APIC Info Semanal 11

APIC Info Semanal 11

APIC|INFO|Semanal

Semana 11 - 17/03/2023

 A APIC está solidária com o povo Ucraniano

‍Notícias

 Revista Carne #201

 

Consultar aqui.

‍BREXIT - Relatório da Comissão sobre o TCA para 2022 

A Comissão Europeia publicou o Relatório da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho sobre a implementação e aplicação do Acordo de Comércio e Cooperação entre a União Europeia e o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte para 2022. 

O Acordo de Comércio e Cooperação (ACC) entre a UE e o Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte (RU) entrou em vigor em 1 de janeiro de 2021, abrangendo comércio, transportes, pescas, energia, segurança social, aplicação da lei, e cooperação judicial. Ler relatório completo aqui.


 

CLITRAVI carta sobre o Dossier ENVI/9/08801: Gases fluorados com efeito de estufa, que altera a Diretiva 2019/1937 e revoga o Regulamento 517/2014

Apesar das numerosas críticas de várias associações, a Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu (ENVI) (durante a sua sessão de 1 de março de 2023) aprovou uma proposta de alteração do Regulamento F-Gas que era significativamente mais rigorosa do que o projeto da Comissão. Consultar aqui.

‍Governo apoia organizações de produtores com 6 M€ para a sanidade animal até 2025

O Ministério da Agricultura e da Alimentação informa que foi publicado o Despacho que fixa o montante da subvenção a atribuir às organizações de produtores para a sanidade animal (OPSA) pela realização dos programas sanitários a aprovar, no valor de 6 milhões de euros (M€), para os anos 2023, 2024 e 2025. Ler mais aqui.



Ministra Agricultura  anuncia símbolo que ateste preço justo nos produtos alimentares-mas não envolve o setor da carne na PARCA

A APIC escreveu ao Senhor Chefe de Gabinete da Senhora Ministra da Agricultura e da Alimentação. Consultar aqui.

A eurodeputada grega obtém uma resposta da CE à sua pergunta sobre "Autorização para colocar alimentos feitos de grilos domésticos, minhocas e gafanhotos no mercado da UE" - Consultar aqui

Resposta dada pela Sra. Kyriakides em nome da Comissão Europeia:

A fim de garantir a segurança alimentar e satisfazer as expetativas dos cidadãos da UE de um elevado nível de proteção da saúde, o Regulamento dos Novos Alimentos exige que sejam avaliados dados de segurança abrangentes para cada novo alimento antes da sua autorização. Consultar aqui.


Agradecimento // 14as Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora

"O Hospital Veterinário Muralha de Évora e a Equimuralha vêm por este meio agradecer a sua disponibilidade para participar como orador nas 14as Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora.
O tema da sua intervenção foi de extrema importância para o sucesso deste evento e contribuiu de forma significativa para a transferência de conhecimento ao mundo agropecuário!"
Apresentação da Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano no tempo 03:12:24 - Vídeo Youtube aqui

‍Eventos

21 e 22

março

Workshop- HACCP e Flexibilidade associada- Ilha de S. Miguel e na Terceira

 

A APIC tem estado a organizar várias sessões de formação sobre HACCP e a flexibilidade associada, durante o ano de 2022 e 2023, tendo tido um feedback muito favorável.


Por esta razão, continuamos este ano, desta vez nos Açores, nos próximos dias 21 e 22 do mês de março.


Esperamos que vá de encontro às expetativas também dos próximos participantes.

 

  • Programa Ilha Terceira aqui

 

  • Programa Ilha S. Miguel aqui


Para inscrições: enviar email com nome, email e entidade que representa para sec@apicarnes.pt

‍Fóruns "Oportunidades de negócios e investimento en Cuba"

Embora esteja certo de ter recebido a chamada através do canal de negócios, Agradeço o seu empenho em participar nestes fóruns de oportunidades de negócios e investimento em Cuba a realizar nos dias 21, 22 e 23 de Março em Portugal por ocasião da visita do Presidente da Câmara de Comércio de CubaDr. António Carricarte.

  • Dia 21 de março, pelas 15h00, sala dos Presidentes, sede da AIP, Lisboa.

    FÓRUM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO E INVESTIMENTO EM CUBA. Programa aqui e Inscrição aqui

  • Dia 22 de março, pelas 15h00, Hotel Real Palácio, Lisboa. Consultar aqui.

    FÓRUM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO EM SERVIÇOS MÉDICOS CUBANOS

  • Dia 23 de março, pelas 15h00, Fundação AEP, Av. da Boavista, 2671, Porto

    FÓRUM OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO E INVESTIMENTO EM CUBA. Incrição aqui

‍21, 22 e 23

março

‍31 a 2

março a abril

‍Festival Sabores do Borrego 2023: A grande festa do mundo rural acontece em Castro Verde

O borrego, produto de excelência da região do Campo Branco, volta a estar em destaque na 4ª edição do Festival “Sabores do Borrego” que vai decorrer nos dias 31 de março e 1 e 2 de abril, em Castro Verde. Consultar aqui.

Anúncio da Convocatória da Assembleia Geral Anual 2023 - 15H

Pode consultar a convocatória aqui.

A reunião será na sede da APIC, mas também poderá participar online.

28

março

A Associação é de todos nós, pelo que, sublinhamos e reforçamos a importância de participarem na Assembleia-geral

‍4 e 5

maio

‍III Congresso Internacional de Avicultura: AVIS'23: programa provisório disponível

Como é do vosso conhecimento, a APEZ vai levar a cabo nos próximos dias 4 e 5 de Maio de 2023, a Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, o III Congresso Internacional de Avicultura – AVIS’23.

A Diretora executiva da APIC, Graça Mariano, também vai ser palestrante, no dia 5 de maio,  com o tema :

"A produção de carne está alinhada com as exigências (atuais) do consumidor?"

Todas as informações podem ser consultadas no site do evento (www.avicultura.apez.pt) que está a ser constantemente atualizado.


‍Legislação

‍DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2023/570 DA COMISSÃO de 10 de março de 2023 - que concede derrogações a certos Estados-Membros relativamente à aplicação do Regulamento (CE) n.o 138/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho sobre as contas económicas da agricultura. Consultar aqui.

‍REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2023/594 DA COMISSÃO de 16 de março de 2023 - que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana e que revoga o Regulamento de Execução (UE) 2021/605. Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião


Graça Mariano | Diretora Executiva da APIC

Ministra Agricultura  anuncia símbolo que ateste preço justo nos produtos alimentares-mas não envolve o setor da carne na PARCA

A propósito do anúncio da Senhora Ministra da Agricultura e Alimentação sobre o selo/símbolo para atestar o preço justo nos produtos alimentares, que ainda não se percebe como poderá funcionar efetivamente, foi prometida uma reunião da Plataforma de Acompanhamento das Relações da Cadeia Alimentar (PARCA), que se realizaria hoje, dia 22 de março, em que a governante informa que terá a representação das áreas governativas da Agricultura e Economia e todos os elementos da cadeia, desde a produção à distribuição.

Lamentavelmente, A Senhora Ministra não percebeu (?) que o setor da carne não foi convidado, e que também não tem sido envolvido em nenhuma das políticas públicas, desde que este governo tomou posse, razão pela qual, a APIC tem de se insurgir, pois não entende qual a razão para este setor não estar incluído.

A APIC questionou o gabinete Ministerial em causa, e obteve a seguinte resposta que transcreve abaixo:

…”A Plataforma de Acompanhamento das Relações na Cadeia Agroalimentar, estabelecida pelo Despacho conjunto n.º 15480/2011 dos Ministérios da Economia e do Emprego e da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território tem uma orgânica definida no que diz respeito as entidades nela representadas. Neste momento, têm representação  na PARCA as seguintes entidades:

a)Ministério da Economia e Mar;

b) Ministério da Agricultura e Alimentação, que assegura o secretariado

de apoio;

c) CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal;

d) CCP — Confederação do Comércio e Serviços de Portugal;

e) CIP — Confederação Empresarial de Portugal;

f) Confederação Nacional da Agricultura;

g) Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito

Agrícola de Portugal, CCRL;

h) Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição;

i) CENTROMARCA — Associação Portuguesa de Empresas de

Produtos de Marca;

j) Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares;

k) Autoridade da Concorrência;

l) Direção -Geral das Atividades Económicas;

m) Direção -Geral do Consumidor;

n) Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral

A criação do selo só poderá materializar-se quando o observatório de preços estiver a funcionar em pleno, uma vez que os critérios de sustentabilidade económica que este selo visa aferir resultarão da análise dos dados produzidos por este. Assim, o selo é um projeto a médio longo prazo que não será abordado nesta reunião, não constando da ordem de trabalhos da reunião PARCA de dia 22 de Março….

Ora, a APIC agradece a pronta resposta, lamentando que a Senhora Ministra anuncie publicamente que irá discutir este assunto na reunião da PARCA, quando afinal não tinha essa intenção. Ler mais aqui.


‍Bolsas


Mercado Nacional - Semana 10/2023

Mercado Nacional Montijo- Semana 11/2023

‍Mercado Espanhol - Semana 11/2023

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo