Parlamento Europeu adopta relatório sobre o plano de luta contra o cancro
No passado dia 16 de Fevereiro de 2022, o Parlamento Europeu votou a favor do seu relatório de iniciativa intitulado "Reforçar a Europa na luta contra o cancro". O relatório foi preparado pela Comissão Especial do Parlamento Europeu para a Luta contra o Cancro (BECA) e apresenta as recomendações e acções do Parlamento para combater a doença. O relatório foi aprovado com 652 votos a favor, 15 contra e 27 abstenções.
Durante a votação em plenário não foram adotadas alterações importantes.
O relatório:
- Enfatiza o papel de uma dieta saudável na prevenção e limitação da incidência e da recorrência do cancro;
- Ressalta que os riscos individuais de cancro, podem ser reduzidos pelo aumento do consumo de plantas produzidas de forma sustentável e alimentos à base de plantas, como frutas e vegetais frescos, grãos integrais e leguminosas;
- Enfatiza a necessidade de abordar o consumo excessivo de carne e produtos ultraprocessados, e produtos ricos em açúcares, sal e gorduras; (por isso existe a roda dos alimentos com as proporções dos alimentos que devem ser consumidos)
- Saúda a próxima revisão do regime escolar de frutas, hortaliças e leite escolares da UE e da política da UE sobre a promoção de produtos agrícolas;
- Solicita à Comissão e aos Estados-Membros que incentivem e ajudem os consumidores a fazer escolhas informadas, saudáveis e sustentáveis sobre os produtos alimentícios, por meio da adoção de um rótulo nutricional obrigatório e harmonizado da UE que seja desenvolvido com base em evidências científicas robustas e independentes.
O relatório do Parlamento é uma resposta ao Plano de Combate ao Cancro da Comissão Europeia , publicado em 3 de Fevereiro de 2021. É a principal iniciativa política da Comissão para ajudar a Europa a responder melhor ao cancro.