado interno, quer para promover a projeção das normas europeias nos mercados globais, com notória vantagem para a competitividade europeia.PROGRAMA Inscrições AQUI até ao dia 07 de maio de 2021.


APIC| Formação /partilha de informação (Online)| Critérios Microbiológicos: Regulamento 2073/2005 e outras alterações| 20 de maio de 2021 pelas 10h

A APIC convida os Associados  a participar na sessão de partilha de informação - "Critérios Microbiológicos: Regulamento 2073/2005 e outras alterações",  que decorrerá no dia 20 de maio e objetiva contribuir para o esclarecimento de dúvidas relativas a esta matéria. Estamos a contar com a presença de um Técnico da Divisão de Alimentação e Veterinária (DAV)  pelo que em breve, apresentaremos o programa definitivo.


Formação em Segurança dos Alimentos e Hortas Urbanas | 14 de abril| 15h-17h 

A Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano, foi convidada a ministrar uma formação, em conjunto com a Diretora de Serviços de Segurança Alimentar da DGAV (Direção-Geral de Alimentação e Veterinária), em segurança dos alimentos e hortas urbanas, com o objetivo de desmistificar algumas questões relacionadas com a utilização de hortícolas de produção própria na confeção das refeições.  

A formação em formato online é direcionada aos parceiros da Lipor  (Hotelaria, Restauração e Cantinas da área da Lipor) e outros interessados.


Webinar – Valorização dos Produtos dos Pequenos Ruminantes do Alentejo| 23 abril de 2021| 10h30

Inscrição gratuita e obrigatória.


Formação - “materiais em contacto com alimentos” - 14 de abril
A FIPA e a AINIA promovem uma sessão de formação técnica online, dedicada ao tema “materiais em contacto com alimentos” -  dia 14 de abril, entre as 9h30 e as 17h00.


Feira Nacional da Agricultura (FNA 21) decorre entre 9 e 13 de junho em Santarém

O CNEMA – Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas, anuncia a realização da Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo – FNA 21 – em formato físico reduzido de 5 dias, entre 9 e 13 de junho, em Santarém.


Webinar “Combate ao Desperdício Alimentar | Da Investigação à Indústria" | 7 de abril pelas 14h30

O IAPMEI, entidade que integra a Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA), no âmbito de uma parceria com o Instituto Politécnico de Bragança, organizou o Webinar " Combate ao Desperdício Alimentar | Da Investigação à Indústria ".

O evento tem como objetivo sensibilizar as empresas e as entidades da envolvente empresarial para a adoção de práticas e processos de produção que contribuem para a redução do desperdício alimentar.


′′ Os 9 paradoxos da estratégia do Prado ao Prato"

Um apelo para participar ativamente no atual desafio de sustentabilidade para desenvolver e implementar uma estratégia eficaz e adequada de Farm to Fork para a Europa. Saiba mais em:

 https://www.youtube.com/watch?v=bezNJ3e9D3A


EVENTO DE ENCERRAMENTO PROJETO ECOTERMIP

ECOEFICIÊNCIA DOS PROCESSOS TÉRMICOS INDUSTRIAIS

30 março 2021 | 11:00 | Livestream

O ISQ e o INEGI convidam a participar no Evento de Encerramento do projeto EcoTermIP, em formato webinar através da plataforma Microsoft Teams. Neste webinar pretende-se fazer o balanço final do projeto (www.ecotermip.pt), analisando os seus principais resultados e promovendo o diálogo com stakeholders dos setores industriais alvo do projeto, representados através das respetivas associações empresariais, sobre os desafios e oportunidades no caminho da descarbonização. Este evento tem como objetivo captar a atenção da indústria portuguesa para os resultados do projeto, promovendo a adoção de boas práticas, metodologias e tecnologias para promoção da ecoeficiência dos processos térmicos industriais, através da racionalização do consumo de energia térmica, da utilização de fontes de energia renovável para fornecimento direto de energia térmica a processos produtivos, da recuperação de calor residual e otimização da gestão da energia.

A APIC foi convidada a participar e a palestrante será a Drª Graça Mariano, Diretora Executiva da APIC.

A participação é gratuita, mediante inscrição.

Público-alvo: Engenheiros, responsáveis de energia, gestão, manutenção industrial, estudantes.


Webinar| 30 de março | 11h00 - 12h00

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa organiza o webinar em colaboração com a Mazars. No âmbito deste webinar, será feita uma reflexão relativamente aos fatores críticos de desenvolvimento de um negócio, como sobreviver e como continuar a ser bem sucedido em contextos tão disruptivos como o atual, e como o Reshape Assessment Tool, ferramenta lançada pela Mazars,  poderá ajudar nesse sentido.


EIT Food Government Executive Academy| Edição 2021

O EIT Food GEA será on-line entre junho e novembro de 2021 e reunirá representantes do setor público de países do Centro-Oriente e do Sul da Europa (incluindo representantes de universidades públicas e institutos públicos de pesquisa) com especialistas que atuam no campo das inovações agroalimentares da indústria e instituições europeias.

Saiba mais em: http://timo.wz.uw.edu.pl/gea/

O prazo de inscrição: 9 de abril de 2021.


Webinar |Os 9 paradoxos de Farm to Fork| 25 março| 10 horas, hora de Portugal

A estratégia Farm to Fork da UE é altamente ambiciosa, mas o setor pecuário da Europa teme não seja levado em consideração as suas tradições agrícolas e o enorme progresso já alcançado. Os criadores de gado da UE são atores comprometidos com a mudança para uma maior sustentabilidade, mas acreditam que a abordagem Farm to Fork se baseia em preconceitos errôneos.


Empowering the circular bioeconomy through the EU Green Deal |17 de março de 2021

O Plano de Ação da Economia Circular 2020 (CEAP) é uma das principais vertentes do Acordo Verde Europeu, a nova agenda da Europa para o crescimento sustentável. Inclui iniciativas ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e visa tornar os produtos sustentáveis ​​a norma na UE.


Conferência on-line| Política comercial da UE - Quais são as ambições para o comércio agroalimentar da UE? | 10 de março de 2021

A APIC foi convidada a fazer uma apresentação sobre: “Perspective of the meat industry and trade” no painel com o título: “A Trade policy that promotes sustainable agriculture systems”.

Conheça a apresentação da Drª Graça Mariano, Diretora Executiva da APIC:


Ciclo de Conversas Circulares em Tempos de PandemiaEstas sessões têm como objetivo mobilizar a sociedade em prol de uma economia mais circular e colaborativa rumo à sustentabilidade do planeta.

Conheça as sessões:

11 de março – Barreiras e oportunidades na economia circular

18 de março – Indústria circular: o setor têxtil e o agroalimentar

25 de março – Cidades circulares: o papel dos municípios e dos cidadãos na economia circular

1 de abril – A tecnologia na economia circular e o papel das entidades sociais

8 de abril – A transição para a economia circular e os seus impactos. Que futuro?

A Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano, será a moderadora na sessão que decorrerá no dia 8 de abril - A transição para a economia circular e os seus impactos. Que futuro?


Webinar DEFRA | Importação de Produtos de Origem Animal (POAO) da UE para GB | 1 de março pelas 14 horas

O webinar  decorreu no Zoom Meetings. Mais informações em:https://www.eventbrite.co.uk/e/importing-products-of-animal-origin-poao-from-eu-to-gb-composites-tickets-139408341101


Conferência on-line| Política comercial da UE - Quais são as ambições para o comércio agroalimentar da UE? |10 de março de 2021| 9h15 - 12h30
A CELCAA organizou uma conferência on-line sobre a "Política comercial da UE - Quais ambições para o comércio agroalimentar da UE". O objetivo desta conferência foi refletir sobre as futuras políticas comerciais e agrícolas da UE e as perspetivas para o comércio agroalimentar, em um momento em que a União Europeia assume a liderança com a Estratégia “do Prado ao Prato”. A UECBV foi palestrante no evento e está representada pela Drª Graça Mariano, Diretora Executiva da APIC, membro do PT da UECBV. A Drª Graça Mariano foi a única palestrante do setor da indústria.  A APIC foi convidada a fazer uma apresentação sobre: “Perspective of the meat industry and trade” no painel com o título: “A Trade policy that promotes sustainable agriculture systems”.


APIC |Ação de formação/partilha de informação (online)

A APIC  organizou, no dia 25 de fevereiro de 2021, uma ação de formação/partilha de informação (online) sobre o tema - HACCP e Aditivos Alimentares.