APIC Info Semanal 10

APIC Info Semanal 10

 

APIC| INFO| Semanal Nº10  de 19-03-2021



 


 COTAÇÕES

  Mercado Nacional - Semana 10/2021

  Bolsa do Bovino - clique aqui

  Cotação de Suínosclique aqui
  Cotação de Bovinos - clique 
aqui

  Mercado Nacional - Semana 11/2021
  Bolsa do Porco - Sessão - clique
aqui

                      - Peças - clique aqui

 

Mercados Regionais - clique aqui

 

 

  Mercado Espanhol - Semana 11/2021

Bolsa de Madrid - clique aqui
Bolsa de Barcelona - clique 
aqui

Bolsa Mercolleida - clique aqui

Comentário Mercolleida - clique aqui

Bolsa Segovia e Mercolerida - clique aqui

Comentário Binéfar - clique aqui

Comentário Cereais - clique aqui

 

 

 

  Mercados Europeus - Semana 11/2021

  clique aqui

 


 

LEGISLAÇÃO EM DESTAQUE

 


 


Adiamento da exigência de certificado para Produtos de origem animal a serem exportados para o RU até outubro de 2021

Com o objetivo de apoiar as empresas durante a pandemia, a Comissão pretende dar mais tempo, aos comerciantes, para se concentrarem na recuperação dos negócios à medida que a economia começa a abrir.

Clique aqui

Mais informações em :

http://srvbamid.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/noticia/?detalhe_noticia=44936137

 

 

Programa da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia

 >Saiba mais


 

NOTÍCIAS

 

 

Encontro Setorial "Mundo Rural, Agropecuária e Indústria Agroalimentar"

A APIC participou, no dia 11 de março, no Encontro Setorial "Mundo Rural, Agropecuária e Indústria Agroalimentar", que tinha como objetivo definir uma atuação concertada e de longo-prazo, assente numa comunicação positiva junto da sociedade, suportada por conhecimento técnico e científico.

Encontro foi organizado pela Ordem dos Médicos Veterinários (OMV).

 

 

SINGAPURA- consulta de estabelecimentos interessados em exportar carne de porco e produtos à base de carne de porco

No âmbito da habilitação de Portugal e dos seus operadores à exportação dos produtos acima mencionados e em resposta a uma solicitação da Autoridade Competente de Singapura (Singapure Food Agency-SFA),  a DGAV está a endereçar um convite a todos os operadores interessados, a demonstrarem o seu interesse na exportação destes produtos, através do envio dos formulários de candidatura preenchidos para serem validados pela DGAV antes da sua submissão à SFA.

Poderá aceder, no portal da DGAV, aos formulários de candidatura para carne de porco e produtos à base de carne de porco.

Os formulários de candidatura preenchidos deverão ser enviados para a Direção de Serviço de Alimentação e Veterinária Regional onde se encontra localizado o estabelecimento que pretende candidatar-se à habilitação para exportação.

Para mais informações sobre os requisitos aplicáveis e processo de habilitação à exportação para Singapura poderá consultar o portal da Singapure Food Agency.

Mais informações em:

http://srvbamid.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/noticia/?detalhe_noticia=44937304

 

 


Atordoamento de suínos por CO2

A exposição a altas concentrações de CO2, como método de atordoamento para suínos, é atualmente permitida ao abrigo do Regulamento CE 1099/2009 e está a ser cada vez mais utilizado em toda a UE. No entanto, este método é contestado por alguns, por entenderam que o CO2 causa sofrimento agudo e desnecessário aos porcos. Apesar da recomendação da EFSA para realizar mais pesquisas sobre métodos alternativos, essas pesquisas têm sido retardadas.

Face a estas vozes, a Comissão Europeia decidiu promover um estudo -um projeto piloto para que possa trazer mais respostas sustentadas.

Esperemos que sejam também avaliados os impactos socioeconómicos relevantes das alternativas que eventualmente se venham revelar mais amigáveis ao bem-estar, tais como: investimento, custos operacionais e retorno do investimento necessário para mudar para o (s) novo (s) sistema (s); rendimento por hora; qualidade da carne e segurança, bem como sustentabilidade.

  >Saiba mais

 


Carne produzida em laboratório no   mercado internacional

Pergunta do Eurodeputado Romeno, Daniel Buda:https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-006937_EN.html

A questão foi respondida pela senhora deputada Kyriakides em nome da Comissão Europeia (5.3.2021)

  >Saiba mais

De salientar, que qualquer subsitutuo da carne necessita, para entrar no mercado, de ser autorizado pela EFSA. Até á data não houve qualquer autorização para esse efeito.

 


Declaração do Rabobank

A cadeia de fornecimento de carne suína dos EUA enfrentará interrupções significativas em 2022, quando a legislação relativa ao bem-estar animal da Califórnia entrar em vigor.

  >Saiba mais

 

COMÉRCIO/ UE-EUA - Informações sobre o acordo de cotas publicadas em 8 de março de 2021

A Comissão da UE emitiu um comunicado à imprensa acerca da conclusão das negociações com os EUA para ajustar as cotas agrícolas da Organização Mundial do Comércio (OMC) da União Europeia, após a saída do Reino Unido da UE (veja comunicado de imprensa completo AQUI). O acordo abrange dezenas de cotas e bilhões de euros de comércio, incluindo carne bovina, aves, arroz, laticínios, frutas e legumes e vinhos.



 

EVENTOS

 

 


Webinar - Os 9 paradoxos de Farm to Fork| 25 março, às 10 horas, hora de Portugal

A estratégia Farm to Fork da UE é muito ambiciosa, mas o setor pecuário da Europa teme que não seja levado em consideração as suas tradições agrícolas e o enorme progresso já alcançado. Os produtores de pecuária da UE são atores comprometidos com a mudança para uma maior sustentabilidade, mas acreditam que a abordagem Farm to Fork se baseia em preconceitos erróneos.

Este é o mote para o Webinar que a European Livestock Voice and Carni Sostenibili,  estão a organizar para o próximo dia 25 março, às 10 horas, hora de Portugal.

 


EIT Food Government Executive AcademyEdição 2021

O EIT Food GEA será on-line entre junho e novembro de 2021 e reunirá representantes do setor público de países do Centro-Oriente e do Sul da Europa (incluindo representantes de universidades públicas e institutos públicos de investigação) com especialistas que atuam no campo das inovações agroalimentares da indústria e instituições europeias.

Saiba mais em: http://timo.wz.uw.edu.pl/gea/

O prazo de inscrição é 9 de abril de 2021.


 


Webinar Empowering the circular bioeconomy through the EU Green Deal

O Plano de Ação da Economia Circular 2020 (CEAP) é uma das principais vertentes do Acordo Verde Europeu, a nova agenda da Europa para o crescimento sustentável. Inclui iniciativas ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos e visa tornar os produtos sustentáveis.

Decorreu em 17 de março de 2021.

>Saiba mais


 

ARTIGO DE OPINIÃO

 

AUTORA: Graça Mariano| Diretora Executiva da APIC

 

IMPACTO AMBIENTAL DA DIETA

A APIC, divulga por esta via, o debate que decorreu entre a Associação da qual faz parte, a CLITRAVI (Centro de ligação das indústrias de processamento de carne da UE) e o Gabinete do Comissário Europeu para o Meio Ambiente, no mês passado, subscrevendo tal posição. O setor da indústria de carnes está totalmente alinhado com a ambição de fornecer alimentos seguros, nutritivos e de alta qualidade com o mínimo de impacto ambiental e social. Para alcançar tais resultados ambiciosos, o mais importante é levar em conta que somos parte da solução, e esta deve ser encontrada dentro do nosso setor.

 >Saiba mais


 

 

‍SAIBA MAIS EM

WWW.APICARNES.PT

E-mail: sec@apicarnes.pt                           Telf: (351) 218 429 660

 

APIC mais próxima

APIC - Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes

Todos os direitos reservados

Para cancelar a recepção de newsletter clique aqui