Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

 

O/REF: UECBV-IM-15113

RE: Rotulagem COOL/Origin labelling of meat as an ingredient -Impact assessment- COM Workshop em 9 de Março - Chamada para contribuição + perito até 4 de Março de 2022

No âmbito das consultas públicas relativas ao FIC/Regulamento (UE) n.º 1169/2011 sobre o fornecimento de informação alimentar aos consumidores (FIC) - ver último correio 15103 AQUI, a Consultoria responsável pela avaliação do impacto em nome da Comissão da UE organizará um seminário dedicado à rotulagem da origem da carne como ingrediente.

O seminário terá lugar no dia 9 de Março das 10 às 12h00.

As partes interessadas são convidadas a fornecer feedback técnico sobre os potenciais impactos económicos que as revisões políticas propostas à regulamentação existente em matéria de rotulagem de origem podem gerar na nossa indústria. Por exemplo, impactos nos custos operacionais e na condução dos negócios, na competitividade e no comércio, ou no desenvolvimento tecnológico.

  1. Por favor, fornecer qualquer feedback útil até 4 de Março de 2022 para que possamos coordenar a contribuição da UECBV.
  2. Só está disponível um lugar por organização. No caso de ter um perito pronto a representar a UECBV, por favor informe-nos o mais cedo possível.

Background:

A iniciativa de rotulagem da origem explora a possibilidade de alargar as indicações de origem obrigatórias a certos produtos. São propostas quatro opções, definindo a escala geográfica em que a origem deve ser indicada (isto já é aplicável a alguns alimentos/ ingredientes alimentares primários nas regras comunitárias existentes). As opções políticas propostas centram-se em diferentes categorias de produtos, incluindo a carne utilizada como ingrediente. A origem para estes produtos seria definida no local de nascimento, local de criação e/ou local de abate.

As opções políticas e as modalidades de origem são:

- Opção 1: Indicar a origem obrigatória a nível da UE/não EU.

- Opção 2: Indicar a origem obrigatória a nível nacional (Estado Membro ou país terceiro).

- Opção 3: Indicar a origem obrigatória a nível regional. A região é definida como qualquer outra zona geográfica dentro de um Estado-Membro, de um país terceiro ou de vários países, que seja bem compreendida pelos consumidores normalmente informados ou definida ao abrigo do direito internacional público.

- Opção 4: Uma mistura de elementos das três opções anteriores

Somos convidados a dar parecer sobre os tipos de impactos económicos que podem ocorrer devido às diferentes opções políticas de mudança propostas.

O assunto estará na agenda da próxima reunião do MIS a 23 de Fevereiro (ver mailing 15106 AQUI).

 

 

 

 

Website

Facebook / Instagram
 

O MAPA (Movimento Ambiente e Produção Alimentar) é composto por mais de trinta entidades ligadas aos setores da produção agrícola, da criação de animais de consumo, da produção e distribuição agroalimentar.

Um grupo abrangente, que pretende, numa só voz, construir de forma positiva mensagens verdadeiramente esclarecedoras, que ajudem a clarificar ideias pré-concebidas sobre o mundo rural e sobre o seu papel na manutenção, preservação e equilíbrio da natureza, do bem-estar animal e da felicidade na vida quotidiana das pessoas.

 

 

 

  

A FILPORC é a Organização Interprofissional da Fileira da Carne de Porco, representando a produção, transformação e comercialização da carne de porco em Portugal. A APIC, Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes, é uma das suas associadas.

Só com elevados padrões de bem-estar animal se consegue assegurar uma boa sanidade animal na exploração.

Só com elevados padrões de bem-estar animal, se consegue uma carne de qualidade e segura!

Consultar aqui

Formulário aqui

 

    

Consultas Públicas/Petições

 


https://apicarnes.pt/images/conulta_publica_1.jpg

 Clique Aqui

Perguntas ao Parlamento Europeu

 

 

 

 Clique Aqui