Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 39

APIC Info semanal 39

APIC|INFO|Semanal

Semana 39 - 27/09/2024

‍Notícias

 BRAINR S.A.

 A BRAINR S.A., empresa de software responsável por gerir mais de 50% de toda a produção de carne avícola nacional, orgulha-se de ter marcado presença no Seminário Anual da APIC, um dia de aprendizagem e reflexão profunda acerca da indústria da carne.

A empresa, que desenvolveu o primeiro software de gestão de fábrica nativo na nuvem, integrável com qualquer ERP e inteligência artificial, ajuda os produtores alimentares a garantir maior eficiência, sustentabilidade e segurança operacional.

Fundada em 2019, a BRAINR não só fornece aos produtores de carne o mais avançado software MES/MOM alimentar, mas também uma equipa com mais de 60 anos de experiência combinada em transformações digitais completas na indústria cárnica!

Discuta o estado de maturidade digital do seu chão-de-fábrica com a empresa e os benefícios de um software MES/MOM alimentar na nuvem. Clique aqui para saber mais.


Agir agora para preservar o setor bovino e ovino italiano, um modelo de excelência

‍O setor pecuário italiano enfrenta desafios como a diminuição da autossuficiência para 40% em relação a 2010, em grande parte devido a fatores económicos e políticos, como salienta um estudo do ISMEA (Instituto de Serviços do Mercado Agrícola e Alimentar). Apesar destes desafios, existe uma forte procura interna de carne de bovino italiana, com 92% dos consumidores a comprarem-na regularmente. Serafino Cremonini, Presidente da Assocarni, apelou ao apoio ao setor, incluindo medidas para melhorar a transição geracional, combater a doença da língua azul e rever o regulamento europeu relativo ao transporte de animais. Ler mais aqui.

‍Surtos do vírus da febre catarral ovina em Itália, Portugal e Áustria

‍Os recentes surtos do vírus da febre catarral ovina estão a causar preocupação em toda a Europa, com Itália, Portugal e Áustria a notificarem novos casos.

A doença afectou mais de 4 500 bovinos, seis ovinos e até um camelo em Itália, principalmente na ilha da Sardenha. Portugal está a lidar com um surto numa exploração de ovinos.

A Áustria registou dois surtos em explorações de bovinos: um com 19 animais e outro com 56 animais.

A doença da língua azul é uma doença viral que afecta principalmente ovinos domésticos e selvagens, bovinos, caprinos, veados e camelos. É causada pelo vírus da língua azul (VFCO). Ler mais aqui.



Acordo comercial UE - Japão - avaliação

 

 

A presente avaliação fornecerá um relatório baseado em dados concretos sobre o impacto da aplicação do Acordo de Parceria Económica com o Japão após cinco anos de aplicação. As conclusões ajudarão a retirar ensinamentos para a sua aplicação em curso e a aumentar a sua eficácia.

Na sua estratégia “Comércio para Todos”, a Comissão comprometeu-se a analisar o impacto da política comercial em avaliações ex post. O acordo comercial contém igualmente uma cláusula de revisão integrada. Consultar aqui.

24 de setembro de 2024 Comunicado de imprensa da CE: “A Comissão reconhece a Sardenha e a Suécia como indemnes de peste suína africana”

A Comissão Europeia reconheceu oficialmente a Sardenha e a Suécia como indemnes de PSA, através de uma revisão do regime de regionalização da UE adotada no dia 23 de setembro. A PSA é uma doença viral mortal dos suínos domésticos e selvagens.

Para a Sardenha, este facto marca o fim de um surto de PSA de genótipo I, que teve início em 1978. A eliminação bem sucedida da doença foi conseguida através de um programa rigoroso de erradicação e controlo, apoiado pela UE e dirigido por uma equipa de peritos nacionais e regionais. As ações incluíram, nomeadamente, uma vigilância reforçada dos javalis e dos suínos domésticos, associada à biossegurança, bem como a formação de operadores como criadores e caçadores. Ler mais aqui.



Apresentações feitas ao Comité Consultivo de Acesso ao Mercado de 19 de setembro de 2024 sobre a atualização do Acordo Comercial com a Colômbia, o Equador, o Peru/América Central (CA)

ANDEAN COMMUNITY- refere-se a um grupo de nações sul-americanas, incluindo o Peru, o Equador, a Colômbia e a Bolívia, que fazem parte desta Comunidade.

 

Andean - ponto da situação consultar aqui

América Central - ponto da situação consultar aqui.

Mensagens: “Ser Omnívoro-pela Tua Saúde e a do Planeta”

 

 

No passado dia 13 de setembro, realizou-se o Seminário Anual da APIC, onde foram proferidas várias mensagens que devem ser enaltecidas e divulgadas. Nomeadamente:

"…A Criação de Animais é uma Atividade Ecológica Chave na Sociedade. Os Animais Reciclam…"

Mensagem de Juan Pascal, médico-veterinário, orador no seminário e  Autor do livro: Razões para Ser Omnívoro: pela Tua Saúde e a do Planeta , no seu livro, pag.151., que se transcreve:

…Há uma base muito importante na criação de animais: transformar o não comestível em comestível. Os animais sempre reciclaram e, como veremos, agora também reciclam o que não podemos comer. Desde um prado onde as vacas pastam, um rebanho de ovelhas que come o restolho deixado após a colheita, um porco que come tubérculos com vermes, casca de frutos ou cascas de ovos, até às galinhas que comem de grado vermes do chão ou a carcaça de um animal...”

Consultar mais mensagens aqui.





 

Mensagens: “Ser Omnívoro-pela Tua Saúde e a do Planeta” 

 

No passado dia 13 de setembro, realizou-se o Seminário Anual da APIC, onde foram proferidas várias mensagens que devem ser enaltecidas e divulgadas. Nomeadamente:

"…A produção e os produtos alimentares são muitas vezes “maltratados” na praça pública…

O Diretor-Geral da FIPA, Pedro Queiroz, que foi orador no seminário, referiu:

”…A comunicação no setor agroalimentar enfrenta hoje o grande afastamento da produção e a falta de evidência científica. A produção e os produtos alimentares são muitas vezes “maltratados” na praça pública, cada vez mais através dos meios digitais, por quem – intencionalmente ou por pura ignorância – não fala a verdade, desconhece a forma como os alimentos são produzidos e não tem qualquer suporte científico para as mensagens que dissemina…”

Consultar mais mensagens aqui.

Modelo para a “volta à mesa” sobre a evolução dos mercados nacionais na reunião do grupo de trabalho da cadeia de abastecimento

Tendo em vista a apresentação da situação do mercado nacional na próxima reunião do grupo de trabalho da cadeia de abastecimento, na quarta-feira, 2 de outubro de 2024, em Bruxelas, remetemos em anexo o modelo a preencher e enviar até segunda-feira, 30 de setembro de 2024.

Tenha em atenção que o modelo foi ligeiramente alterado durante 2023 e solicitamos que responda de acordo com o formato, consulte aqui.

Agradecemos antecipadamente a vossa cooperação e aguardamos com expetativa o maior número possível de respostas.


‍Eventos

‍01

outubro


‍Webinar | Inteligência Artificial - O futuro é agora |  1 outubro 2024 | 16:00 – 17:00

 

O Instituto Português da Qualidade (IPQ) e a Agência para a Modernização Administrativa (AMA) realizam um webinar sob o tema “Inteligência Artificial – O futuro é agora.”, no dia 1 de outubro das 16:00 às 17:00.

Inscrições aqui.

‍Alimentos ultra-processados: a ciência mais recente e conhecimentos práticos

Webinar organizado pela Federação Europeia das Associações de Dietistas (EFAD), com o apoio do Centro de Nutrição Cosun, no dia 10 de outubro, às 13h30 CEST. 

Este evento irá explorar os alimentos ultra-processados (UPFs) e o seu impacto na dieta e na saúde. 

Mais informações aqui.

10

outubro

19

novembro

A conferência realizar-se-á no dia 19 de novembro (09:30 - 17:30) no Gabinete Executivo da Irlanda do Norte, situado em Chaussee d'Etterbeek 180, 1040 Bruxelas.‍

‍Conferência “Os consumidores vêm em primeiro lugar” 2024: Definição de sistemas alimentares sustentáveis”

A Safe Food Advocacy Europe (SAFE) convida-o cordialmente para a Conferência CONSUMERS COME FIRST 2024: Definindo Sistemas Alimentares Sustentáveis, com enfoque na transparência, inclusão, consciencialização e rotulagem. 

Mais informações aqui.

14º seminário ATF

"Os bovinos são mais do que um alimento"

No contexto das mudanças climáticas, a medição do uso de recursos animais em todos os seus componentes é uma questão fundamental. Inclui o uso de produtos de origem animal para consumo humano alimentar, mas também muitos outros usos: fibras, rações, energia, estrume para fertilização, biodiversidade e manejo de incêndios, nutrição aprimorada, isolamento de casas, intervenção médica, produção de medicamentos, bem como cultura e comunidades rurais vibrantes. Todos estes usos, para além dos alimentos, contribuem para o fecho do ciclo biológico, e são pontos-chave para reduzir o desperdício e valorizar o contributo da produção animal para a bioeconomia circular. 

20

novembro

‍ Alguns deles, como a produção de estrume, fibra e medicamentos, são alternativas ao uso de recursos fósseis e contribuem significativamente para melhorar o equilíbrio climático da produção animal. 

Poderá assistir online. 

Mais informações aqui.


‍Legislação

‍REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2024/2512 DA COMISSÃO de 17 de abril de 2024 - que altera o anexo II do Regulamento (UE) n.o 1169/2011 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo à prestação de informação aos consumidores sobre os géneros alimentícios, no que diz respeito ao ácido beénico obtido a partir de sementes de mostarda para utilização no fabrico de determinados emulsionantes. Consultar aqui.

‍REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2526 DA COMISSÃO de 23 de setembro de 2024 - que altera os anexos I e II do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2498 DA COMISSÃO de 19 de setembro de 2024 - que altera a Decisão de Execução (UE) 2024/2207 relativa a determinadas medidas de emergência contra a varíola ovina e caprina na Grécia. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2501 DA COMISSÃO de 19 de setembro de 2024 - que altera a Decisão de Execução (UE) 2024/2132 relativa a determinadas medidas de emergência contra a infeção pelo vírus da peste dos pequenos ruminantes na Grécia. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2523 DA COMISSÃO de 23 de setembro de 2024 - que altera a Decisão de Execução (UE) 2024/2119 relativa a determinadas medidas de emergência contra a infeção pelo vírus da peste dos pequenos ruminantes na Roménia. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2489 DA COMISSÃO de 11 de setembro de 2024 - relativa ao pedido de registo, nos termos do Regulamento (UE) 2019/788 do Parlamento Europeu e do Conselho, da iniciativa de cidadania europeia intitulada «ECI for a Water-Smart and Resilient Europe» («ICE para uma Europa inteligente e resiliente no domínio da água»). Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião


‍Graça Mariano | Diretora Executiva da APIC

Seminário Anual da APIC

No passado dia 13 de setembro, a APC realizou o Seminário Anual em parceria com a FMV [Faculdade de Medicina Veterinária], nas instalações desta Faculdade.

Foi um evento em que se privilegiou a transparência, tendo sido feita uma apresentação sobre as “Características dos Produtos Alternativos à Carne”, pela Professora Cristina Mena, também foi feita uma apresentação pela Professora Paula Teixeira sobre os “Desafios para a Segurança dos Alimentos” bem como foi abordada a “Importância dos Ruminantes na Sustentabilidade dos Sistemas Alimentares” pelo Professor Rui Bessa. 

Foi dado a conhecer o Projeto Voluntário para Comunicação a uma Só Voz- MAPA [Movimento Ambiente e Produção Alimentar] pela sua porta-voz, que é também a diretora executiva da APIC, Graça Mariano.

A última apresentação foi feita pelo médico-veterinário espanhol, Juan Pascal, autor do livro: ”Razões para Ser Omnívoro: pela tua Saúde e pela do Planeta”, o qual espelhou de forma inequívoca as razões para termos uma alimentação omnívora, apoiado em bibliografia.

No final ocorreu o debate moderado pelo jornalista João Paulo Sacadura que extraiu dos oradores, Albano Pereira, Pedro Queiroz e Rui Caldeira, o conhecimento que se impunha sobre os vários temas relacionados com o  ambiente, a ruralidade, a atualidade, o desequilíbrio alimentar, as perceções erradas dos consumidores, o pouco conhecimento sobre a produção alimentar que os cidadãos urbanos detêm e as enormes confusões resultantes da pouca comunicação que tem sido feita, por quem sabe, naturalmente. Conhecimento que deve ser divulgado, pela sua importância

Por esta razão, já começamos a divulgar mensagens que foram transmitidas durante este seminário e iremos continuar a fazê-lo.

Consultar as mensagens aqui.


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 38/2024

Mercado Nacional Montijo- Semana 39/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 39/2024
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 39/2024
Tendência do Mercado Internacional - Relatório de prospetiva de setembro de 2024: Carne

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo