Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 15

APIC Info semanal 15

APIC|INFO|Semanal

Semana 15 - 11/04/2025

‍Notícias


A UECBV apela a que não se continue a tornar refém das medidas de retaliação anunciadas e subsequentes

‍Referindo-nos ao anúncio de ontem da imposição pelos EUA de direitos aduaneiros recíprocos de 20% sobre a UE, abrangendo todas as exportações agro-alimentares para os EUA, publicámos a curto prazo um comunicado de imprensa da UECBV.

Baseia-se no projeto que já circulou há algum tempo e que foi discutido na Secção da Indústria da Carne na semana passada, mas, uma vez que os preparativos para uma ação conjunta se tornaram mais difíceis, publicámo-lo por nossa conta, embora possa ainda servir de base para uma carta aos Comissários solicitando uma reunião conjunta. Consultar aqui.

‍Ata da 2ª reunião do Grupo de Trabalho AD-HOC da AESA sobre “Alimentos fumados convencionalmente”

A EFSA está a avaliar a segurança dos alimentos fumados por métodos convencionais, focando-se nos riscos associados aos hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs). Um grupo de trabalho foi criado e já realizou reuniões técnicas, incluindo um encontro com stakeholders em março de 2025, para recolha de dados e discussão do tema. O objetivo é garantir a segurança alimentar sem comprometer as tradições culturais. Consultar aqui.

Revista Aves & Ovos 285

 

Consulte a edição digital nº 285 da Revista Aves & Ovos que esta semana será distribuída na sua versão impressa. Consulte aqui.

Aproveitamos para partilhar, igualmente, o link que dá acesso a todos os restantes números da Revista disponíveis digitalmente na plataforma Calameo. Consulte aqui.

+ SIPACE - DGAV

 

A partir de 31 de março a DGAV disponibilizou a nova plataforma + SIPACE - Sistema de Informação para a Gestão dos Controlos Oficiais e para o Intercâmbio de Informação com os operadores, substituindo assim a aplicação SIPACE.  Mais informações no endereço + SIPACE.


Mensagens "Ser Omnívoro-pela Tua Saúde e a do Planeta":

A APIC lançou mais uma mensagem do livro: "Razões para ser Omnívoro"

"Pelo contrário, outros grupos que defendem causas consideradas muito nobres e moralmente inquestionáveis para uma grande maioria, como a abolição da pena de morte, atuam de forma bastante diferente: tentam convencer os que têm uma opinião diferente, mas não recorrem ao insulto ou à agressão contra os que discordam.” [Página 49]

Consultar a explicação aqui.

Direitos aduaneiros UE-EUA - votação

A UE aprova contramedidas comerciais contra os EUA.

Os Estados-Membros da União Europeia aprovaram a proposta da Comissão Europeia para aplicar contramedidas comerciais aos Estados Unidos, em resposta às tarifas impostas por Washington sobre as importações de aço e alumínio europeus.

A UE considera estas tarifas injustificadas e prejudiciais tanto para a economia europeia como para a global. Embora continue a privilegiar uma solução negociada com os EUA, a UE avançará com a aplicação de tarifas a partir de 15 de abril, após a conclusão dos procedimentos internos.

As medidas poderão ser suspensas caso se chegue a um acordo justo e equilibrado com os EUA. Consultar o aqui.

Últimas informações aqui.



Seminário "OS AGRICULTORES SÃO AMBIENTALISTAS" destacou papel da Agricultura no âmbito da sustentabilidade ambiental

O Movimento MAPA – Movimento, Ambiente e Produção Alimentar, promoveu no passado dia 3 de abril, na 57ª Feira Internacional da Agricultura Pecuária e Alimentação, o seminário “OS AGRICULTORES SÃO AMBIENTALISTAS” que decorreu na sala de Congressos do Fórum de Braga. 

O seminário reuniu especialistas, produtores e representantes do setor agrícola para debater o compromisso dos agricultores com a sustentabilidade ambiental. Os produtores e agricultores são, por natureza, ambientalistas, pois conhecem e gerem os recursos naturais, garantindo a sustentabilidade dos sistemas, a segurança alimentar e o bem-estar animal. O seu conhecimento multidisciplinar permite-lhes cumprir exigências ambientais e produtivas, tornando-os fundamentais para o equilíbrio entre sustentabilidade e produção. Ler o comunicado aqui.

COMÉRCIO - Medida de salvaguarda da China relativa à carne de bovino - Informações e actas da audição realizada em 31 de março de 2025 em Pequim

Referimo-nos ao processo de inquérito da China relativo à carne de bovino e informamo-lo sobre o ponto da situação mais recente.

O MOFCOM (Ministério do Comércio) da China deu início, no dia 27 de dezembro de 2024, a uma chamada "investigação global sobre a carne de bovino", para além das investigações realizadas anteriormente no setor da carne de suíno e, mais tarde, no setor dos produtos lácteos, e de uma investigação sobre a lisina/valina. Consultar documentos aqui e aqui.


Investigadores concebem ferramentas para desenvolver vacinas mais eficazes contra o vírus da peste suína africana

Investigadores do J. Craig Venter Institute, do Friedrich-Loeffler-Institut e do International Livestock Research Institute (ILRI) desenvolveram um sistema de genética inversa para o vírus da peste suína africana.

Este novo sistema ajudará os investigadores a desenvolver vacinas e a estudar a patogénese e a biologia da peste suína africana, uma doença viral altamente contagiosa e mortal que afecta os porcos domésticos e selvagens, especialmente prevalecente em África, na Europa, na Ásia e nas Caraíbas. Ler mais aqui.

Carlos Cuerpo apela a um fundo de ajuda da UE para "compensar" o facto de ser afetado pelas tarifas aduaneiras de Trump

 

O ministro da Economia, Comércio e Empresa, Carlos Cuerpo, pediu à União Europeia (UE) que crie um fundo de ajuda para “compensar” os setores mais afectados pelas tarifas impostas pelo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ler mais aqui.


Revista AgroVida

 

Consultar capa aqui.


‍Eventos

28

abril

Seminário Porto - 28 abril

ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto

É com grande satisfação que o convidamos a participar no Seminário do MAPA - Movimento Ambiente e Produção Alimentar, sob o tema: "Os Agricultores são ambientalistas", onde serão abordadas e debatidas questões cruciais sobre a importância dos profissionais do mundo rural, sublinhando o papel do Agricultor/Produtor como agente ativo na preservação ambiental e numa produção responsável.7

Consultar o programa aqui.

Inscrições até dia 23 de abril, através do e-mail: info@mapa.com.pt

CONFERÊNCIA “Smart Cattle: Inteligência Artificial e Agropecuária do Futuro” – 30 De Abril - OVIBEJA

A empresa Monte do Pasto tem o prazer de convidar a participar na Conferência “Smart Cattle: Inteligência Artificial e Agropecuária do Futuro”.

Uma tarde de inspiração e partilha de conhecimento que acontecerá no próximo dia 30 de Abril, a partir das 14h30, no Auditório NERBE-AEBAL durante a 41ª Ovibeja.

A Conferência será precedida, de um momento de convívio, a partir das 13h00, o BBQ-Extravaganza pelo Chef Pedro Sommer.

Consultar programa aqui

Inscrições aqui.

30

abril

‍21

maio


Reunião Geral da Indústria - Inovação & Digitalização | FMV - 21 de Maio de 2025

Numa conjuntura de grande indefinição e instabilidade decorrentes da geopolítica mundial e de ameaças à União Europeia, que desafiam as políticas de defesa e segurança alimentar, enquanto se discutem, entre outros, o Quadro Financeiro Plurianual e uma nova Visão para a Agricultura e Alimentação, com a pecuária a merecer um papel de relevo, a atual Comissão Europeia aposta na inovação e digitalização para sermos mais competitivos e sustentáveis. 

Por outro lado, preocupa-nos a imposição de tarifas pela Administração Trump e a lista de produtos de retaliação proposta pela Comissão Europeia devemos evitar, a todo o custo, uma escalada nesta guerrilha comercial que a ninguém beneficia.

Reserve o dia 21 de maio, para mais uma edição da Reunião Geral da Indústria dedicada ao tema Inovação & Digitalização: Ferramentas para a Competitividade e Sustentabilidade.

Consultar programa aqui e ficha de inscrição aqui.

Tecnologia e qualidade da carne e produtos cárneos

Presencial com componente prática | 32 horas

curso, com uma forte componente prática, foi cuidadosamente elaborado para profissionais que desejam aprimorar os seus conhecimentos no setor de produtos cárneos, proporcionando uma compreensão profunda dos processos e inovações que impulsionam esta indústria.

Mais informações aqui.

Inscrições aqui.

26 a 30

maio


‍Legislação

REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2025/687 DA COMISSÃO de 30 de janeiro de 2025 - que altera o Regulamento Delegado (UE) 2019/624 no que se refere às inspeções ante mortem nos matadouros, às inspeções ante mortem na exploração de proveniência e às inspeções post mortem. Consultar aqui.

DECISÃO (UE) 2025/685 DO CONSELHO de 27 de março de 2025 - relativa à celebração, em nome da União, do Acordo sob a forma de Troca de Cartas entre a União Europeia e o Reino da Noruega que altera o Acordo entre a União Europeia e o Reino da Noruega ao abrigo do artigo XXVIII do Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio (GATT) de 1994, no respeitante à alteração das concessões previstas em relação a todos os contingentes pautais da lista CLXXV-UE em consequência da saída do Reino Unido da União Europeia. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2025/651 DA COMISSÃO de 2 de abril de 2025 - que altera o Regulamento (CE) n.o 1333/2008 no que diz respeito à utilização de mono e diglicéridos de ácidos gordos (E 471) e cera de carnaúba (E 903) como agentes de revestimento em determinadas frutas frescas e mandiocas e de lecitinas (E 322) e ácidos gordos (E 570) como agentes de transporte em agentes de revestimento para mandiocas. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2025/652 DA COMISSÃO de 2 de abril de 2025 - que altera o Regulamento (CE) n.o 1333/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho e o Regulamento (UE) n.o 231/2012 da Comissão no que diz respeito à utilização de glicosídeos de esteviol produzidos por fermentação utilizando Yarrowia lipolytica. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/696 DA COMISSÃO de 3 de abril de 2025 - que altera o anexo da Decisão de Execução (UE) 2025/672 relativa a determinadas medidas de emergência contra focos de febre aftosa na Hungria e na Eslováquia. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2025/666 DA COMISSÃO

 de 4 de abril de 2025 - que altera o anexo II e o anexo III do Regulamento (CE) n.o 1333/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à utilização de carboximetilcelulose de sódio, goma de celulose (E 466) e o anexo do Regulamento (UE) n.o 231/2012 da Comissão no que se refere às especificações para a celulose (E 460), a metilcelulose (E 461), a etilcelulose (E 462), a hidroxipropilcelulose (E 463), a hidroxipropilmetilcelulose (E 464), a etilmetilcelulose (E 465), a carboximetilcelulose de sódio, goma de celulose (E 466), a carboximetilcelulose de sódio reticulada, goma de celulose reticulada (E 468) e a carboximetilcelulose hidrolisada enzimaticamente (E 469). Consultar aqui.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/715 DA COMISSÃO de 7 de abril de 2025 - que altera o anexo I do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana. Consultar aqui.


DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/716 DA COMISSÃO de 7 de abril de 2025 - que altera a Decisão de Execução (UE) 2024/2207 relativa a determinadas medidas de emergência contra a varíola ovina e caprina na Grécia. Consultar aqui.

‍Artigo de Opinião

E‍LV - European Livestock Voice

Será que a mudança para dietas à base de plantas reduz realmente as emissões?

A redução do bovino é geralmente considerada uma estratégia eficaz para diminuir as emissões antropogénicas de gases com efeito de estufa (GEE). Por esta razão, a redução do consumo de proteínas animais é frequentemente aconselhada para atenuar os GEE, nomeadamente as emissões de metano provenientes da fermentação entérica do bovino. Os estudos anteriores centraram-se principalmente nas emissões relacionadas com o bovino e a produção alimentar, ignorando as implicações para as emissões do solo. Consequentemente, o impacto das alterações alimentares no balanço de GEE dos solos agrícolas não foi objeto de uma avaliação exaustiva.

Esta lacuna foi colmatada num estudo recente, que revela que a mudança para regimes alimentares mais baseados em plantas pode não resultar automaticamente em reduções líquidas das emissões agrícolas. Pelo contrário, a redução da produção animal pode ter consequências indesejadas, como afetar negativamente o armazenamento de carbono orgânico do solo (SOC) e aumentar potencialmente as emissões de óxido nitroso (N₂O). Ler mais aqui.


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 14/2025

Mercado Nacional Montijo- Semana 15/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 15/2025
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 15/2025
Tendência do Mercado Internacional - Atualização do Acordo de Comércio Livre com o Canadá (ver slides 8 e 9)
Produtos animais - Comité de gestão - Reunião de 20 de março de 2025 - Situação do mercado da carne - Apresentações

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo