Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 46

APIC Info semanal 46

APIC|INFO|Semanal

Semana 46 - 15/11/2024

‍Notícias


Angelika Niebler, eurodeputada alemã do PE, obtém resposta à sua pergunta sobre o regulamento relativo à desflorestação

Consultar questão parlamentar aqui.

‍Resposta dada pelo Vice-Presidente Executivo Šefčovič em nome da Comissão Europeia (5.11.2024) 

A Comissão apresentou um pacote abrangente para apoiar a aplicação do Regulamento Desflorestação da UE (RDUE), incluindo a proposta de um período de introdução progressiva de 12 meses para dar às empresas mais tempo para se prepararem. Se a prorrogação de um ano for aprovada pelo PE e pelo Conselho, as obrigações estabelecidas no EUDR aplicar-se-ão a partir de 30 de dezembro de 2025 para as médias e grandes empresas e a partir de 30 de junho de 2026 para as micro e pequenas empresas. Consultar aqui.

‍Apelo à Ação de Denver anunciado na última semana de outubro

Na última semana de outubro, cientistas e especialistas mundiais (incluindo a CLITRAVI) reuniram-se em Denver (CO) para apresentar e discutir o estado atual da investigação e aplicação de tópicos críticos associados ao papel da carne e dos bovinos na sociedade.  

Organizada pelo Centro de Segurança e Qualidade da Carne (CMSQ) da Universidade do Estado do Colorado (CSU) e financiada em parte por uma subvenção do Departamento de Agricultura dos EUA, a cimeira de dois dias explorou a produção sustentável, a nutrição, a ecologia e a inovação, enquanto promoveu a colaboração interdisciplinar. 

A cimeira teve por base a reunião de 2022 em Dublin, que produziu a influente “Declaração de Dublin dos Cientistas”.

Consultar artigo aqui.


EFSA | Publicado: "Orientações para o estabelecimento e aplicação de níveis máximos de ingestão toleráveis de vitaminas e minerais essenciais"

A EFSA publicou o “Guidance for establishing and applying tolerable upper intake levels for vitamins and essential minerals”.

O documento atualizado aborda tanto o planeamento como a execução das avaliações de risco de nutrientes, abrangendo áreas-chave como formulação do problema, recolha de evidências, avaliação, síntese e análise de incertezas. Os princípios gerais para a avaliação de risco químico — identificação de perigos, caracterização, avaliação da ingestão e caracterização do risco — são aplicados, com considerações adicionais sobre os papéis bioquímicos e fisiológicos únicos dos nutrientes.

EFSA | Publicado Parecer Científico sobre o aditivo glicosídeos de esteviol (E 960a-d)

Foi publicado o parecer da EFSA “Scientific opinion on the extension of the authorisation of use of the food additive steviol glycosides (E 960ad) and the modification of the acceptable daily intake (ADI) for steviol”.

O Painel dos Aditivos e Aromatizantes Alimentares da AESA (Painel FAF) avaliou a segurança das alterações propostas às utilizações atualmente autorizadas do aditivo alimentar glicosídeos de esteviol (E 960a-d) e de uma proposta de modificação da atual dose diária admissível (DDA) de 4 mg/kg de peso corporal (PC) por dia para 6 ou 16 mg/kg de PC por dia, expressa em equivalentes de esteviol. 

EFSA | Artigo - “Abordar os desafios das estimativas de ingestão de nutrientes para alimentos consumidos com menor frequência”

A EFSA publicou um editorial sobre os desafios de estimar com precisão a ingestão de nutrientes para alimentos consumidos com menor frequência, mas com altas concentrações de nutrientes, utilizando a vitamina A preformada como estudo de caso. Como parte da atualização da EFSA sobre os níveis máximos de ingestão toleráveis de vitaminas e minerais, o artigo destaca as limitações dos atuais inquéritos alimentares, que muitas vezes se baseiam em registos alimentares de curto prazo ou relativos às últimas 24 horas. Estes métodos podem levar a estimativas imprecisas — tanto subestimadas como exageradas — para nutrientes que estão altamente concentrados em alimentos consumidos com pouca frequência (por exemplo, fígado para a vitamina A). Consultar documento aqui.

FAO/OMS | Declaração conjunta "O que são dietas saudáveis?"

 

A FAO e a OMS publicaram uma declaração conjunta  sobre os princípios de uma alimentação saudável.

A declaração apresenta quatro princípios alinhados com uma dieta saudável e faz referência ao conceito de “alimentos ultraprocessados.” Consultar aqui.


Câmara dos Lordes Reino Unido (RU) | Relatório "Recipe for Health: A Plan to Fix Our Broken Food System"

A Câmara dos Lordes RU publicou o relatório sobre um inquérito realizado acerca da ligação entre alimentação, dieta e obesidade. O relatório está disponível aqui.

O relatório da Câmara dos Lordes apela a uma ação regulatória em relação aos alimentos (ultra)processados, como as práticas de marketing e publicidade dirigidas a crianças. O relatório também recomenda que o governo adote uma nova abordagem com a indústria alimentar, de forma a regulamentar as empresas que dependem da venda de "alimentos menos saudáveis" e a fornecer incentivos para que produzam e comercializem "alimentos mais saudáveis.".

Pergunta Parlamentar sobre: Rotulagem de alimentos produzidos a partir de alternativas à base de plantas

A 4 de outubro de 2024, o Tribunal de Justiça da União Europeia decidiu, em matéria de rotulagem dos géneros alimentícios (Processo C-438/23, Protéines France e outros), que um Estado-Membro não pode proibir a utilização de termos tradicionalmente associados a um produto de origem animal para descrever um produto que contém proteínas vegetais se não tiver adotado formalmente uma denominação legal para esse produto. Consultar aqui.


Consultas Públicas | Site da APIC

 

Existe disponível no final da página principal do site da APIC, uma janela para poderem aceder às consultas públicas, que vão sendo atualizadas.  Consultar aqui.

FAQ - Enquadramento no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) e Regulamento de subprodutos animais e produtos derivados (Regulamento SPA) 

Vejam as respostas às Questões Frequentes - enquadramento no Regime Geral de Gestão de Resíduos (RGGR) e Regulamento de subprodutos animais e produtos derivados (Regulamento SPA). 

Documento desenvolvido pela APA (Agência Portuguesa do Ambiente) e pela DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária). Consultar aqui.



LIVE: Mesa Redonda: Comunicação no Setor Agropecuário (07/11/2024) ZOOTEC’24 

O Zootec’24, o maior Congresso Nacional de Zootecnia organizado pela Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ), trouxe uma discussão fundamental com uma mesa-redonda sobre a "Comunicação no Setor Agropecuário", onde reuniu importantes vozes da área.

Contaram com a presença da Porta-Voz do MAPA - Movimento Ambiente e Produção Alimentar, Graça Mariano, também diretora executiva da APIC. Assistir aqui.

Documentário com título: "World without Cows"

Através de entrevistas com especialistas em agricultura e ciências do ambiente, agricultores e outros, “World Without Cows” investiga as formas complexas e muitas vezes surpreendentes com que os bovinos afetam o nosso mundo. Esta exploração convincente é conduzida por dois jornalistas premiados que agora trabalham na agricultura. Eles viajaram pelo mundo para examinar o significado cultural e económico das vacas, o seu papel na alimentação do mundo e o seu impacto no clima - e para responder à pergunta: “Estaremos melhor num mundo sem vacas?”

Do coração dos Estados Unidos ao Quénia, Índia, Brasil e mais além, esta viagem de descoberta convida os espectadores a considerar o verdadeiro valor destes animais frequentemente negligenciados e as potenciais consequências da sua ausência. “World Without Cows” vai fazer-nos pensar duas vezes sobre o papel que as vacas desempenham nas nossas vidas. Assistir trailer aqui.

ALERGÉNIOS | Publicado "FDF Guidance on Allergen Recall Prevention"

Partilhamos um infográfico, de 7 páginas, publicado pela Food & Drink Federation (FDF, Federação do Reino Unido) intitulado “FDF Guidance on Allergen Recall Prevention”. Este novo guia, sobre alergénios, tem como objetivo ajudar os produtores de géneros alimentícios a identificar os problemas que levam a incidentes com alergénios. Também ajuda a determinar as ações apropriadas para prevenir a recorrência e evitar retiradas ou recolhas de produtos, devido a incidentes com alergénios. Consultar aqui.


‍Eventos

19

novembro

‍Seminário organizado pelo MAPA

 

"Os Agricultores são Ambientalistas"

19 de novembro, Lisboa

 

Convidamos-vos a participar no Seminário do MAPA (Movimento Ambiente e Produção Alimentar), "Os Agricultores são ambientalistas", que irá decorrer no próximo dia 19 de novembro, em Lisboa. 

As inscrições são gratuitas, mas têm de se inscrever para o endereço eletrónico para: info@mapa.com.pt

 

Convidamos a que se inscrevam!

 

Consultar o programa aqui.

Formação avançada: Tecnologia de produtos cárneos

A equipa de formadores conta com uma vasta experiência na indústria das carnes assim como em qualidade e segurança alimentar.

O curso de formação avançada de tecnologia de produtos cárneos é composto por dois módulos: o primeiro, focado na carne e produtos cárneos e o segundo, nas tecnologias de processamento de produtos de charcutaria.

Conteúdo programático e custo de inscrição aqui.

Inscrições até ao dia 15 de novembro

Para mais informações, contacte através: formacao@tecmeat.pt

‍15

novembro

‍21

novembro

‍Webinar PPP | Boas Práticas Rumo à Circularidade 

O Pacto Português para os Plásticos, iniciativa colaborativa liderada pela Associação Smart Waste Portugal, encontra-se a dinamizar uma nova série de webinars, intitulada "Boas Práticas Rumo à Circularidade", que tem como objetivo apresentar em maior detalhe os exemplos de circularidade dos Membros da iniciativa.

Nesse sentido, irá ser realizada a quinta sessão desta série no próximo dia 21 de novembro de 2024, entre as 15h00 e as 16h15, em formato online.

Solicitamos, gentilmente, que voltem a preencher o formulário de inscrição aqui.


‍Legislação

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2794 DA COMISSÃO de 31 de outubro de 2024 - que altera o Regulamento de Execução (UE) 2021/1378 no respeitante ao reconhecimento de determinados organismos de controlo, em conformidade com o artigo 46.o do Regulamento (UE) 2018/848 do Parlamento Europeu e do Conselho, como competentes para realizar controlos e emitir certificados biológicos em países terceiros para efeitos de importação de produtos biológicos para a União. Consultar aqui.

REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2024/2867 DA COMISSÃO de 2 de setembro de 2024 - que altera o Regulamento (UE) 2018/848 do Parlamento Europeu e do Conselho no respeitante à apresentação do logótipo de produção biológica da União Europeia. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2024/2858 DA COMISSÃO de 12 de novembro de 2024 - que altera o Regulamento (UE) 2019/1871 no que diz respeito à aplicação de valores de referência para a tomada de medidas relativamente aos nitrofuranos e respetivos metabolitos no colagénio. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2024/2856 DA COMISSÃO de 12 de novembro de 2024 - que altera o anexo I do Regulamento (CE) n.o 1334/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito à retirada da substância aromatizante benzeno-1,2-diol (n.o FL 04.029) da lista da União. Consultar aqui.

Portaria n.º 289-A/2024/1 de 8 de novembro - Estabelece as regras gerais de uma medida excecional e temporária de compensação pelo acréscimo de custos de produção da atividade agrícola e pecuária, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 28-A/2023, de 3 de maio, e dos artigos 34.º e 35.º do Regulamento (UE) 2022/2472, da Comissão, que declara certas categorias de auxílios no setor agrícola e florestal e nas zonas rurais compatíveis com o mercado interno. Consultar aqui.

Resolução do Conselho de Ministros nº 162/2024, que aprova o Plano de Ação da Estratégia Nacional para as Compras Públicas Ecológicas ― ECO360 (PA ECO360).

Esta estratégia tem como objetivos estratégicos:

1. Intensificar a adesão às compras públicas ECO360 e potenciar o seu papel transformador da Administração Pública e dos mercados

2. Promover a eficiência de recursos, a bioeconomia sustentável e a transição para a economia circular

3. Estimular a economia portuguesa para a neutralidade climática

4. Incentivar a eco inovação na indústria e nos fornecedores.

Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião

E‍LV - European Livestock Voice

Com base na Declaração de Cientistas de Dublim de 2022 sobre “O papel social da carne e dos animais"

O Centro de Segurança e Qualidade da Carne da Universidade Estadual do Colorado (CSU) organizou recentemente a “Cimeira Internacional sobre o Papel da Carne e dos bovinos na Sociedade” em Denver (EUA) para abordar o papel social da carne e dos bovinos, com base no trabalho da Declaração de Cientistas de Dublin de 2022.

O evento de dois dias, apoiado por uma subvenção do Departamento de Agricultura dos EUA, reuniu especialistas mundiais para discutir a produção sustentável, a nutrição, os impactos ecológicos e as inovações na gestão da pecuária. Os participantes discutiram o papel social da carne e de bovino na alimentação e nutrição, examinando o debate científico e os desafios relacionados com a produção sustentável de alimentos, a segurança alimentar e os impactos ambientais.

Áreas-chave abordadas

Em resumo, o simpósio abrangeu três áreas-chave:

1. Saúde e nutrição: Sublinhar o papel dos alimentos de origem animal no combate à malnutrição e no apoio a dietas equilibradas em diferentes grupos de rendimento.

2. Considerações de carácter social: Centrar-se nos avanços tecnológicos, no bem-estar animal, na segurança alimentar e na importância de uma comunicação efectiva com os consumidores.

3. Ecologia e ambiente: Explorar o impacto da criação de bovinos nos ecossistemas, incluindo a saúde dos solos, a biodiversidade e a gestão do carbono, tendo em conta as práticas sustentáveis. Ler mais aqui


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 45/2024

Mercado Nacional Montijo- Semana 46/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 46/2024
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 46/2024
Tendência do Mercado Internacional - Salmonella em frango do Brasil + Teor demasiado elevado de sulfito em carne de hambúrguer de frango refrigerada proveniente de Espanha

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo