APIC Info Semanal 11

APIC Info Semanal 11

 

APIC| INFO| Semanal Nº11  de 26-03-2021



 


 COTAÇÕES

  Mercado Nacional - Semana 11/2021

  Bolsa do Bovino - clique aqui

  Cotação de Suínosclique aqui

  Cotação de Bovinos - clique aqui

  Mercado Nacional - Semana 12/2021
  Bolsa do Porco - Sessão - clique
aqui

                      - Peças - clique aqui

Mercados Regionais - clique aqui

 

  Mercado Espanhol - Semana 12/2021

Bolsa de Madrid - clique aqui

Bolsa de Barcelona - clique aqui

Bolsa Mercolleida - clique aqui
Comentário Mercolleida -clique
aqui

Bolsa Segovia e Mercolerida -clique aqui
Comentário Binéfar - clique
aqui
Comentário Cereais - clique
aqui

 


  Mercados Europeus - Semana 12/2021

   clique aqui

  Preços da carne de porco (peças)

   clique aqui


 

LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE

 


 

 

Condições especiais de importação da UE para os géneros alimentícios de origem animal

A CE publicou uma página dedicada às condições especiais de importação da UE para os géneros alimentícios de origem animal.

https://ec.europa.eu/food/safety/international_affairs/trade/special-eu-import-conditions-composite-products_en

A compilação de Perguntas e Respostas pode ser encontrada aqui:

https://ec.europa.eu/food/sites/food/files/safety/docs/ia_ic_composite-prods_qandas.pdf

Com objetivo de suavizar a transição, o artigo 35º do Regulamento de Implementação da Comissão (UE) nº 2020/2235 introduz um prazo de seis meses para as importações de géneros alimentícios durante os quais o antigo certificado será aceite para entrar na União.

https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/?uri=CELEX:32020R2235

Casos em que o certificado não foi requisitado, antes de 21 de abril de 2021, deverá então ser fornecido um novo certificado.

Poderá consultar em:

https://ec.europa.eu/food/sites/food/files/safety/docs/ia_ic_composite-prods_certification-transition-effect.pdf


Discussão da legislação que pretende garantir que as empresas sejam responsabilizadas quando prejudicam ou contribuem para prejudicar: os direitos humanos, o meio ambiente e a administração governamental

O Parlamento Europeu aprovou  o relatório de iniciativa legislativa  apelando à adoção urgente de uma lei vinculativa da UE que garanta que as empresas sejam responsabilizadas quando prejudicam ou contribuem para prejudicar:os direitos humanos, o meio ambiente e a administração governamental. De acordo com o relatório, os Estados-Membros também devem garantir que as vítimas tenham acesso a vias de recurso judiciais. A Comissão anunciou que apresentará a sua proposta legislativa sobre a matéria ainda este ano.

As regras obrigariam as empresas a identificar e a retificar aspectos da sua cadeia de valor (relações comerciais diretas ou indiretas, cadeias de investimento) que podem ou infringem os direitos humanos (incluindo direitos sociais, sindicais e laborais) , o meio ambiente (contribuindo para as alterações climáticas ou desflorestação, por exemplo) e interferir com a administração governamental (como corrupção e suborno).

  >Saiba mais


 

NOTÍCIAS

 

 


Declaração do Rabobank: "Peste Suína Africana| Mudança Contínua nos Mercados Globais de Carne suína em 2021

A peste suína africana está a influenciar os mercados de carne suína em todo o mundo, criando muitas áreas de incerteza, principalmente na China, mas também na Alemanha e sem resolução rápida à vista. Este problema tem implicações no comércio mundial de carne suína e é um importante fator de oscilação dos mercados globais desta carne.

>Saiba mais

 


Deputados alemães, poloneses, italianos, portugueses e gregos receberam uma resposta da CE à pergunta conjunta sobre "A importância das alternativas, baseadas em alimentos de origem vegetal, na mudança para um modelo de produção de alimentos mais sustentável"

Pergunta:

https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2021-000086_EN.html

Resposta apresentada pelo senhor deputado Wojciechowski em nome da Comissão Europeia (sexta-feira, 12/03/2021):

https://drive.google.com/file/d/1SNb60vVCfv4OiNiDHQjqWcSbBJ6NzOTC/view?usp=sharing

 


Estimativa de carne disponível para consumo na UE

>Saiba mais

 


 

EVENTOS

 

 


30 de março • 11h00 - 12h00

A Câmara de Comércio e Indústria Luso-Francesa organiza o webinar em colaboração com a Mazars.

No âmbito deste webinar, será feita uma reflexão relativamente aos fatores críticos de desenvolvimento de um negócio, como sobreviver e como continuar a ser bem sucedido em contextos tão disruptivos como o atual, e como o Reshape Assessment Tool, ferramenta lançada pela Mazars,  poderá ajudar nesse sentido.

Para obter mais informações relativamente à ferramenta em apreço, poderão consultar a seguinte página: Reshape Assessment Tool - Mazars - Portugal.

 


EVENTO DE ENCERRAMENTO PROJETO ECOTERMIP

ECOEFICIÊNCIA DOS PROCESSOS TÉRMICOS INDUSTRIAIS

30 março 2021 | 11:00 | Livestream

O ISQ e o INEGI convidam-o/a a participar no Evento de Encerramento do projeto EcoTermIP, que irá realizar-se no dia 30 de março de 2021, das 11h às 13h, em formato webinar através da plataforma Microsoft Teams. Neste webinar pretende-se fazer o balanço final do projeto (www.ecotermip.pt), analisando os seus principais resultados e promovendo o diálogo com stakeholders dos setores industriais alvo do projeto, representados a través das respetivas associações empresariais, sobre os desafios e oportunidades no caminho da descarbonização.

Este evento tem como objetivo captar a atenção da indústria portuguesa para os resultados do projeto, promovendo a adoção de boas práticas, metodologias e tecnologias para promoção da ecoeficiência dos processos térmicos industriais, através da racionalização do consumo de energia térmica, da utilização de fontes de energia renovável para fornecimento direto de energia térmica a processos produtivos, da recuperação de calor residual e otimização da gestão da energia.

A APIC foi convidada a participar e a palestrante será a Drª Graça Mariano, Diretora Executiva da APIC.

A participação é gratuita, mediante inscrição.

Público-alvo: Engenheiros, responsáveis de energia, gestão, manutenção industrial, estudantes.


 

ARTIGO DE OPINIÃO

 

 


Autor: Engº João Dias| GPP

 

Situação de mercado da carne de bovinos - 25 de março de 2021

Produção:

A população total de bovinos na UE, tem vindo a decrescer de forma gradual nos últimos 4 anos, verificando-se em Portugal uma tendência inversa em que se verifica um aumento da produção (1%) face à quebra registada na UE (-1,2%).

Por sua vez, verifica-se que esta tendência se manteve, verificando-se que no período de janeiro-dezembro 2020 relativamente a período homólogo de 2019, a produção na UE diminuiu 2% em nº de cabeças e 1,2% em volume.

Portugal, no mesmo período, registou tendência inversa à da UE, com um aumento tanto em nº de cabeças (+ 6,5%) como volume (+ 6,2%), sendo o 3º país com maior aumento de produção.

 >Saiba mais


 

 

‍SAIBA MAIS EM

WWW.APICARNES.PT

E-mail: sec@apicarnes.pt                           Telf: (351) 218 429 660

 

APIC mais próxima

APIC - Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes

Todos os direitos reservados

Para cancelar a recepção de newsletter clique aqui