Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

 

PONTOS-CHAVE DECORRENTES  SOBRE "NUTRISCORE"  

O texto abaixo resulta da preocupação que, de uma maneira geral, está a haver com a metodologia NUTRISCORE que a Comissão quer implementar em termos de rotulagem na frente da embalagem, um dos objetivos da estratégia Farm to fork.

Sobre esta ferramenta NUTRISCORE, se precisar de relembrar, leia pf o texto anexo.

De facto, estão a ser discutidas em vários fóruns as desvantagem do Nutriscore.

A reunião que relatamos abaixo, intitulada de "Empoderando os consumidores: FoP* rotulando a reforma: saúde, conhecimento, liberdades" foi organizada pelo Deputado espanhol Jordi Cañas da Renovar Europa & organizado pela Competere, um instituto de política que se concentra em desenvolvimento sustentável, com escritórios em Roma, Milão & Bruxelas, o partido político liberal espanhol Ciudadanos (Cidadãos) e o grupo Renovar Europa.

Durante sua apresentação, o professor Michele Carruba, da Universidade de Milão, sugeriu que o sistema poderia tender a diminuir os benefícios da "dieta mais saudável de todas", a dieta mediterrânea, sugerindo que um sistema italiano mais detalhado chamado Nutriform forneceu informações mais úteis.

"Não existe comida ruim", disse ele. "Há boa dieta e má dieta."

Era necessário considerar quanto de qualquer alimento em particular uma pessoa estava comendo. Ele estava preocupado com a falha da NutriScore em atender às necessidades de condições particulares, como diabetes.

O professor Ramon Estruch, da Universidade de Barcelona, ressaltou a necessidade de "nutrição personalizada", apontando que por causa de "certos genes.... levamos comida de maneiras diferentes." Ele deu como exemplo as diferentes respostas dos indivíduos ao café. Ele também elogiou o efeito da dieta mediterrânica, observando que estudos mostraram que ela reduzia a mortalidade de, por exemplo, doenças cardiovasculares. Ler mais aqui.

 

 

 

 

 

Website

Facebook / Instagram
 

O MAPA (Movimento Ambiente e Produção Alimentar) é composto por mais de trinta entidades ligadas aos setores da produção agrícola, da criação de animais de consumo, da produção e distribuição agroalimentar.

Um grupo abrangente, que pretende, numa só voz, construir de forma positiva mensagens verdadeiramente esclarecedoras, que ajudem a clarificar ideias pré-concebidas sobre o mundo rural e sobre o seu papel na manutenção, preservação e equilíbrio da natureza, do bem-estar animal e da felicidade na vida quotidiana das pessoas.

 

 

 

  

A FILPORC é a Organização Interprofissional da Fileira da Carne de Porco, representando a produção, transformação e comercialização da carne de porco em Portugal. A APIC, Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes, é uma das suas associadas.

Só com elevados padrões de bem-estar animal se consegue assegurar uma boa sanidade animal na exploração.

Só com elevados padrões de bem-estar animal, se consegue uma carne de qualidade e segura!

Consultar aqui

Formulário aqui

 

    

Consultas Públicas/Petições

 


https://apicarnes.pt/images/conulta_publica_1.jpg

 Clique Aqui

Perguntas ao Parlamento Europeu

 

 

 

 Clique Aqui