Será que comer carne tornou-se injustamente demonizado como mau para a sua saúde?

Esta é a questão que uma equipa global e multidisciplinar de investigadores tem vindo a estudar e os resultados são que comer carne ainda oferece benefícios importantes para a saúde humana em geral e para a esperança de vida.

Autor de estudo, investigador da Universidade de Adelaide em biomedicina Dr. Wenpeng You, diz que os humanos evoluíram e prosperaram ao longo de milhões de anos devido ao seu consumo significativo de carne. 

"Queríamos olhar mais de perto para a investigação que lançou um olhar negativo sobre o consumo de carne na dieta humana", diz o Dr. You.

"Olhar apenas para correlações do consumo de carne com a saúde ou esperança de vida das pessoas dentro de um determinado grupo, e ou, uma determinada região ou país, pode levar a conclusões complexas e enganosas. A nossa equipa analisou amplamente as correlações entre o consumo de carne e a esperança de vida, e a mortalidade infantil, a nível global e regional, minimizando o preconceito do estudo, e tornando a nossa conclusão mais representativa dos efeitos gerais do consumo de carne na saúde".

Publicado no International Journal of General Medicine, o estudo examinou os efeitos globais na saúde do consumo total de carne em mais de 170 países em todo o mundo.

Os investigadores descobriram que o consumo de energia das culturas de hidratos de carbono (grãos e tubérculos) não leva a uma maior esperança de vida, e que o consumo total de carne está correlacionado com uma maior esperança de vida, independentemente dos efeitos concorrentes do consumo total de calorias, afluência económica, vantagens urbanas, e obesidade.

Ler mais aqui