Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 47

APIC Info semanal 47

APIC|INFO|Semanal

Semana 47 - 22/11/2024

‍Notícias

40.º Aniversário da SEL [Salsicharia Estremocense | Enchidos Tradicionais do Alentejo]

 

No passado dia 8 de novembro tive a honra de participar na celebração dos 40 anos da empresa SEL. Honra acrescida porque muito poucas empresas conseguem chegar aos 40 anos de existência.

É sabido que  45% das empresas maduras (+ 20 anos), são empresas familiares, muito comum no setor da carne. Mas apenas 11% conseguem ter voos tal altos como a SEL,  uma empresa familiar que tem já duas gerações a trabalhar a tradição dos produtos cárneos. 

São empresas como a SEL, resilientes, que conseguem criar postos de trabalho, fixando pessoas no interior de Portugal.

Estando nesta celebração, a representar a APIC, não poderia deixar de enaltecer também o papel relevante da SEL, enquanto associada, integrando os órgãos sociais da APIC, defendendo os interesses do setor. 

Fica uma palavra de apreço a todos os trabalhadores que contribuíram,  que  contribuem e que contribuirão para a longevidade e sustentabilidade desta empresa.

e um bem-haja aos Pais, Francisco e Rosa, Fundadores da SEL e aos filhos, Mário e Sofia que tiveram a coragem para lhe dar continuidade.

Graça Mariano 




UE-Moldávia - maior liberalização pautal recíproca ao abrigo do artigo 147.o do Acordo de Associação UE-Moldávia

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre “Comércio UE-Moldávia - maior liberalização pautal recíproca ao abrigo do artigo 147.º do Acordo de Associação UE-Moldávia”. 
O site relevante para a consulta pública encontra-se aqui .

O prazo para a apresentação de observações termina em 27 de novembro de 2024. No entanto, para uma resposta coordenada, envie-nos os seus comentários e sugestões até 20 de novembro de 2024, para sec@apicarnes.pt

‍Desflorestação: PPE apresenta emendas ao EUDR

O PPE (Partido Popular Europeu) apresentou 15 alterações com vista à votação em plenário do PE no dia 14 de novembro.

 

  • As negociações entre o PE e o Conselho sobre a proposta da CE devem ser concluídas o mais rapidamente possível para que o adiamento produza efeitos antes do final do ano.
  • As alterações ao EUDR, para além do adiamento proposto pela CE, abririam, no entanto, se adotadas, novas negociações com o Conselho sobre a substância do EUDR. O risco é que essas negociações se possam prolongar até ao próximo ano, enquanto o RDUE ainda produziria efeitos na data inicial de 30 de dezembro de 2024.



Desflorestação: Documentação de orientação da Comissão

A Comissão Europeia publicou o documento de orientação para o Regulamento (UE) 2023/1115 sobre os produtos não associados à desflorestação.

 

Este documento tem definições de, por exemplo:

  • Colocação no mercado
  • Disponibilização no mercado
  • Exportação
  • Operador

 

‍Consultar o documento aqui.

FAO | Publicado "The State of Food and Agriculture 2024"

a Food and Agriculture Organisation (FAO) [Organização para a Alimentação e Agricultura] publicou o “The State of Food and Agriculture 2024”. Este relatório anual  é elaborado em conjunto com a UNICEF, a World Food Programme, a WHO e a International Fund for Agricultural Development.

O relatório de 2024 explora a transformação dos sistemas agroalimentares, impulsionada por valores que aumentam a sustentabilidade e a equidade. Ler mais aqui.

BIOCIDAS | "Interim Policy Approach - Proposta de revisão da Comissão

Durante a reunião dos representantes das autoridades competentes dos Estados-Membros para a aplicação do Regulamento (UE) n.º 528/2012 (produtos biocidas), de setembro de 2024, a Comissão apresentou um documento revisto sobre a fixação de LMR tendo em conta as utilizações de biocidas. O documento revisto (CA-Sept24-Doc.7.2) substituirá a atual abordagem política provisória (CA-March17-Doc.7.6.c-final).

Os documentos finalizados na reunião estão também disponíveis no repositório da Comissão no seguinte link.

Os bovinos e o ciclo biogénico do carbono

 

Para compreender o verdadeiro impacto do metano proveniente dos bovinos no aquecimento, é necessário ter em conta o papel do ciclo biogénico do carbono. Assista ao vídeo e o texto.

O que é o metano?

O que é o metano e qual a sua relação com a sustentabilidade na pecuária? O Dr. Place, professor associado de sistemas de confinamento na AgNext, fala sobre o potente gás com efeito de estufa e sobre a importância da investigação sobre o metano. Assistir ao vídeo aqui.

"A criação de um mundo sem vacas"

 

Assista ao trailer aqui.

Momentos memoráveis das nossas entrevistas com agricultores, produtores de alimentos, cientistas, economistas, ambientalistas e outros especialistas.

A Importância da comunicação para o setor Agropecuário

No primeiro dia do ZOOTEC’24, XXIV Congresso de Zootécnia (7 de novembro de 2024), realizado pela Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ) no Espaço AGROS, Povoa de Varzim, deu-se lugar o debate na “Mesa Redonda: Comunicação no Setor Agropecuário”. Ler mais aqui.

3-secções: Ação da ELV sobre o Intergrupo do PE para a Pecuária -> contacte rapidamente os seus deputados para obter apoio

 

Consultar documento aqui

Episódios - Faça Chuva Faça Sol - Magazines - RTP

O programa com a reportagem do Seminário da APIC vai ser emitido amanhã, ao final da tarde, por volta das 18:30, na RTP2  e depois fica disponível online, no RTP Play. Episódios - Faça Chuva Faça Sol - Magazines - RTP

‍Clique aqui

Este Natal haverá um preço especial para o livro acima mencionado, para incentivar os nossos associados a adquirirem e oferecerem este livro, nomeadamente:

  • aos seus trabalhadores;
  • aos fornecedores;
  • aos seus clientes;
  • à família, sobretudo aos jovens que se afastaram do mundo rural;
  • a outros parceiros.

 

Acreditem que vale a pena obter conhecimento e este livro é uma oportunidade única para nos munirmos dos argumentos que nos permitirão defender o nosso setor.

Contacte-nos para: sec@apicarnes.pt

 

Preço especial de Natal: 19,99€ + portes


‍Eventos

Webinar| Doença da Língua Azul

 

A CAP vai organizar no próximo dia 26 de novembro, pelas 10 horas sobre a situação da Língua Azul e que se destina naturalmente a todos os que trabalham na atividade pecuária, direta ou indiretamente.

 

O principal objetivo da Sessão é apresentar as principais especificidades dos serotipos 3 e 8, partilhar a situação atual da Língua Azul em Portugal e Espanha, e fornecer esclarecimentos sobre as vacinas disponíveis, bem como o processo de notificação da doença. Um tema, como sabemos, da maior atualidade. 

Consultar programa aqui.

Inscrições aqui.

26

novembro

28

novembro

TECMEAT: MEAT MEETINGS' 24

O TECMEAT vai organizar, como programado, a Conferência MEAT MEETINGS’ 24 em 28 de novembro durante a tarde Em Vila Nova de Famalicão.

O tema este ano será SUSTENTABILIDADE E DIGITALIZAÇÃO no setor das carnes, prevendo nós 4 oradores em cada 1 destes temas.

A Diretora Executiva da APIC, Graça Mariano, será moderadora da mesa-redonda: Sustentabilidade 

Inscrições aqui.

Assembleia Geral Extraordinária APIC

 

Convidamos os nossos associados a participarem na Reunião Extraordinária da Assembleia Geral que se realiza Online, no próximo dia 11 de dezembro, pelas 12h00.

Enviamos a convocatória, devidamente assinada, onde consta a ordem de trabalhos.

 

A reunião será online, via Teams.

Para participar, enviar email para: sec@apicarnes.pt 

Consultar convocatória aqui.

11

dezembro


‍Legislação

Decreto Regulamentar Regional n.º 30/2024/M - Aprova a orgânica da Direção Regional de Veterinária e Bem-Estar Animal. Consultar aqui.

‍COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO sobre a aplicação do Regulamento (UE) 2017/625 do Parlamento Europeu e do Conselho (Regulamento Controlos Oficiais). Consulte aqui.

‍DIRETIVA (UE) 2024/2881 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 23 de outubro de 2024 - relativa à qualidade do ar ambiente e a um ar mais limpo na Europa. Consulte aqui.

Retificação do Regulamento (UE) 2018/848 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de maio de 2018 - relativo à produção biológica e à rotulagem dos produtos biológicos e que revoga o Regulamento (CE) n.o 834/2007 do Conselho. Consultar aqui.

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO DOCUMENTO DE ORIENTAÇÃO (1) - para o Regulamento (UE) 2023/1115 sobre os produtos não associados à desflorestação (2). Consultar aqui.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2886 DA COMISSÃO de 12 de novembro de 2024 - que altera o anexo I do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2836 DA COMISSÃo de 31 de outubro de 2024 - que altera a Decisão de Execução (UE) 2024/2132 relativa a determinadas medidas de emergência contra a infeção pelo vírus da peste dos pequenos ruminantes na Grécia. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2024/2895 DA COMISSÃO de 20 de novembro de 2024 - que altera o Regulamento (CE) n.o 2073/2005 no que diz respeito à Listeria monocytogenes. Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião

ELV - European Livestock Voice

O papel dos bovinos no nosso ecossistema

 

Gestão dos ecossistemas com recurso à pecuária: abraçar a diversidade e respeitar os princípios ecológicos.

O setor da produção animal enfrenta desafios significativos no aumento dos alimentos de origem animal para satisfazer as necessidades nutricionais da população em crescimento, ao mesmo tempo que aborda as alterações climáticas e a proteção da biodiversidade, em particular operando num quadro agroecológico. Os bovinos fornecem quase metade das necessidades globais de proteínas e é uma fonte rica e valiosa de vários micronutrientes biodisponíveis que são difíceis de obter das plantas. Além disso, os herbívoros são essenciais para os ecossistemas das pastagens e o seu papel natural pode ser mantido através de uma gestão adequada dos bovinos, contribuindo para práticas pecuárias sustentáveis. 

Historicamente, os bovinos têm sido utilizados com sucesso para converter matérias-primas não comestíveis e de baixo custo em alimentos ricos em nutrientes para os seres humanos, reciclando simultaneamente os nutrientes das plantas através do estrume, melhorando a saúde e a fertilidade dos solos e sequestrando carbono. Apenas uma parte da biomassa vegetal é adequada para consumo humano, o que torna os animais vitais para converter em proteínas consumíveis a biomassa não comestível, especialmente dos prados, que cobrem mais de dois terços das áreas agrícolas, e dos subprodutos da indústria agroalimentar. A nível mundial, 86% dos alimentos para animais não competem com a alimentação humana. Ler artigo completo aqui.


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 46/2024

Mercado Nacional Montijo- Semana 47/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 47/2024
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 47/2024

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo