Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 01

APIC Info semanal 01

APIC|INFO|Semanal

Semana 01 - 03/01/2025

‍Notícias

‍Curso Intensivo de Qualidade na Carne de Bovino

Estão abertas as inscrições para 4ª edição do Curso Qualidade na Carne de Bovino com o Prof. Humberto Rocha e o Eng. Mauro Soares que terá lugar nos dias 16 e 17 de Janeiro de 2025.

A formação aborda temas da Qualidade de A a Z, incluindo:

  • Os pilares do sabor da carne;
  • Transformação do músculo em carne, pigmentos e outros atributos;
  • Pontos críticos de impacto na qualidade da carne;
  • A cadeia de valor;
  • A influência da produção e maneio na qualidade da carne;
  • Marcas de carne e projetos: Sucessos e insucessos;
  • Maturação a seco e húmida - Os diferentes tipos de maturação para obtenção do ponto ótimo;
  • Desmancha comentada: cortes, utilizações, nomenclatura PT e USA c/ Eng. Mauro Soares;
  • Degustação de cortes e diferentes confeções;
  • Avaliação de peças e discussão sobre cortes e utilizações;

Pode consultar o Programa aqui.

Mais informações em farmin-trainings.net

UPF | ONGs pedem inclusão da saúde no debate da UE sobre alimentação e agricultura

‍Um grupo de ONGs [Organizações Não Governamentais] do setor da saúde enviou uma carta aos Comissários Hansen (Agriculture and Food), Varhelyi (Health and Animal welfare), Roswall (Environment, water resilience and competitive circular economy), Hoekstra (Climate, Net zero and clean growth) e Kadis (Fisheries and oceans). 

As ONGs defendem uma abordagem global da política alimentar que dê prioridade à saúde, à sustentabilidade e à prevenção de doenças, com uma forte ênfase na regulamentação, na reformulação dos produtos alimentares e na coerência das políticas entre setores. A carta está disponível aqui.

*Provacuno 

[Organização Interprofissional Agroalimentar da Indústria Espanhola de Carne de Bovino]

Propriedades nutricionais da carne de bovino pela Provacuno*

‍A carne de vaca é uma das maiores fontes de proteína que pode ser incorporada numa dieta diária saudável. Embora a carne de vaca não seja a única fonte de proteínas, é um alimento indispensável em qualquer dieta saudável, porque a sua contribuição nutricional vai desde os minerais e aminoácidos até às vitaminas essenciais para o correto desenvolvimento e proteção do metabolismo.

Quando falamos de carne de vaca, podemos distinguir entre vários tipos se classificarmos pelo seu nível de gordura e pela maturidade da carne. Abaixo, pode encontrar um guia básico para compreender melhor esta carne. Ler mais aqui.

EFSA | Draft Parecer científico sobre presença de perclorato em géneros alimentícios

A EFSA lançou a consulta pública sobre o "Atualização do parecer científico sobre os riscos para a saúde humana relacionados com a presença de perclorato nos alimentos".

O projeto de parecer encontra-se aqui. 

  • A consulta pública termina no dia 11 de fevereiro de 2025.

A APIC mantém as consultas públicas atualizadas no site. Consultar aqui.


Notificação TRIS | Itália - Projeto de Lei sobre Reduflação (shrinkflation)

Os comentários da FoodDrinkEurope, consultar aqui, à notificação TRIS de Itália relativa a um projeto de Lei que visa alterar o seu Código do Consumidor que regula a “reduflação” (shrinkflation).

A FoodDrinkEurope salientou as seguintes questões e preocupações relativamente ao projeto de Lei:

  • Incumprimento do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia;  
  • Incumprimento do Artigo 39º do  Reg. nº1169/2011 relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios;
  • Considerações sobre os preços dos géneros alimentícios (ex.: sucessão de crises, inflação dos custos dos fatores de produção, escassez de mão de obra e de competências, impacte das alterações climáticas e fenómenos meteorológicos extremos). Alguns custos dos fatores de produção estabilizaram nos últimos meses, nomeadamente a energia, mas os preços de algumas matérias-primas agrícolas, das embalagens, logística continuam elevados e não voltarão ao nível anterior ao Covid. Além disso, os retalhistas fixam preços ao consumidor e determinam a colocação dos produtos, o que afeta significativamente a distribuição do valor ao longo da cadeia.

Revista Aves e Ovos 284

 

Consultar aqui.


Procurement | Consulta Pública sobre as Diretivas relativas aos Contratos Públicos

A Comissão Europeia lançou a consulta pública sobre a avaliação das Diretivas relativas aos Contratos Públicos.

A avaliação é conduzida pela DG GROW (Comissão Europeia DG Mercado Interno, Indústria, Empreendedorismo e PME) e visa avaliar os três quadros legislativos que regulam os contratos públicos na UE:

- Diretiva 2014/23/UE relativa à adjudicação de contratos de concessão

- Diretiva 2014/24/UE relativa aos contratos públicos

- Diretiva 2014/25/UE relativa aos contratos públicos celebrados pelas entidades que operam nos setores da água, da energia, dos transportes e dos serviços postais e que revoga a Diretiva 2004/17/CE

A avaliação determinará se as regras estão a funcionar como previsto. Esta análise visa avaliar a sua eficácia, o seu impacto a nível da UE, a sua adequação ao objetivo pretendido, a sua relação custo-eficácia e a sua capacidade para enfrentar os desafios atuais.

Note-se que o âmbito desta avaliação não se limita aos produtos alimentares e bebidas. A consulta pública está aberta até 7 de março de 2025.

Arsénio | Draft Regulamento LMs Arsénio Inorgânico peixe e marisco

O Draft de Regulamento sobre os Limites Máximos de arsénio inorgânico em peixe e marisco. Este draft foi discutido com os Estados-Membros no grupo de trabalho que se reuniu nos dias 12 e 13 de dezembro. A FoodDrinkEurope não obteve o documento via Comissão.

Os Estados-Membros têm até 15/01/2025 para apresentar as suas observações à Comissão. Prevê-se que a proposta seja adotada no Standing Committee no dia 27 de fevereiro de 2025. Consultar o DRAFT aqui.


‍Eventos

‍10

janeiro

‍Curso de Formação "ISOlutions – Aplicações e Esclarecimentos" | 10 de janeiro

o Curso de Formação “ISOlutions – Aplicações e Esclarecimentos”, que irá realizar-se online no dia 2025-01-10 das 14:30 às 16:30 horas.

 O programa desta ação de formação encontra-se aqui.  Mais informamos que a formação é gratuita.

Para se inscrever nesta ação de formação deve preencher um breve questionário, até ao dia 08 de janeiro, que consta no seguinte link:  Formulário de inscrição.

Qualquer questão não hesite em contactar-nos remetendo e-mail para o endereço formacao@ipq.pt .

Workshop Presencial e Online: Contaminantes nos Produtos Cárneos - Em Lisboa

Alguns contaminantes como os MOSH e MOAH, ainda não têm limites legais, pelo que 

importa estabelecer um canal de discussão/reflexão, entre as equipas de qualidade das indústrias e as equipas de qualidade das Grande Distribuição, moderadas por representante da Autoridade Competente, a DGAV.

Assim, a APIC convidou a APED [Associação Portuguesa das Empresas de Distribuição] para em conjunto promover uma Workshop onde se pretende fazer Brainstorming que esclareça as equipas de qualidade da GD da importância e mais-valia, ou não, de análises não previstas na legislação em vigor, que têm solicitado aos fornecedores, os nossos associados.

Assim, nesse sentido, a APIC tem todo o gosto em organizar este evento com a colaboração da APED, no próximo dia 12 de março de 2025, cujos oradores serão a DGAV, a APIC e a APED.

Inscrições para : sec@apicarnes.pt 

Enviem-nos os vossos exemplos,  os quais serão discutidos de forma sigilosa.

12

março



‍Legislação

‍REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/3245 DA COMISSÃO de 19 de dezembro de 2024 que altera os anexos I e II do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana e que revoga a Decisão de Execução (UE) 2024/2976 relativa a determinadas medidas de emergência provisórias contra a peste suína africana na Alemanha. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2024/3190 DA COMISSÃO de 19 de dezembro de 2024 - relativo à utilização de bisfenol A (BPA) e outros bisfenóis e derivados de bisfenol com classificação harmonizada no que diz respeito a propriedades perigosas específicas em determinados materiais e objetos destinados a entrar em contacto com os alimentos, que altera o Regulamento (UE) n.o 10/2011 e revoga o Regulamento (UE) 2018/213Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião



Graça Mariano | Diretora Executiva da APIC

Revista Voz do Campo

A exportação é uma parte importante da dinâmica do setor das carnes em Portugal

No espaço da União Europeia (UE) considera-se como exportação a saída de bens, produtos e serviços de um país da UE para um país fora do espaço (país terceiro). Ao invés, considera-se como importação a entrada de bens, produtos e serviços de um país fora do espaço da UE (país terceiro). A entrada de mercadoria proveniente dos países da UE não se enquadra na definição de exportação e importação. 

No contexto nacional, Portugal ocupa a nona posição na produção de suínos na Europa, e apesa de significativamente para a economia agrícola.

Poderemos assumir que a produção nacional cobre uma boa parte do consumo, especialmente em carnes como porco e aves, mas é mais dependente da importação no caso da carne bovina. 

É aceitável considerar os seguintes fatores que influenciam a produção/comercialização de carne, nomeadamente:

- Demografia e Consumo: O aumento da população e mudanças nos padrões de consumo influenciam a procura por carne. Além disso, tendêcias como o crescimento do vegetarianismo e veganismo podem impactar o mercado.

- Regulamentação e Sustentabilidade: Há um crescente foco na produção sustentável e no bem-estar animal, o que pode afetar tanto a produção local quanto quanto as importações;

- Mercados Externos: O acesso a mercados externos e as condições do comércio internacional, como tarifas e acordos comerciais, também desempenham um papel nas importações de carne; 

Ler artigo completo aqui. (pág. 43)


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 52/2024

Mercado Nacional Montijo- Semana 01/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 01/2025
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 01/2025

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo