Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 52

APIC Info semanal 52

APIC|INFO|Semanal

Semana 52 - 26/12/2025

‍Publicidade


Coimfor assinala 30 anos e reforça estratégia para a próxima década

‍A Coimfor, empresa portuguesa especializada em soluções tecnológicas para a indústria e agroindústria, assinala 30 anos de atividade num contexto de forte consolidação empresarial, sustentado por indicadores consistentes de crescimento, e apresenta uma nova estratégia para os próximos anos, orientada para o reforço da sua liderança num setor cada vez mais exigente e tecnicamente especializado.

Segundo Paulo Mendes, CEO da Coimfor, “estes 30 anos representam a maturidade do nosso percurso, mas sobretudo a ambição com que encaramos o futuro. Estamos focados em continuar a investir em tecnologia e em soluções que permitam aos nossos clientes produzir melhor, com mais eficiência, segurança e controlo de custos, num contexto cada vez mais competitivo”. 

Especializada no desenvolvimento de software industrial, automatismos e análise de processos produtivos, a Coimfor tornou-se uma referência nacional na gestão e controlo de operações críticas, apoiando empresas na integração de processos, monitorização de indicadores de produção, redução de quebras, otimização de recursos e melhoria objetiva da qualidade. Ler mais aqui.

 

‍Notícias

Campanha "À Mesa com Chef Vítor Sobral, Histórias e Sabores"

Informamos que foi lançamento do quinto episódio da campanha “Mesa com o Chef Vitor Sobral Histórias e Sabores.”

 

Neste episódio, contamos com o apoio da empresa Mactril - Matadouro do Cabril, Lda, associada da APIC, enquanto patrocinadora.

 

O vídeo, as respetivas receitas e tabela nutricional já se encontram disponíveis no nosso site:

https://www.apicarnes.pt/ e no Youtube.


UECBV - Comércio - Mercosul - salvaguardas agrícolas

O Parlamento Europeu e o Conselho chegaram a um acordo provisório sobre medidas de salvaguarda agrícola relacionadas com os acordos UE-Mercosul.

O mecanismo permite a suspensão temporária das preferências pautais para produtos sensíveis (incluindo carne bovina, aves, ovos, citrinos e açúcar) em caso de prejuízo grave para os produtores da UE. As salvaguardas podem ser ativadas por um aumento do volume de importações superior a 8 % ou por uma diminuição dos preços superior a 8 % em relação à média de três anos, em comparação com 10 % ao ano na proposta da Comissão.

A Comissão Europeia acompanhará continuamente os mercados, apresentará relatórios pelo menos semestralmente e poderá alargar o acompanhamento a produtos não sensíveis, a pedido da indústria. O intercâmbio de dados entre os Estados-Membros e a Comissão será reforçado. 

A entrada em vigor do acordo ainda está sujeita à sua adoção formal pelo Parlamento e pelo Conselho.

‍FILPORC - Presença em feiras 2026

No âmbito do programa de promoção comunitário "PorkInStyle" que a FILPORC tem a decorrer em consórcio com a INAPORC, iremos estar presentes nas feiras Food & Hospitality Asia e Seoul Food & Hotel, em 2026.

Em 2026, a feira Food & Hospitality Asia resulta da fusão entre as feiras Food & Beverage, HoReCa e ProWine, e espera-se que seja uma das maiores feiras deste género em toda a Ásia. A mesma irá decorrer em Singapura, entre 21 a 24 de abril de 2026.

A feira Seoul Food & Hotel terá lugar de 9 a 12 de junho de 2026.

Em ambas as feiras, as empresas portuguesas podem utilizar o stand da campanha para promover reuniões com importadores locais, usufruindo do todo apoio localmente no stand.

Solicitamos que as empresas que desejam participar informem a FILPORC, para organização da logística do stand.

Toda a informação relativa a este programa de promoção pode ser encontrada no website

Draft Regulamento- LMs soma de furano,2-metilfurano e 3-metilfurano

Partilhamos a posição da FoodDrinkEurope sobre a gestão de riscos no caso do furano, 2-metilfurano e 3-metilfurano.

A posição foi partilhada com a Comissão.

Consultar aqui.

Notificação TRIS | Áustria - Projeto de Lei sobre Reduflação (shrinkflation)

A Áustria notificou, no âmbito do sistema TRIS ( 2025/0704/AT), um projeto de lei relativo à rotulagem de produtos cuja quantidade tenha sido reduzida sem uma correspondente redução no preço (Lei sobre o combate às embalagens enganosas).

O projeto de lei obriga os retalhistas a indicar, no produto ou na prateleira, que os bens foram afetados por reduflação  (o tamanho diminuiu, o preço aumentou). Os produtos abrangidos são todos aqueles para os quais existe a obrigação de exibir o preço unitário e que são pré-embalados. 

O  período de standstill termina no dia 24/02/2026.  Esta é a data até a qual os Estados-Membros, a Comissão Europeia e outras partes interessadas podem apresentar os seus comentários.


ACRILAMIDA | Recomendações da ACRYRED sobre BMLs e MLs de acrilamida

As recomendações da ACRYRED sobre níveis de referência e níveis máximos de acrilamida em géneros alimentícios. A COST Action ACRYRED centra-se na redução da acrilamida em alimentos à base de cereais, reunindo especialistas em melhoramento de plantas, produção de cereais, transformação de alimentos, toxicologia, regulamentação e proteção do consumidor. A acrilamida, formada durante o processamento a altas temperaturas, é considerada neurotóxica e potencialmente carcinogénica, embora exista uma incerteza significativa quanto ao risco associado à exposição alimentar.

Estas posições estão sintetizadas no documento “ACRYRED COST Action views on the use of concentration limits as a part of controlling acrylamide concentrations within foods”. O documento foi elaborado por uma Task Force constituída voluntariamente por membros da ACRYRED e reflete a posição consensual de toda a comunidade.

Grupo de Trabalho de Exportação Dezembro de 2025 Ata + Pré-listagem do Brasil

No âmbito das negociações sanitárias entre a União Europeia e o Brasil, existe um processo em curso para facilitar a exportação de produtos de origem animal (carnes e derivados) da UE para o Brasil através do mecanismo de pré-listagem de estabelecimentos. Este sistema permite que as autoridades nacionais da UE (em Portugal, a DGAV) proponham diretamente estabelecimentos para aprovação brasileira, após inspeção, agilizando o acesso ao mercado sem necessidade de aprovação individual prolongada pelo MAPA/DIPOA.

Consulte a minuta da ata da última reunião da UECBV, realizada no passado dia 9 de dezembro, aqui.


EFSA | "The European Union One Health 2024 Zoonoses report"

Foi publicado o relatório “The European Union One Health 2024 Zoonoses report". Este relatório da Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) apresenta os resultados das atividades de monitorização e vigilância de zoonoses realizadas em 2024 em 27 Estados-Membros (EM), no Reino Unido (Irlanda do Norte) e em oito países terceiros, em conformidade com a Directiva Zoonoses 2003/99/CE. São apresentados e interpretados, numa perspetiva histórica, dados estatísticos fundamentais sobre zoonoses e agentes zoonóticos em seres humanos, géneros alimentícios, animais e alimentos para animais. 


‍Eventos

28

janeiro

‍Reunião do Intergrupo para a Pecuária Sustentável organizada em conjunto com o Comité das Regiões, Região da Bretanha

 

A redução das emissões de gases com efeito de estufa é uma componente importante das estratégias globais de mitigação das alterações climáticas, bem como da Lei Europeia do Clima, e o setor pecuário está a desempenhar um papel ativo na redução das emissões geradas ao longo da cadeia de produção alimentar.

Esta reunião será uma oportunidade para ouvir diretamente da FAO, cientistas, criadores e agricultores sobre o quanto o setor avançou e o que pode ser feito para apoiar os produtores da UE a permanecerem na vanguarda da produção pecuária de baixas emissões. 

 

Mais informações aqui.

Registe-se aqui.


‍Legislação

‍REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2547 DA COMISSÃO de 10 de dezembro de 2025que estabelece regras de aplicação do Regulamento (UE) 2023/956 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito aos métodos de cálculo das emissões incorporadas nas mercadorias. Consultar aqui

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2548 DA COMISSÃO de 10 de dezembro de 2025 - que estabelece as regras de aplicação do Regulamento (UE) 2023/956 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito ao cálculo e à publicação e ao preço dos certificados CBAM. Consultar aqui.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2549 DA COMISSÃO de 10 de dezembro de 2025 que altera e retifica o Regulamento de Execução (UE) 2025/486 da Comissão que estabelece as regras de execução do Regulamento (UE) 2023/956 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito às condições e aos procedimentos relacionados com o estatuto de declarante CBAM autorizado. Consultar aqui.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2550 DA COMISSÃO de 10 de dezembro de 2025 - que altera e retifica o Regulamento de Execução (UE) 2024/3210 no que diz respeito ao registo CBAM. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2541 DA COMISSÃO de 16 de dezembro de 2025 - que renova a autorização de colocação no mercado de produtos que contenham, sejam constituídos por ou sejam produzidos a partir de milho geneticamente modificado MON 87427 nos termos do Regulamento (CE) n.o 1829/2003 do Parlamento Europeu e do Conselho. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2544 DA COMISSÃO de 16 de dezembro de 2025 - que autoriza a colocação no mercado de produtos que contenham, sejam constituídos por ou sejam produzidos a partir de milho geneticamente modificado DAS1131 nos termos do Regulamento (CE) n.o 1829/2003 do Parlamento Europeu e do Conselho. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2025/2650 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 19 de dezembro de 2025 - que altera o Regulamento (UE) 2023/1115 no que respeita a determinadas obrigações dos operadores e comerciantes. Consultar aqui.


Mensagem

de Ano Novo 2026

Feliz Ano Novo 2026!

 

Estimados Associados, Parceiros, Colaboradores e Amigos da APIC,

 

À medida que nos despedimos de 2025 e abraçamos o ano de 2026 com otimismo renovado, a Associação Portuguesa dos Industriais das Carnes (APIC) estende os seus mais sinceros votos de um ano extraordinário a todos vós, às vossas famílias e às vossas equipas profissionais. Que este novo ciclo seja preenchido com saúde robusta, prosperidade abundante, sucessos notáveis e uma infinidade de momentos de alegria.

 

Neste ano que se inicia, desejamos que o setor da indústria de carnes em Portugal seja impulsionado por conquistas significativas, um crescimento sustentável que continue a equilibrar inovação e tradição. Que possamos enfrentar com sucesso os desafios globais, explorando novos mercados, adotando novas tecnologias e reforçando práticas que promovam a eficiência e a resiliência.

 

A APIC reafirma, com convicção inabalável, o seu compromisso em representar e salvaguardar os interesses das nossas empresas associadas. Continuaremos a promover a excelência operacional, a inovação contínua nos processos produtivos, a qualidade irrepreensível dos nossos produtos com responsabilidade socioambiental.

 

No horizonte de 2026, idealizámos um setor fortalecido através de iniciativas colaborativas, apoiando ativamente a internacionalização das empresas portuguesas, facilitando parcerias estratégicas e acesso a mercados internacionais.

Continuaremos a acompanhar de perto a evolução das normativas europeias e nacionais, antecipando crises e defendendo posições que favoreçam a competitividade, investindo em formação e capacitação para elevar os padrões da indústria transformadora de carnes.

 

Que este ano seja sinónimo de união fortalecida, colaboração profícua entre todos e resultados positivos que beneficiem não só as nossas empresas, mas toda a cadeia de valor.

Juntos, numa comunidade coesa, continuaremos a enaltecer o que Portugal oferece de mais valioso ao mundo: produtos cárneos de excelência, rigorosamente seguros, produzidos com o devido respeito pelo ambiente e o bem-estar animal. Estes valores não são apenas compromissos, são a alma da nossa identidade coletiva.

 

Com gratidão pelo caminho percorrido e entusiasmo pelo futuro que nos espera, enviamos os nossos melhores votos de um Ano Novo repleto de inspiração, inovação e prosperidade compartilhada.

 

Montijo, 26 de dezembro de 2025

O Presidente da APIC

Carlos Ruivo

 


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana __/2025

Mercado Nacional Montijo- Semana __/2024
‍Mercado Espanhol - Semana __/2025
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana __/2025
Tendência do Mercado Internacional - Semana __/2025

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo