Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 49

APIC Info semanal 49

APIC|INFO|Semanal

Semana 49 - 05/12/2025

‍Publicidade

Parceria entre Coimfor, Humberto Rocha & Consultores Associados, Tsistemas e Hanna Instruments.

‍As cadeias de valor de produção de proteína animal são um negócio de base tecnológica que incorporam de forma sistematizada conhecimento técnico e científico para manter a sua competitividade.

O valor económico da proteína de origem animal em particular da proteína bovina e ovina obriga a um minucioso controlo da execução dos referenciais de produção ao longo da cadeia produtiva.

A otimização e sustentabilidade do processo produtivo inicia-se com a sua conceptualização, desenho do referencial de produção e replicação do modelo desenvolvido.

Disponibilizamos sistemas informáticos, automatismos, equipamentos e análise de processos que permitem quantificar para gerir, adaptados a cada realidade e estabelecidos com base em objetivos de simplificação que visam reduzir custos minimizando procedimentos, RH, equipamentos e software, identificando processos críticos, eliminar quebras, aumentar produtividade e melhorar a qualidade objetiva de entre outros. Ler artigo completo aqui

‍Notícias

MOH | Análise MOSH/MOAH em alimentos - Orientações sobre análise, interpretação de resultados

‍O  Laboratório Europeu de Referência sobre Contaminantes de Processo (EURL on Process Contaminants ) publicou um documento de orientação intitulado "Analysis of MOSH and MOAH in food by GC×GC: Guidance on analysis, interpretation and data reporting”.

O principal objetivo da orientação é promover a harmonização da análise GC×GC, da interpretação de cromatogramas e expressão/comunicação de resultados para a caracterização qualitativa de MOSH e MOAH.

O documento visa fornecer orientações para a identificação provisória de interferências analíticas que afetam a quantificação de MOSH e MOAH por LC-GC-FID, fornecer informações para a identificação da fonte de contaminação e apoiar a caracterização dos compostos MOAH com base no número de anéis aromáticos e no seu grau de alquilação. O documento encontra-se disponível aqui.

‍Relatório da Comissão AGRI do PE sobre a missão a Brasília e Goiás

Relatório aqui.

 

Consulte as seguintes páginas:

  • 7/27
  • 17/27
  • 18/27


UNICEF | Relatório: proteger crianças contra os UPFs

Anunciado como parte da série do The Lancet sobre alimentos ultraprocessados (UPF) e saúde humana, divulgada em 18 de novembro de 2025, a UNICEF publicou também um comentário no The Lancet.

No evento de lançamento do The Lancet, realizado em 19 de novembro de 2025, a UNICEF anunciou um próximo relatório/artigo de revisão relacionado com a proteção das crianças contra os “alimentos ultraprocessados”. O relatório iminente revelará evidências emergentes que associam o consumo de UPF a todas as formas de malnutrição, alterações metabólicas e problemas de saúde mental em crianças. A publicação está prevista para 3 de dezembro de 2025.

Rede de Ação em Investigação sobre Alimentos Ultraprocessados (UPF-RAN)

Foi criada uma rede de ação em investigação intitulada UPF-RAN - Ultra-Processed Food Research Action Network (Rede de Ação em Investigação sobre Alimentos Ultraprocessados).

A UPF-RAN é uma rede global de investigadores comprometida com o avanço do conhecimento e da ação relativamente aos alimentos ultraprocessados.

A plataforma da UPF-RAN é um repositório aberto dedicado à partilha de documentos, artigos e recursos sobre o “impacto prejudicial” dos “alimentos ultraprocessados” na saúde humana e planetária, fundamentado em evidência científica. Reúne materiais de diversas fontes e disciplinas, incluindo epidemiologia nutricional, saúde pública, políticas públicas e ciências sociais, entre outras.

O objetivo da plataforma é coordenar a investigação e traduzir a evidência para decisores políticos,  jornalistas e educadores. 


Consulta pública sobre as orientações da Diretiva relativa ao dever de diligência das empresas em matéria de sustentabilidade. Consultar aqui

Resposta dada por Michael McGrath em nome da Comissão Europeia

Nos termos da Diretiva Dever de Diligência das Empresas sobre Sustentabilidade (DDDES), a Comissão deve emitir orientações de execução em consulta com os Estados-Membros, as partes interessadas e instituições específicas, tal como previsto no artigo 19, n1. A consulta das partes interessadas é um requisito legal ao abrigo da Diretiva e a Comissão está empenhada em cumprir esta obrigação. Consultar aqui

Newsletter Suinicultura 🐽 nº 647

 

 

Consulte aqui a Newsletter Suinicultura


Declaração de Dublin: Acompanhamento

Anúncio do lançamento da plataforma «Nourish Your Choice» (Alimente a sua escolha)

Durante a reunião de Denver, Frederic Leroy apresentou a Tabela de Nutrição juntamente com seus coautores. Um dos pontos de ação de Denver apela aos «cientistas para alertar os formuladores de políticas e o público sobre a importância de basear as políticas alimentares em evidências científicas sólidas».

Como resultado, o comité organizador criou a «Nourish Your Choice» (Alimente a sua escolha), uma plataforma de partilha social. A plataforma apresenta a «Tabela de Nutrição» e outras informações atuais relacionadas com a nutrição para dar aos consumidores de todo o mundo uma estrutura de senso comum, concebida por cientistas, para filtrar o ruído e tomar decisões informadas e pessoais sobre o que escolhem comer.

A plataforma já contém várias entrevistas e artigos.

Também pode apoiar a iniciativa seguindo e interagindo com os canais:

Facebook X (Twitter) Website
LinkedIn YouTube  


9 factos que não sabemos sobre o bem-estar animal - Campanha ELV

A UECBV partilhou o vídeo animado que a European Livestock Voice (ELV) — da qual a UECBV é membro — realizou sobre os nove factos que as pessoas (e os decisores políticos) geralmente desconhecem sobre o bem-estar animal. 

Aqui está a publicação que o apresenta e resume esses nove factos.

 

Mas o mais importante, por enquanto, é que isto seja divulgado o máximo possível, especialmente antes do evento da presidência da DK sobre bem-estar animal, que acontecerá na segunda-feira, 1 de dezembro de 2025. 


Pergunta parlamentar: Requisitos de reporte ambiental, social e de governação para pequenas e médias empresas ao abrigo da Diretiva relativa ao reporte de sustentabilidade das empresas. Consultar aqui

Resposta dada pela Sra. Albuquerque em nome da Comissão Europeia

Em 26 de fevereiro de 2025, a Comissão adotou a proposta Omnibus I para simplificar a Diretiva relativa à divulgação de informações sobre sustentabilidade pelas empresas (CSRD), bem como a Diretiva relativa à devida diligência em matéria de sustentabilidade empresarial. Se for aprovada pelos colegisladores, resultará numa redução significativa dos encargos para as empresas de menor dimensão. Consultar aqui.

EIT Food | Relatório: Rumo a uma compreensão partilhada da literacia alimentar na Europa

A EIT Food solicitou um relatório abrangente à Universidade de Gotemburgo intitulado “Towards a Shared Understanding of Food Literacy Across the European Union”. O relatório analisa de que forma a literacia alimentar — o conjunto de conhecimentos, competências e valores que moldam a nossa relação com os alimentos — pode contribuir para transformar positivamente os sistemas alimentares europeus.

O relatório pode ser descarregado aqui.



Proposta de alteração Reg. nº396/2005 - LMRs para Cobre

 

A Comissão Europeia está a trabalhar num draft  de Regulamento que irá alterar os Anexos II e III do Regulamento (CE) n.º 396/2005 no que diz respeito aos limites máximos de resíduos (LMR) para compostos de cobre em ou sobre determinados produtos.

Estas alterações aos LMR resultam do seguimento regulamentar da:

 

- Declaração da EFSA (fevereiro de 2025) sobre a atualização dos LMR para compostos de cobre, à luz do seu parecer científico relativo à reavaliação dos valores de orientação baseados na saúde (HBGVs) e da avaliação da exposição a partir de todas as fontes (link);

 

- Reavaliação da EFSA (janeiro de 2023) dos valores de orientação baseados na saúde para o cobre e da avaliação da exposição a partir de todas as fontes (link).

 

A proposta de alteração do Reg. (CE) nº396/2005 continuará em discussão. Espera-se que as partes interessadas recolham dados adicionais e os enviem para a EFSA.

Nova Estratégia de Bioeconomia da UE 2025

A Comissão Europeia publicou um novo Quadro Estratégico para uma Bioeconomia da UE Competitiva e Sustentável, que estabelece um roteiro para intensificar a inovação de base biológica, reforçar a resiliência da UE e acelerar a transição para uma economia circular e descarbonizada.

 

O novo Quadro Estratégico para uma Bioeconomia da UE Competitiva e Sustentável baseia-se na Estratégia de Bioeconomia de 2012 e nas revisões realizadas em 2018 e 2022, deslocando o foco para a implementação industrial, o aumento da escala de mercado, a competitividade e a resiliência.

Consulte o texto final da Estratégia, que se encontra aqui.


ALERTA:

PSA em Espanha – situação atualizada e ponto de situação das exportações de Espanha para países terceiros

As autoridades catalãs confirmaram esta semana 7 surtos adicionais de ASF em javalis no município de Cerdanyola del Vallès, onde os 2 primeiros surtos foram detectados na semana passada.

A força-tarefa de segurança (composta por Agentes Rurais, Proteção Civil, Polícia Local, Grupo de Defesa Florestal, SEPRONA e Unidade de Emergência Militar) continua implementando as medidas de contenção. Isso inclui desinfeção, colheita e maneio de cadáveres, busca com drones e cães treinados, e cálculo das densidades populacionais de javalis em raios de 6 e 20 km. 

Uma missão de veterinários europeus no local também está prevista para esta semana, com o objetivo de fornecer recomendações para erradicar a doença.

Todas as 39 explorações suínas nas áreas restritas e protegidas foram analisadas, todos os resultados foram negativos.

Por favor, encontre aqui a Resolução emitida pelo Governo Catalão que inclui as zonas de proteção e vigilância

Revista Carne #212

Já se encontra disponível a versão impressa da revista Carne #212. Mais de 130.000 leitores por edição (versão impressa + digital) 

 

Consulte a revista Carne aqui.


À Mesa com o Chef Vítor Sobral,

Histórias e Sabores

 

Partilhamos o segundo episódio, com a empresa associada

 

da APIC, SEL - Salsicharia Estremocense, 

 

em parceria com o Chef Vitor Sobral. Assista aqui.

 

 

Pode consultar as 

 

receitas e

 

tabela nutricional no site da APIC aqui


‍Eventos

12

dezembro

‍12º Simpósio Nacional ”Promoção de uma Alimentação Saudável, Segura e Sustentável” 

Vimos confirmar a realização do 12º Simpósio Nacional ”Promoção de uma Alimentação Saudável, Segura e Sustentável”, no próximo dia 12 de dezembro. Este ano, o evento é dedicado ao tema “Promoção de ambientes salutogénicos no local de trabalho” e realiza-se inteiramente online, com início às 9h30, conforme programa.

Link de acesso aqui.

‍PhageCentro 2025 by SeaPower

PhageCentro 2025 by SeaPower, o primeiro simpósio dedicado à Terapia Fágica aplicada à Saúde, Agroindústria e Inovação. O evento será no dia 10 de dezembro de 2025, nas instalações da SeaPower – Associação para o Desenvolvimento da Economia do Mar (IEFF) na Figueira da Foz.

PhageCentro 2025 incluirá apresentações técnicas e mesas-redondas interativas com especialistas das áreas da ciência, indústria e inovação, bem como momentos de networking, promovendo a partilha de conhecimento e a colaboração interdisciplinar.

Inscrição gratuita, mas obrigatória aqui.

‍10

dezembro


‍Legislação

‍REGULAMENTO (UE) 2025/2365 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 12 de novembro de 2025 - relativo à prevenção das perdas de péletes de plástico para reduzir a poluição por microplásticos. Consultar aqui.

‍DIRETIVA (UE) 2025/2360 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 12 de novembro de 2025relativa à monitorização e à resiliência do solo. Consultar aqui.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/1956 DA COMISSÃO de 29 de setembro de 2025 - que estabelece regras de execução do Regulamento (UE) 2023/2411 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à proteção das indicações geográficas de produtos artesanais e industriais. Consultar aqui.

REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2025/1955 DA COMISSÃO de 29 de setembro de 2025que complementa o Regulamento (UE) 2023/2411 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à proteção das indicações geográficas de produtos artesanais e industriais. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/2489 DA COMISSÃO de 3 de dezembro de 2025 - relativa a determinadas medidas de emergência provisórias contra a peste suína africana na Espanha. Consultar aqui.

Portaria n.º 427/2025/1, de 28 de novembro - Fixa as taxas devidas pelos atos e serviços praticados pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), no âmbito dos procedimentos previstos no Decreto-Lei n.º 276/2001, de 17 de outubro, na sua redação atual. Consultar aqui.

 

‍Artigo de Opinião

‍Estratégia para a pecuária: manifesto da ELV e recomendações dos deputados europeus ao Comissário Hansen -> pontos para sua verificação e apoio

A UECBV trabalhou no «manifesto ELV» nesta primavera, apresentando uma visão equilibrada sobre a pecuária como contributo para o trabalho do PE no relatório Fidanza e no SLI (Intergrupo para a Pecuária Sustentável).

A UECBV está agora muito satisfeita por ver que os três copresidentes do SLI apresentaram as suas recomendações ao Comissário Hansen. Encontrará um artigo e uma ligação para o documento aqui: Recomendações do Intergrupo para a Pecuária Sustentável para a Visão da Comissão sobre o Futuro da Pecuária - Intergrupo para a Pecuária Sustentável

A UECBV precisam do apoio para o trabalho sobre os pontos da estratégia para a pecuária, se desejar que a UECBV seja ativa nesta matéria:

Gostariam de aproveitar mais uma vez a oportunidade para obter o vosso feedback sobre as alterações ao relatório Fidanza.

Contribuições para o fluxo de trabalho relativo à pecuária, documentos 2 e 3

A estratégia da COM está prevista para abril de 2026, com o próximo prazo para contribuições a 10 de dezembro, e o PE também aguarda rapidamente as contribuições da UECBV.


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 48/2025

Mercado Nacional Montijo- Semana 49/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 49/2025
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 49/2025

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo