Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 05

APIC Info semanal 05

APIC|INFO|Semanal

Semana 05 - 30/01/2026

Publicidade

A ÉS Segurança celebra 18 anos de compromisso com a Segurança Alimentar!

Ao longo destes anos, temos apoiado empresas do setor agroalimentar através de consultoria especializada, implementação e acompanhamento de Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar, e formação certificada, sempre com foco na melhoria contínua e no cumprimento dos referenciais internacionais.

 

Como Centro de Formação IFS Academy em Portugal e Entidade Formadora Certificada DGERT, continuamos a promover ações de formação orientadas para profissionais e organizações que pretendem reforçar competências e garantir conformidade com as normas IFS.

 

Próximas ações de formação (2026):
✔️ IFS Broker (8h) – 6 de fevereiro
✔️ IFS Food (16h) – 6 e 13 de março
✔️ IFS Logistics (12h) – 13 e 20 de abril

🎁 Campanha especial 18º aniversário: Inscreva-se nas formações IFS Academy e usufrua de 20% de desconto com o código: ES2026APIC (válido até 30/06/2026).

 

Sabia que podemos preparar cursos à medida da sua Organização ou Equipa? 

Temos soluções formativas em várias áreas de atuação, com possibilidade de enquadramento em projetos Financiados. Vamos desenvolver o Plano de formação de 2026 em conjunto! 


📩 Para inscrições e informações, aqui. | Tel. 220 992 131 |Email: geral@esseguranca.pt.


Coimfor assinala 30 anos e reforça estratégia para a próxima década

A Coimfor, empresa portuguesa especializada em soluções tecnológicas para a indústria e agroindústria, assinala 30 anos de atividade num contexto de forte consolidação empresarial, sustentado por indicadores consistentes de crescimento, e apresenta uma nova estratégia para os próximos anos, orientada para o reforço da sua liderança num setor cada vez mais exigente e tecnicamente especializado.

Segundo Paulo Mendes, CEO da Coimfor, “estes 30 anos representam a maturidade do nosso percurso, mas sobretudo a ambição com que encaramos o futuro. Estamos focados em continuar a investir em tecnologia e em soluções que permitam aos nossos clientes produzir melhor, com mais eficiência, segurança e controlo de custos, num contexto cada vez mais competitivo”. 

Especializada no desenvolvimento de software industrial, automatismos e análise de processos produtivos, a Coimfor tornou-se uma referência nacional na gestão e controlo de operações críticas, apoiando empresas na integração de processos, monitorização de indicadores de produção, redução de quebras, otimização de recursos e melhoria objetiva da qualidade. Ler mais aqui.

‍Notícias

Campanha "À Mesa com Chef Vítor Sobral, Histórias e Sabores"

Informamos que foi feito o lançamento do sétimo episódio da campanha “Mesa com o Chef Vitor Sobral Histórias e Sabores.”

Neste episódio, contamos com o apoio da empresa Pasto Alentejano, associada da APIC, enquanto patrocinadora.

 

 

O vídeo, as respetivas receitas e tabela nutricional já se encontram disponíveis no nosso site:

https://www.apicarnes.pt/ e no Youtube.

‍Rádio Regional do Centro - Entrevista a Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano

Regional Rural - Como é que o setor das Carnes Olha para o Acordo UE - MERCOSUL? "A carne é o alimento mais controlado do Mundo"

Graça Mariano APIC – Diretora Executiva da Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes fala-nos como o setor olha para o acordo UE–Mercosul que é visto sobretudo como uma ameaça competitiva: abre mais quota para carne sul‑americana, com padrões de custo e produção diferentes, e pode pressionar os preços pagos aos produtores portugueses. Entretanto saúda a inversão da Pirâmide Alimentar. Os EUA apresentaram uma nova pirâmide alimentar. As novas Diretrizes Alimentares para Americanos definem alimentos reais como integrais, ricos em nutrientes e naturais, colocando-os de volta no centro de nossas dietas.




EFSA | Requisitos para pedido de autorização de um aditivo alimentar ao abrigo do Reg. n.º 1331/2008

Informamos que a EFSA publicou  o “Guidance on the scientific data requirements for an application for authorisation of a food additive submitted under Regulation (EC) Nº 1331/2008”.

Este documento de orientação aplica-se a pedidos de nova autorização, bem como a pedidos de modificação de uma autorização existente de um aditivo alimentar, submetidos ao abrigo do Regulamento (CE) n.º 1333/2008. Define os dados científicos necessários para avaliar se o aditivo alimentar é seguro nas condições de utilização propostas, em conformidade com os artigos 1.º e 6.º do referido regulamento.

O guia encontra-se disponível para consulta e download aqui.

Divulgação de inquérito do Observatório Ibero Americano da Sustentabilidade

 

O Conselho de Empresários Ibero-americanos (CEIB), a EAE Business School e a Federação Ibero-Americana de Jovens Empreendedores (FIJE), promovem o IV Observatório da Sustentabilidade Ibero-Americano, por meio de uma pesquisa destinada a conhecer como empresas e instituições estão a abordar a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa, quais os avanços alcançados e quais são os principais desafios atuais.

Aceda ao inquérito aqui.

Quem pode participar no Observatório?

O inquérito destina-se a organizações empresariais ibero-americanas e a empresas de todas as dimensões, desde multinacionais a microempresas. Uma ampla participação é fundamental para que o relatório reflita de forma rigorosa a realidade do tecido empresarial ibero-americano.


SecureFood: Estrutura de Governança da Resiliência

O SecureFood é um projeto do programa Horizonte Europa (GA nº 101136583), focado na melhoria da resiliência do sistema alimentar e da segurança alimentar. O projeto desenvolve ferramentas e conhecimentos partilhados para avaliar os riscos e apoiar a tomada de decisões em toda a cadeia de valor alimentar. Pode saber mais sobre o projeto aqui.

Partilhe a sua perspetiva respondendo ao questionário aqui

Resumo preliminar da «mesa redonda» sobre a evolução dos mercados nacionais na reunião do grupo de trabalho sobre a cadeia de abastecimento

Tendo em conta a apresentação da situação do mercado nacional na próxima reunião do grupo de trabalho da Cadeia de Abastecimento, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro, consulte o rascunho do resumo com as contribuições recebidas pela Secretaria, aqui.

Bruxelas admite restrições nacionais alemãs a alimentos tratados por tecnologia UV-C

A Comissão esclareceu que, ao contrário dos "novos alimentos" harmonizados, os produtos tratados com UV-C considerados "non novel" (não-novos) podem estar sujeitos a restrições nacionais. Bruxelas confirma assim que a Alemanha pode proibir a sua comercialização se invocar motivos de saúde pública justificados e proporcionais, cabendo aos operadores económicos contestar eventuais barreiras que considerem discriminatórias. Leia mais aqui.

Draft 13ª alteração ao Reg. Execução 2019/1793 relativo ao aumento temporário dos controlos oficiais

Partilhamos a versão draft da 13ª alteração ao Regulamento de Execução (UE) 2019/1793 relativo ao aumento temporário dos controlos oficiais e às medidas de emergência que regem a entrada na União de determinadas mercadorias provenientes de certos países terceiros. Consultar aqui e aqui.

Esta proposta reflete a revisão semestral periódica dos anexos efetuada pela Comissão, conforme exigido pelo artigo 12.º do Regulamento. A revisão baseia-se, entre outros, nas notificações RASFF e nos resultados dos controlos oficiais efetuados pelos Estados-Membros.


SEL - COMUNICADO 

É com enorme satisfação que comunicamos que a SEL - Salsicharia Estremocense, foi distinguida com o reconhecimento dos consumidores: Sabor do Ano 2026 no produto "Tabua Alentejana de Porco Preto de Campo", 5 experiências totalmente diferentes numa só embalagem. Consultar press release aqui.

 

JRC revela mínimos de notificação e elevado incumprimento do teor de água em carne de aves

O relatório de 2024 aponta o menor volume de dados reportados da década, com oito Estados-Membros em falha e uma taxa global de incumprimento de 31,2% no teor de água em aves. O Joint Research Center(Centro Comum de Investigação) apela ao reforço da amostragem para o estudo piloto em curso, essencial para rever os limites fisiológicos da água em peito de frango. Saiba mais aqui.‍

Agricultores europeus servem estratégia de Trump ao bloquear acordo Mercosul

Um artigo de opinião no Euractiv alerta que a oposição dos agricultores europeus ao acordo UE-Mercosul beneficia diretamente a administração Trump. Ao bloquearem o tratado, os agricultores estariam a ajudar os EUA a preservar quotas de mercado na América do Sul e a enfraquecer a coesão europeia. O texto sugere que Washington poderá instrumentalizar lóbis agrícolas e partidos populistas para sabotar o acordo, prejudicando a prosperidade da UE a longo prazo. Leia o artigo completo aqui.

TecnoAlimentar 2026

 

Revista (disponível em suporte papel e digital) e/ou online no site www.tecnoalimentar.pt e na e-newsletter.


‍Eventos

‍TRENDS 2026

No próximo 10 de fevereiro, a Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, recebe o TRENDS 2026, um encontro dedicado à reflexão estratégica sobre o futuro do setor agroalimentar.

A participação é gratuita, mediante registo obrigatório até 5 de fevereiro.

O futuro do setor agroalimentar constrói-se com visão, estratégia e ação.

Consulte o programa e inscreva-se aqui.

10

fevereiro

‍27

março

Formação "Circularidade e Produtos Sustentáveis"

Ação do ciclo de formação sobre “Novas Regras da UE para Entrada de Produtos, Circularidade e ESG” organizado pela VdA Academia com o apoio da FIPA.

Esta nova sessão, intitulada “Circularidade e Produtos Sustentáveis”, realiza-se no escritório da VdA Vieira de Almeida em Lisboa (Rua D. Luis I, 28) no dia 27 de março entre as 09h30 e as 12h30 e é ministrada por Catarina Pinto Correia, sócia da VdA corresponsável da área de Ambiente & Clima.

Esta formação analisa o pacote legislativo desenvolvido pela União Europeia sobre a circularidade dos produtos e sobre a gestão dos resíduos, das embalagens e dos resíduos de embalagens, de forma mais sustentável, mais circular e energeticamente mais eficiente, bem como a conceção ecológica dos produtos e o respetivo passaporte digital. Mais informações e inscrição

‍Portugal é País de Honra no SIAM 2026: oportunidade estratégica em Marrocos

De 20 a 26 de abril, em Meknès, Portugal terá destaque na maior feira agrícola marroquina com um pavilhão exclusivo de 400m². Com o mercado aberto à exportação de bovinos, suínos e pequenos ruminantes, o evento é prioritário para a internacionalização do setor, devendo os associados manifestar interesse junto da APIC para integrar a participação. Saiba mais aqui.

 

20 a 26

abril


‍Legislação

‍REGULAMENTO (UE) 2026/140 DA COMISSÃO de 22 de janeiro de 2026 - que altera os anexos II e III do Regulamento (CE) n.o 396/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho no que se refere aos limites máximos de resíduos de acequinocil, clormequato, metalaxil-M, piraclostrobina, sulfoxaflor e trifloxistrobina no interior e à superfície de determinados produtos. Consultar aqui.

‍REGULAMENTO (UE) 2026/147 DA COMISSÃO de 22 de janeiro de 2026 - que altera os anexos II e V do Regulamento (CE) n.o 396/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho no que se refere aos limites máximos de resíduos de benfluralina, bentiavalicarbe e penflufene no interior e à superfície de determinados produtos. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2026/172 DA COMISSÃO de 26 de janeiro de 2026 - que altera o anexo I do Regulamento (CE) n.o 1334/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à inclusão do éster etílico do ácido 3-[3-(2-isopropil-5-metil-ciclo-hexil)-ureido]-butírico na lista da União de aromas e que retifica determinados números CAS. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2026/175 DA COMISSÃO de 26 de janeiro de 2026 - que altera o anexo I do Regulamento (CE) n.o 1334/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à inclusão de hesperetina di-hidrocalcona na lista da União de aromas. Consultar aqui.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2026/194 DA COMISSÃO de 28 de janeiro de 2026 - que altera o Regulamento de Execução (UE) 2019/1793 relativo ao aumento temporário dos controlos oficiais e às medidas de emergência que regem a entrada na União de determinadas mercadorias provenientes de certos países terceiros, que dá execução aos Regulamentos (UE) 2017/625 e (CE) n.o 178/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho. Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião

António Bonito | Agricultor | Professor IPVC

𝗗𝗮 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗲𝘀𝘀𝗮 𝗱𝗶𝗴𝗶𝘁𝗮𝗹 à 𝗿𝗲𝗮𝗹𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲 𝗿𝘂𝗿𝗮𝗹: 𝗮𝘀 𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲𝘀-𝗺𝗲𝘀𝘁𝗿𝗮𝘀 𝗾𝘂𝗲 𝗮𝗶𝗻𝗱𝗮 𝗳𝗮𝗹𝘁𝗮𝗺 à 𝗮𝗴𝗿𝗶𝗰𝘂𝗹𝘁𝘂𝗿𝗮 𝟰.𝟬

Fui recentemente contactado pelo programa TechLaunch 2025 da Universidade de Austin, no âmbito de uma iniciativa conjunta com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), para partilhar uma reflexão sobre as dificuldades que o setor agrícola português enfrenta no processo de digitalização.

A experiência permitiu-me divulgar algo que há muito observo no terreno:

a tecnologia avança a um ritmo impressionante, mas a agricultura continua a tropeçar nas mesmas traves-mestras; as estruturais, as humanas e as institucionais, que a impedem de dar o salto digital. "A promessa tecnológica", a digitalização da agricultura é há anos apresentada como o futuro inevitável. Mas entre a retórica e a realidade há um fosso profundo.

𝟭. 𝗔 𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲 𝘁𝗲𝗰𝗻𝗼𝗹ó𝗴𝗶𝗰𝗮

Em muitas regiões agrícolas, o 4G ainda falha e o 5G é uma miragem.

Sem conectividade, não há recolha nem transmissão de dados, que é a base da chamada “agricultura de precisão”. A isto soma-se ainda a falta de interoperabilidade entre plataformas e equipamentos, que cria sistemas isolados e incapazes de comunicar.

𝟮. 𝗔 𝘁𝗿𝗮𝘃𝗲 𝗵𝘂𝗺𝗮𝗻𝗮.

A literacia digital agrícola é reduzida e a formação prática quase inexistente.

Muitos agricultores olham para a tecnologia com desconfiança porque raramente lhes é apresentada de forma acessível e útil. Falta demonstração, acompanhamento e tradução: alguém que transforme o digital em linguagem de campo. Ler artigo completo aqui.


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 04/2026

Mercado Nacional Montijo- Semana 05/2026
‍Mercado Espanhol - Semana 05/2026
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 05/2026

Tendência do Mercado Internacional Produtos animais - Comité de Gestão - Reunião de 22 de janeiro de 2026 - Situação do mercado da carne - Apresentações

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo