Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 38

APIC Info semanal 38

APIC|INFO|Semanal

Semana 38 - 20/09/2024

‍Notícias

‍BRAINR - o primeiro software de gestão e orquestração de produção nativo na nuvem.

‍A BRAINR S.A., empresa de software responsável por gerir mais de 50% de toda a produção de carne avícola nacional, orgulha-se de ter marcado presença no Seminário Anual da APIC, um dia de aprendizagem e reflexão profunda acerca da indústria da carne.

A empresa, que desenvolveu o primeiro software de gestão de fábrica nativo na nuvem, integrável com qualquer ERP e inteligência artificial, ajuda os produtores alimentares a garantir maior eficiência, sustentabilidade e segurança operacional.

Fundada em 2019, a BRAINR não só fornece aos produtores de carne o mais avançado software MES/MOM alimentar, mas também uma equipa com mais de 60 anos de experiência combinada em transformações digitais completas na indústria cárnica!

Discuta o estado de maturidade digital do seu chão-de-fábrica com a empresa e os benefícios de um software MES/MOM alimentar na nuvem. Clique para saber mais

Ser Omnívoro: pela Tua Saúde e a do Planeta- "a menos que consumamos as nossas próprias fezes ou as de outras pessoas, a única forma de obter vitamina B12, é através do consumo de produtos animais"

No passado dia 13 de setembro, realizou-se o Seminário Anual da APIC, onde foram proferidas várias mensagens que devem ser enaltecidas e divulgadas.

O Autor do livro: Razões para Ser Omnívoro: pela Tua Saúde e a do Planeta , Juan Pascal, Médico Veterinário, que foi orador no seminário, referiu:

 “…A carne tem nutrientes únicos e são absorbidos pelo homem de maneira muito mais efetiva que os nutrientes oriundos dos produtos vegetais”…

 

Segundo Juan Pascal, no seu livro, pag.165., que se transcreve: …”Assim, a menos que consumamos as nossas próprias fezes ou as de outras pessoas, a única forma de obter vitamina B12, é através do consumo de produtos animais, uma vez que este nutriente só pode ser encontrado nos tecidos animais. É por isso que o veganismo é um movimento relativamente recente, porque, apesar de existirem vegetarianos desde a antiguidade, era impossível ser vegano sem suplementos artificiais de vitamina B12, muitas vezes obtidos através da modificação genética das bactérias que a produzem [372]. Processo este que, sem dúvida, também gera emissões”... 

Também foi partilhado pela Agroportal, consultar aqui.

Também foi partilhado na Agricultura & Mar, consultar aqui.

BISFENOL A | Artigo sobre migração de BPA em PET reciclado

O bisfenol A (BPA) é uma substância conhecida que se encontra em materiais que entram em contacto com os alimentos, quer como substância adicionada intencionalmente, quer como substância não adicionada intencionalmente. Foram encontrados vestígios de BPA como substância adicionada de forma não intencional em PET reciclado (rPET). Em 2023, a EFSA propôs uma nova DDA de 0,0002 µg/kg de peso corporal/d, que é inferior à DDA anterior (temporária) de 4 µg/kg de peso corporal/d por um fator de 20.000. Consultar aqui.

A nova Comissão Europeia proposta, tal como acaba de ser anunciada em Estrasburgo pela Presidente von der Leyen

Christophe Hansen (Luxemburgo) será o Comissário para a Agricultura e Alimentação. 

Terá a tarefa de dar vida ao relatório e às recomendações do Diálogo Estratégico. Com base no diálogo estratégico, desenvolverá uma visão para a agricultura e a alimentação nos primeiros 100 dias do seu mandato.

Olivér Várhely (Hungria) será o Comissário para a Saúde e o Bem-Estar dos Animais. 

Será responsável pela construção da União Europeia da Saúde e pela prossecução dos trabalhos em matéria de luta contra o cancro e de saúde preventiva. Consultar aqui.

Nova equipa da Comissão Europeia 


Consultar aqui.

Mensagens do seminário Anual da APIC (13 setembro 2024)


Começamos com a primeira mensagem, do Professor Albano Pereira da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que foi orador na mesa de debate na parte final do evento. Ler a mensagem total aqui.

Também publicado na página Agroportal, consultar aqui.


Promoção dos produtos agrícolas - Consulta pública - Prazo: 05 de outubro

A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre a política de promoção agroalimentar. Esta iniciativa visa melhorar a aplicação da política de promoção agroalimentar, clarificando e atualizando as regras relativas às medidas de informação e promoção

O site relevante para a consulta pública pode ser consultado aqui . O projeto de regulamento pode ser consultado no site.

O prazo para apresentação de comentários termina em 11 de outubro de 2024. No entanto, para uma resposta coordenada, envie-nos os seus comentários e sugestões até 05 de outubro de 2024.

Diálogo da Comissão Europeia sobre alimentos sustentáveis exige revisões urgentes em matéria de bem-estar dos animais

Os grupos de proteção dos animais acolhem com agrado as conclusões do Diálogo Estratégico da Comissão Europeia (CE), que deverá servir de base à visão da UE para a agricultura e a alimentação nos primeiros 100 dias do segundo mandato de Ursula von der Leyen como Presidente da CE. O relatório final insta a CE a proceder à revisão da legislação relativa ao bem-estar dos animais até 2026, incluindo a eliminação progressiva dos sistemas de gaiolas, e identifica este objetivo como crucial para sistemas alimentares mais resistentes, inclusivos e sustentáveis. Ler mais aqui.



‍Eventos

Conferência DGAV/IACA sobre Alimentos Medicamentosos & Resistência Antimicrobiana - Lisboa, Tapada da Ajuda, 27 de setembro

Preocupados com a legislação relativa aos Alimentos Medicamentosos e a toda a problemática da resistência antimicrobiana, a IACA, em conjunto com a DGAV, vai realizar no próximo dia 27 de setembro, na Tapada da Ajuda, em Lisboa, no Auditório da DGAV, a Conferência sobre esta temática, no qual faremos o ponto de situação sobre a legislação em vigor, os impactos nas empresas e a apresentação do Projeto HubRAM.

Consulte o Programa bem como a respetiva Ficha de Inscrição, que é gratuita mas obrigatória, aqui.

‍27

setembro

‍30

setembro

‍9º Congresso da Indústria Portuguesa Agroalimentar | 30 de Setembro

A FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares, tem o maior prazer em contar com a sua presença no seu 9º Congresso. 

Vamos debater “CRESCIMENTO E SUSTENTABILIDADE” na indústria agroalimentar e conhecer todas as novidades e os principais desafios.

Contamos consigo no dia 30 de setembro de 2024, no Centro de Congressos de Lisboa (Junqueira).

Confirme aqui a sua presença até 16 de setembro de 2024.

Mais informações aqui.

Ourique recebe Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva em defesa da viabilidade da vida no campo‍

“Como é possível que a sociedade despreze aqueles que os alimentam? Porque é que agricultores, pecuaristas e pescadores passaram de heróis a vilões? Porque é que a sociedade atual não só não nos valoriza, como, pelo contrário, considera-nos inimigos do ambiente, parasitas da PAC, “senhores” de outros tempos, abusadores de animais? Por que razão, se os preços sobem, os nossos campos continuam a ser abandonados?” Estas são algumas de muitas questões que são levantadas no livro do escritor espanhol, Manuel Pimentel, “La Venganza del Campo”, num ensaio que tenta compreender os paradoxos da atual sociedade e da desvalorização da vida do campo, dos agricultores, produtores pecuários e outros responsáveis pela defesa da biodiversidade e do povoamento das zonas do interior. E é com estas reflexões que o escritor, agrónomo, advogado, ex-ministro do trabalho espanhol, Manuel Pimentel, vai abrir, como ponto de partida, o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – Caminhos para a Renovação Geracional a decorrer em Ourique a 14 e 15 de novembro. Mais informações aqui.

14

novembro


‍Legislação

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2463 DA COMISSÃO de 12 de setembro de 2024 - que estabelece métodos de análise aplicáveis aos controlos oficiais realizados para a verificação do cumprimento do Regulamento (CE) n.o 2073/2005 pelos operadores das empresas do setor alimentar. Consultar aqui.

‍Acórdão do Tribunal de Justiça (Oitava Secção) de 11 de julho de 2024 – Comissão europeia/República Portuguesa (Processo C-487/23) («Incumprimento de Estado — Diretiva 2011/7/UE — Luta contra os atrasos de pagamento nas transações comerciais — Artigo 4.° — Transações comerciais entre empresas e entidades públicas — Obrigação de os Estados-Membros assegurarem que as entidades públicas cumprem os prazos de pagamento previstos neste artigo». Consultar aqui.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2491 DA COMISSÃO de 16 de setembro de 2024 - que altera o anexo I do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana. Consultar aqui.

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2466 DA COMISSÃO de 11 de setembro de 2024 - relativa a determinadas medidas de emergência provisórias contra a varíola ovina e caprina na Bulgária. Consultar aqui.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2425 DA COMISSÃO de 9 de setembro de 2024 - que altera o anexo I do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana. Consultar aqui.

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2463 DA COMISSÃO de 12 de setembro de 2024 - que estabelece métodos de análise aplicáveis aos controlos oficiais realizados para a verificação do cumprimento do Regulamento (CE) n.o 2073/2005 pelos operadores das empresas do setor alimentar. Consultar aqui

Despacho n.º 10250/2024, de 30 de agosto - Atualização anual do valor da taxa prevista no Decreto-Lei n.º 33/2017, de 23 de março. Consultar aqui.

 

Portaria n.º 210-A/2024/1 de 13 de setembro - Procede ao descongelamento gradual da atualização da taxa do adicionamento sobre as emissões de CO2, mantendo-se uma suspensão parcial da sua atualização. Consultar aqui.

 

Portaria n.º 213/2024/1 de 18 de setembro - Estabelece o regime de aplicação dos apoios a conceder, ao abrigo do artigo 77.º do Regulamento (UE) 2021/2015, do Parlamento Europeu e do Conselho, no que se refere à tipologia C.4.3.1 «Criação de agrupamentos e organizações de produtores», integrada na intervenção C.4.3 «Organização da produção», do domínio C.4 «Risco e organização da produção», do Eixo C «Desenvolvimento Rural» do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum para Portugal (PEPAC Portugal). Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião

E‍LV - European Livestock Voice

Fazer manteiga com CO2, uma solução tecnológica ou uma loucura tecnológica?

A startup Savor criou a primeira manteiga sintética “feita de CO2”.

Será que se trata de uma alternativa ecológica inovadora à verdadeira manteiga de origem animal, ou de mais um produto “tecno-verde” que não está em sintonia com a transição ecológica desejada?

Partilhamos aqui um resumo traduzido de uma publicação de Pierre Gilbert no LinkedIn.

Fazer manteiga com CO2: a última ideia dos tecno-solucionistas californianos, apoiados por Bill Gates. A start-up Savor prepara-se para oferecer ao público americano a primeira manteiga 100% sintética do mundo.

O processo técnico subjacente a esta “manteiga” consiste em utilizar o CO2 extraído do ar por processos de geoengenharia do carbono e associá-lo ao hidrogénio extraído da água. Estes elementos básicos são transformados e combinados várias vezes até se obterem longas cadeias de hidrocarbonetos, às quais são adicionados átomos de oxigénio para produzir ácidos gordos.

O glicerol é então incorporado para formar triglicéridos, uma nova forma de gordura. Resta acrescentar água e um emulsionante, depois beta-caroteno para dar cor à mistura, bem como aromas para dar sabor.

Parece-lhe tentador? O problema é o raciocínio algo falacioso da startup, que encarna uma visão do mundo totalmente incompatível com a transição ecológica.

A Savor explica que o seu produto consome duas vezes menos água do que a manteiga verdadeira, que transforma 3 kg de CO2 por kg fabricado, em comparação com 23 kg de CO2 emitidos por 1 kg de manteiga verdadeira. O viés de seleção da informação é aqui óbvio, uma vez que o processo acima mencionado consome muita energia, especialmente CO2, extração de ar e hidrólise da água. Tudo isto deve ser incluído na pegada de carbono do produto. Ler mais aqui.


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 37/2024

Bolsa do Bovino Montijo - clique aqui

Cotação de Suínos - clique aqui

Cotação de Bovinos - clique aqui

Cotação Ovinos e Caprinos - clique aqui

Cotação Aves e Ovos - clique aqui

Mercado Nacional dos Produtos Avicolas -FEPASA

Cotação Aves e Ovos - clique aqui

Mercado Nacional Montijo- Semana 38/2024

Bolsa do Porco - Sessão e Peçasclique aqui

 

Mercados Regionais-Estatistica do GPP

Suínos/Cotações nos Principais Mercados de Produção - clique aqui

‍Mercado Espanhol - Semana 38/2024

Bolsa de Madrid - clique aqui

Bolsa de Barcelona - clique aqui

Suíno/Cotações da Bolsa Mercolleida - clique aqui

Suíno/Comentário Mercolleida - clique aqui

Bovino/Cotações Binéfar - clique aqui

Suíno,Ovino,Cereais/Cotações Binéfar - clique aqui

Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 38/2024

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo