Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 06

APIC Info semanal 06

APIC|INFO|Semanal

Semana 06 - 07/02/2025

‍Notícias

As etiquetas que um produto cárneo merece

Na busca constante da melhoria do serviço, posicionamento de produto e garantia do cumprimento das norrmativas legais, a etiqueta a cores tem um papel essencial no setor cárneo. O exemplo de uma referência no setor ibérico como a Famadesa (www.famadesa.es) , com o uso de impressoras de etiquetas a cores para produção on-demand da EPSON, poderá ajudar a transformar outras empresas de produção e dsitribuição de carnes e derivados:

  • ColorWorks: incorporação de uma impressora de etiquetas a cores on-demand de elevada velocidade nas instalações de produção e embalamento.
  • Menos é mais: reduzir a necessidade de subcontratar é ter mais eficácia na produção; gerir directamente as etiquetas é reduzir os stocks desnecessários e obsoletos.
  • Qualidade de um líder: a garantia de uma marca líder em impressoras digitais de etiquetas a cores com uma tecnologia inigualável, PrecisionCore da Epson.

Descobre o caso da Famdesa aquí.

Para mais informações, escrever para carlos.rebelo@epson.eu

‍Pergunta parlamentar: Consequências da imposição de um imposto sobre as emissões de gases com efeito de estufa aos agricultores dinamarqueses

‍Resposta dada pelo Sr. Hansen em nome da Comissão Europeia

O Diálogo Estratégico sobre o futuro da agricultura da UE apresentou as suas recomendações independentes à Comissão. O Presidente da Comissão solicitou ao Comissário responsável pela Agricultura e Alimentação, na sua carta de missão, que desse seguimento a algumas das recomendações do Diálogo. Entre elas, inclui-se o sistema de avaliação comparativa a nível da UE no setor agroalimentar. Consular aqui.



Temas climáticos | Atualizações e conferências

A APIC é associada da UECBV (Associação Internacional para o Comércio de Animais Vivos e Carne), pelo que, damos nota (resumo de outubro 2024 clique aqui) dos próximos trabalhos sobre o tópico do Clima.

Consultar documento resumida e traduzido para português, pela APIC aqui.

Peste dos Pequenos Ruminantes na Hungria

No passado dia 27 de janeiro, as autoridades da Hungria notificaram o primeiro foco de Peste dos Pequenos Ruminantes (PPR) numa exploração com 1810 ovinos em HUN-Zala, perto da fronteira com a Eslovênia e a Áustria. Tendo como provável origem de infeção a movimentação legal de animais, as autoridades da Hungria detectaram 12 casos de PPR em ovinos, que originou 12 mortes por doença. 

A autoridade competente, a DGAV, pede a todos os intervenientes que reforcem as medidas preventivas referidas na Nota Informativa N.º1/2024/PPR [disponível no portal da DGAV aqui], para evitar a introdução do vírus da PPR em território nacional. 

Qualquer suspeita ou ocorrência de PPR é de notificação obrigatória.

Aconselhamos também ao uso da Aplicação de Notificação Imediata de Mortalidade de Animais Selvagens (ANIMAS), para a notificação de ruminantes encontrados mortos em espaços naturais  - consulte aqui

Para mais informação sobre o ANIMA - consulte aqui e aqui 



Terça-feira, 21 de janeiro - Reunião do Mercosul - Documento

No passado dia 21 de janeiro, foi realizada uma reunião sobre a Mercosul, com a Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural [Directorate-General for Agriculture and Rural Development (DG AGRI)] e a Direção Geral do Comércio [Directorate-General for Trade] da Comissão Europeia, tendo sido disponibilizados os documentos apresentados durante a reunião. 

Caso queira consultar a Apresentação da UECBV - Consulte aqui

PPWR introduz mudanças significativas no mercado europeu da embalagem

No passado dia 22 de janeiro de 2025, foi publicado no Jornal Oficial da União Europeia o Regulamento Europeu de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR). Este regulamento substitui a atual Diretiva de Embalagens e Resíduos de Embalagens e entrará em vigor a 11 de fevereiro de 2025, com aplicação geral a partir de 12 de agosto de 2026. Algumas disposições, no entanto, terão prazos de transição mais longos. Ler notícia completa aqui.


UPFs | ANSES - Parecer Científico sobre caracterização e avaliação dos impactos na saúde do consumo de alimentos ultraprocessados

A Autoridade Francesa de Segurança dos Alimentos (ANSES) publicou o seu Parecer Científico sobre a caracterização e avaliação dos impactos na saúde do consumo de alimentos ultraprocessados (UPFs).

O relatório teve como objetivos caracterizar os UPFs, avaliar os seus impactos na saúde – analisando, em particular, a relação entre o consumo e o risco de doenças não transmissíveis – e informar as políticas de saúde pública, fornecendo evidências científicas para orientar as escolhas dos consumidores e apoiar a definição de diretrizes relacionadas com os UPFs. Consultar o documento aqui.

DGAV | "Call for views on the update of the 2021 EFSA Nano guidance documents"

A informação recebida da DGAV, que abaixo transcrevemos.

“A EFSA está a solicitar contributos sobre o Guidance document for risk assessment of nanomaterials and materials containing nanoparticles in the food chain

A consulta atual tem como objetivo recolher opiniões sobre os objetivos e o âmbito e fornecer feedback sobre as principais questões técnicas e científicas que requerem harmonização no que diz respeito aos nanomateriais e materiais que contêm nanopartículas.

Os contributos recebidos serão considerados pela EFSA no desenvolvimento dos documentos de orientação e disponibilizadas publicamente como informação de apoio quando finalizados.

Os comentários podem ser enviados até 14 de fevereiro 2025 para MESE@efsa.europa.eu.


Voz do campo - Movimentação de animais para Espanha permitida apesar da língua azul, esclarece a DGAV

O vírus da língua azul causou a morte de mais de 37.000 ovinos e afetou 1.800 explorações, com um total de 118.607 animais infetados. O Governo providenciou o financiamento para 385.050 doses de vacina contra o vírus.

A movimentação de animais de Portugal para Espanha é permitida, independentemente da origem da exploração, avançou a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) num esclarecimento a propósito da língua azul. Consultar aqui.

Lista das terminologias que se aplicam aos produtos cárneos, tendo em conta os Códigos Pautais e os conceitos do Regulamento Comunitário N.º 853/2004

A APIC enviou à Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais o documento que permite a devida revisão do valor do IVA- “Lista das terminologias que se aplicam aos produtos cárneos, tendo em conta os Códigos Pautais e os conceitos do Regulamento Comunitário N.º 853/2004”.

Pretende-se com este documento, que a questão da terminologia utilizada no CIVA, seja adequada, e os alimentos categorizados de acordo com a legislação existente, pois caso contrário desvirtuam-se os conceitos, o que levará a aplicar valores do IVA de forma indiscriminada e injusta. Consultar o documento aqui.



MICROPLÁSTICOS | Artigo da CE "Tackling Microplastic Pollution: A Cross-Society Approach"

A Comissão Europeia publicou um artigo intitulado "Tackling Microplastic Pollution: A Cross-Society Approach", salientando a necessidade de um esforço coordenado para reduzir a poluição por microplásticos em vários setores.

O relatório sublinha as preocupações ambientais e de saúde associadas aos microplásticos e descreve as atuais políticas da UE, a investigação científica e as iniciativas da indústria destinadas a abordar esta questão. As principais áreas abrangidas incluem as fontes de poluição por microplásticos, as estratégias de prevenção e redução e a importância da colaboração intersetorial para desenvolver soluções sustentáveis.

Esta publicação está alinhada com os objetivos ambientais mais amplos da UE, incluindo o Plano de Ação Poluição Zero e a Estratégia Economia Circular, e enfatiza o papel dos quadros regulamentares, da inovação e da sensibilização do público na mitigação da poluição por microplásticos.

O artigo completo encontra-se disponível aqui.

Resumo do projeto de relatório do PE sobre a estratégia da UE para a água

O Comité ENVI publicou recentemente um relatório sobre a Estratégia para a Água. Embora o documento seja bastante curto e não envolva qualquer apelo específico à ação, há ainda alguns pontos que podem ser relevantes para a indústria alimentar e das bebidas. A parte principal do relatório é o facto de sabermos que a Comissão ENVI está a insistir em objetivos vinculativos.

Consulte aqui o resumo da FoodDrinkEurope do Projeto de Relatório sobre a Estratégia Europeia de Resiliência da Água (ENVI-PR-766919).


O setor da carne está a crescer em 2024 e é moderadamente otimista para 2025

Depois de uma excelente campanha de Natal, o setor da carne fecha 2024 com um aumento das vendas e prepara-se para enfrentar 2025 com um otimismo moderado. É o que revela o relatório “O Pulso do Setor da Carne” elaborado pela AECOC, que reúne as opiniões de uma amostra destacada de empresas líderes da indústria da carne, bem como das principais empresas de distribuição alimentar, relativamente ao fecho de 2024 e às suas perspetivas para o próximo ano. Consultar aqui.

O Governo espanhol apela à UE para que atue “com urgência” face à política tarifária de Trump

O Ministro da Economia, Comércio e Empresa, Carlos Cuerpo, afirmou esta segunda-feira que “é muito cedo” para saber como a política tarifária do Presidente dos EUA, Donald Trump, pode afetar a economia espanhola, uma vez que ainda não colocou em cima da mesa as medidas que vai adotar em relação à União Europeia. Em todo o caso, Cuerpo considera que as declarações do Presidente dos EUA sobre esta questão devem colocar a UE em alerta, e “já o está a fazer”, para “agir com um certo sentido de urgência”. Ler mais aqui



‍Eventos

‍26

fevereiro


Reunião Geral Associados da APIC-dia 26 de fevereiro de 2025, na Quinta do Covelo em Vila Nova de Famalicão, no dia 26 de Fevereiro de 2025.

Estes Eventos realizam-se uma a duas vezes por ano e reúnem não só empresas associadas como também empresas não associadas. 

Sublinhamos que o Inspetor Geral da ASAE, Dr. Luis Lourenço,  estará presente neste evento.

Mais detalhes sobre este encontro serão enviados oportunamente.

Inscrições envie email para: sec@apicarnes.pt 

SAVE THE DATE | WORKSHOP - Contaminantes e aditivos nos produtos cárneos | 12 março

A APIC e a APED [Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição] irão promover o Workshop sobre contaminantes e aditivos alimentares.

A DGAV será oradora.

Pretende-se fazer Brainstorming sobr pertinência das análises não previstas na legislação em vigor.

Participem, inscrevendo-se em: sec@apicarnes.pt

Enviem-nos os vossos exemplos/questões,  os(as) quais serão discutidos(as) de forma sigilosa.

‍12

março

14

março


Jornadas Muralha 2025

No próximo dia 14 de março, irá realizar-se a 16ª edição das Jornadas Internacionais Hospital Veterinário Muralha de Évora. Este evento é uma oportunidade ímpar para reunir profissionais, investigadores e entusiastas da veterinária, agropecuária e equinicultura, promovendo a troca de conhecimentos e experiências valiosas.

A Porta-Voz do MAPA, Graça Mariano, irá estar presente no dia 14 de março, às 14:30h, na Sala Alter Real - Agropecuária de Extensivo. O tema da palestra é: "Movimento Ambiente e Produção Alimentar."

Consultar programa aqui.

Mais info aqui.

‍Tecmeat

 

Neste link tem um PDF on-line com todo o detalhe aqui.

Plano Formação 2025


‍Legislação

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/153 DA COMISSÃO de 29 de janeiro de 2025 - que autoriza a colocação no mercado dos vegetais de Lemna minor e Lemna gibba como novo alimento e que altera o Regulamento de Execução (UE) 2017/2470. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2025/140 DA COMISSÃO de 29 de janeiro de 2025que altera o anexo I do Regulamento (CE) n.o 1334/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à inclusão de (E)-3-benzo[1,3]dioxol-5-il-N,N-difenil-2-propenamida na lista da União de substâncias aromatizantes. Consultar aqui

REGULAMENTO (UE) 2025/147 DA COMISSÃO de 29 de janeiro de 2025 que altera o anexo I do Regulamento (CE) n.o 1334/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à retirada da substância aromatizante 4-metil-2-fenilpent-2-enal (n.o FL 05.100) da lista da União Consultar aqui

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/213 DA COMISSÃO de 30 de janeiro de 2025 - que altera a Decisão de Execução (UE) 2024/2918 relativa a determinadas medidas de emergência contra a varíola ovina e caprina na Bulgária. Consultar aqui.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2025/179 DA COMISSÃO de 31 de janeiro de 2025 - relativo à recolha e transmissão de dados analíticos moleculares no âmbito das investigações epidemiológicas de focos patogénicos de origem alimentar, em conformidade com a Diretiva 2003/99/CE do Parlamento Europeu e do Conselho. Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião



Graça Mariano | Diretora Executiva da APIC

A indústria da carne precisa de inovação?

Mais que inovação, precisa de boa comunicação, para que se conheçam as boas práticas e porque a carne faz falta.

A produção de carne, representa um enorme desafio para as empresas nas várias etapas da cadeia alimentar, pois continua a ser alvo de narrativas de alguma forma diabolizadas. Com o aumento da população e, ao mesmo tempo, o abandono do interior, começou a haver um total afastamento das atividades rurais, deixando o meio citadino até de entender que é a Terra que alimenta o homem. 

A perceção da perturbação do ambiente e de que como pode interagir com a vida futura, comprometendo mesmo as gerações vindouras, tem levado à procura incessante de culpados, tendo o mundo rural sido apontado, por algumas minorias, como causador principal da poluição ambiental, sobretudo devido à emissão de metano (CH4) pelos animais.

 

A falta de ligação e o desconhecimento da vida rural, por minorias urbanas, os tais sem terra para visitar no Natal, levou a assumirem que os produtos de origem animal seriam dispensáveis, pelo que começaram a considerar que a redução do seu consumo mitigaria os efeitos nefastos da sua produção no ambiente.

É claro que a criação de animais, como todas as outras atividades, gera gases com efeito de estufa (GEE), contudo esta não é, nem de longe, uma das principais causas dos GEE. Sendo muito relevante saber que a criação de animais é uma das atividades que já começou a aplicar práticas com vista a reduzir os GEE. Ler artigo completo aqui.


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 05/2025

Mercado Nacional Montijo- Semana 06/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 06/2025
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 06/2025

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo