Duas empresas, através do denominado Manual do Peregrino, resolveram sugerir penitências para os jovens que visitam Lisboa por ocasião das Jornadas Mundiais da Juventude (JMJ). A ideia é a dos jovens compensarem de alguma maneira a pegada de carbono da viagem e estadia em Lisboa, respondendo assim ao repetido apelo do Papa Francisco para que cuidemos melhor do nosso planeta… da Casa Comum.
A Ordem dos Médicos Veterinários (OMV) comunga das preocupações do Santo Padre e, como ele, exorta a que as atividades humanas se orientem por princípios de sustentabilidade.
No entanto, a OMV não pode deixar de criticar o aproveitamento indevido das palavras do Papa Francisco e da boa-vontade aliada a alguma ingenuidade dos jovens peregrinos, ao propor penitências que não só não têm fundamento científico como podem resultar em prejuízo para a saúde dos jovens e ter mesmo o efeito contrário às intenções do Papa. Esse aproveitamento é feito através da recomendação inscrita no Manual dos Peregrinos de que “os jovens se tornem vegetarianos durante um ano como forma de compensarem as emissões de carbono resultantes da sua deslocação em avião ao nosso país”.
Ler comunicado completo aqui.