Vinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.xVinaora Nivo Slider 3.x

 

O setor da pecuária não se limita a produzir proteínas de alta qualidade para consumo humano. Um aspeto frequentemente negligenciado da produção animal é o fornecimento de matérias-primas importantes para sectores e produtos fora da produção alimentar. Um exemplo é a mucosa de suínos, que é utilizada para produzir heparina para uso médico. Na Lista Modelo de Medicamentos Essenciais da OMS, a heparina é um anticoagulante no tratamento e prevenção de tromboses. Devido à crescente procura mundial deste medicamento e à redução da produção pecuária em algumas regiões, por exemplo, na Europa, a escassez regional de matérias-primas para a produção de heparina pode tornar-se um desafio.

A contribuição da produção animal para além da produção alimentar

A produção pecuária é sobretudo vista num contexto de produção alimentar. No entanto, a importância e a contribuição do sector pecuário vão muito além do fornecimento de proteínas de alta qualidade a preços acessíveis e da segurança alimentar. De facto, partes de um porco e vários resíduos são utilizados em mais de 180 produtos muito diversos, incluindo medicamentos, cosméticos, pilhas, biogás, material de isolamento, cimento, sabão, etc... Ler mais aqui.

 

 

 

 

Website

Facebook / Instagram
 

O MAPA (Movimento Ambiente e Produção Alimentar) é composto por mais de trinta entidades ligadas aos setores da produção agrícola, da criação de animais de consumo, da produção e distribuição agroalimentar.

Um grupo abrangente, que pretende, numa só voz, construir de forma positiva mensagens verdadeiramente esclarecedoras, que ajudem a clarificar ideias pré-concebidas sobre o mundo rural e sobre o seu papel na manutenção, preservação e equilíbrio da natureza, do bem-estar animal e da felicidade na vida quotidiana das pessoas.

 

 

 

  

A FILPORC é a Organização Interprofissional da Fileira da Carne de Porco, representando a produção, transformação e comercialização da carne de porco em Portugal. A APIC, Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes, é uma das suas associadas.

Só com elevados padrões de bem-estar animal se consegue assegurar uma boa sanidade animal na exploração.

Só com elevados padrões de bem-estar animal, se consegue uma carne de qualidade e segura!

Consultar aqui

Formulário aqui

 

    

Consultas Públicas/Petições

 


https://apicarnes.pt/images/conulta_publica_1.jpg

 Clique Aqui

Perguntas ao Parlamento Europeu

 

 

 

 Clique Aqui