Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 35

APIC Info semanal 35

APIC|INFO|Semanal

Semana 35 - 30/08/2024

‍Notícias

BRAINR - o software de orquestração de chão de fábrica alimentar

 

BRAINR S.A., empresa de software responsável por gerir mais de 50% de toda a produção de carne avícola nacional, orgulha-se de patrocinar o Seminário Anual da APIC. Um evento “obrigatório” para líderes do setor focados em sustentabilidade, segurança e competitividade alimentar.

A empresa desenvolveu o primeiro software de gestão de fábrica nativo na nuvem, que integra com qualquer ERP, inteligência artificial e ajuda os produtores alimentares a garantir maior eficiência, escalabilidade e segurança operacional.

Fundada em 2019, a BRAINR orgulha-se de fornecer aos produtores de carne não só o mais avançado software MES/MOM alimentar, mas também mais de 60 anos de experiência combinada em transformações digitais completas na indústria cárnica!

Discuta o estado de maturidade digital do chão de fábrica com a empresa e os benefícios de um MES/MOM alimentar na nuvem. Clique aqui para saber mais.


Manual de entrada no mercado de alimentos e bebidas da Austrália, de 21 de agosto de 2024

Consumo: O mercado tem vindo a crescer nos últimos anos, depois de os australianos terem regressado ao local de trabalho após a COVID-19, o que, por sua vez, impulsiona a procura de alimentos de conveniência. Em todas as principais categorias, registou-se um crescimento de cerca de 3%, prevendo-se um crescimento semelhante até 2028

 

Consulte estes links: Link 1 e Link 2

Ver páginas 181-190 para o capítulo sobre produtos à base de carne

‍Saúde pública - Surtos de origem alimentar - monitorização e comunicação de dados analíticos moleculares - Consulta pública - Prazo 11 de setembro de 2024

‍A Comissão Europeia lançou uma consulta pública sobre uma proposta de “REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) .../... da Comissão de XXX relativo à recolha e transmissão de dados analíticos moleculares no âmbito de investigações epidemiológicas de surtos de origem alimentar, em conformidade com a Diretiva 2003/99/CE do Parlamento Europeu e do Conselho”

O site relevante para a consulta pública pode ser consultado aqui .

O prazo para a apresentação de comentários termina a 18 de setembro de 2024. No entanto, para uma resposta coordenada, envie para: sec@apicarnes.pt os seus comentários e sugestões até 11 de setembro de 2024.



Convite aberto à apresentação de candidaturas de cientistas para membros do Grupo de Conselheiros Científicos Principais da Comissão Europeia

A Comissão Europeia anunciou um convite à apresentação de candidaturas de cientistas de alto nível para serem considerados como futuros membros do Grupo de Conselheiros Científicos Principais (GCSA). Consultar aqui.

Os sete membros do GCSA serão selecionados pela sua extraordinária competência científica e pela sua ampla visão da ciência para a política, que, em conjunto, reflectem uma compreensão dos principais desenvolvimentos científicos, incluindo a investigação interdisciplinar e multidisciplinar. Serão nomeados pelo Comissário para a Investigação e Inovação a partir de uma lista restrita estabelecida por um Comité de Identificação independente e de alto nível. 

Para propor um cientista como membro da GCSA, é necessário preencher o “Formulário de Nomeaçãoaqui.

Para mais informações, consultar a página Web do convite à apresentação de candidaturas. Clique aqui.

A data limite para a apresentação de candidaturas é 30 de setembro de 2024. 

Estratégia para a Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa

A Área Metropolitana de Lisboa, com a colaboração da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e coordenação técnica do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, desenvolveram a Estratégia para a Transição Alimentar na Área Metropolitana de Lisboa (ETA-AML). Com o objetivo de promover um sistema alimentar saudável, sustentável, inclusivo e resiliente e o compromisso de agir colaborativamente no contexto de políticas nacionais e europeias, esta iniciativa teve o reconhecimento como uma iniciativa relevante para a Região. Vimos assim solicitar a Vossa atenção, agradecendo o envio de eventuais contributos. O documento também se encontra disponível no sítio institucional da Área Metropolitana de Lisboa. Consulte aqui.

 

Fornecimento e utilização de Subprodutos de Leite

Esclarecimento Técnico n.º 11/DGAV/2024

O presente esclarecimento tem como objetivo informar os operadores dos estabelecimentos do setor dos géneros alimentícios dos requisitos legais e critérios aplicáveis ao fornecimento de leite, produtos à base de leite e produtos derivados do leite, transformados em conformidade com normas nacionais, para utilização direta na alimentação de animais de criação.

O presente esclarecimento visa, igualmente, informar os produtores das explorações pecuárias dos requisitos aplicáveis à receção e utilização de subprodutos animais constituídos por leite, produtos à base de leite e produtos derivados do leite para alimentação direta de animais de criação. Ler mais aqui.

Livro “Razões para ser Omnívoro: Pela tua saúde e a do planeta”

Livro “Razões para ser Omnívoro: Pela tua saúde e a do planeta”

– Tradução para português exclusiva da APIC

Do autor Juan Pascal, médico veterinário espanhol.

Contacte o email: sec@apicarnes.pt

 

Custo do livro:


* Se Associados o valor do livro é 25,00€ +IVA + portes


* Se Não Associados o valor do livro é de 29,99€ +IVA + portes


‍Eventos

09

setembro

‍EVENTO | "Inovação alimentar e avaliação do potencial impacto em saúde pública"

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do Departamento de Alimentação e Nutrição, está a organizar uma  iniciativa de formação sobre Inovação alimentar e avaliação do potencial impacto em saúde pública.

Esta iniciativa decorrerá no dia 9 de setembro de 2024, entre as 9h30 e as 16h30, online (através da plataforma zoom) e a participação é gratuita, mas carece de inscrição prévia aqui.

Consulte o programa aqui.

RESERVE O DIA 13 de setembro de 2024-Programa do Seminário Anual da APIC, em Lisboa 

 

Reservem o dia 13 de setembro de 2024, para que possam assistir ao seminário sob o título: ”Ser Omnívoro: pela tua Saúde e pela Saúde do Planeta”, a realizar em Lisboa.

 

Contamos com a presença de um leque de oradores de excelência, destacando a apresentação por Juan Pascal sobre o livro de sua autoria traduzido para português:  ”Ser Omnívoro: pela tua Saúde e pela Saúde do Planeta”, que estará disponível para aquisição.

 

No final a mesa-redonda moderada pelo jornalista da Rádio Observador: João Paulo Sacadura [autor do programa: “convidado extra” da rádio observador.

Contamos convosco!

 

C‍onsultar programa aqui.

Inscrições enviar email para: sec@apicarnes.pt

13

setembro


17 e 18

outubro

Programa provisório da 16.ª Reunião Anual PortFIR _17&18 de outubro de 2024 _Edição Presencial + Online

Partilhamos o programa provisório da 16.ª Reunião Anual PortFIR, sobre o tema “Sistema alimentares, solo, composição de alimentos e saúde”, que o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, promoverá nos próximos dias 17 e 18 de Outubro de 2024.

A 16.ª Reunião Anual PortFIR decorrerá no formato híbrido, presencialmente no Auditório do INSA, em Lisboa, e online através da plataforma ZOOM e do canal do Youtube do INSA. A participação no evento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. 

Caso ainda não tenha realizado a sua inscrição ou não tenha recebido a confirmação da inscrição, por favor, aceda aqui.  

Damos nota dos critérios para elaboração e submissão de resumos e posters e de seleção das comunicações orais. Consultar aqui.

Para questões relacionadas com a 16.ª Reunião Anual PortFIR, por favor, contacte: roberto.brazao@insa.min-saude.pt


‍Legislação

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/2187 DA COMISSÃO de 27 de agosto de 2024 - que altera o anexo I do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana. Consultar aqui.

Resolução do Conselho de Ministros n.º 108/2024, de 21 de agosto - Institui uma medida de apoio, para o ano de 2025, destinada a compensar a suborçamentação dos regimes ecológicos para o clima, o ambiente e o bem-estar dos animais. Consultar aqui.

‍Decreto Regulamentar Regional n.º 16/2024/M, de 23 de agosto - Aprova a orgânica da Secretaria Regional de Agricultura, Pescas e Ambiente. Consulte aqui.

Portaria n.º 189-A/2024/1, de 23 de agosto - Atualização da taxa do adicionamento sobre as emissões de CO2. Consulte aqui.

Portaria n.º 197/2024/1, de 28 de agosto - Portaria de extensão do contrato coletivo entre a AHSA - Associação dos Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Agricultura, Floresta, Pesca, Turismo, Indústria Alimentar, Bebidas e Afins - SETAAB. Consulte aqui.


‍Artigo de Opinião

E‍LV - European Livestock Voice

Carne e diabetes: a desinformação não pára

A carne provoca diabetes? É óbvio que não. No entanto, há quem tente prová-lo há anos, sem sucesso.

Cá vamos nós outra vez. Há alguns dias, foi publicado mais um estudo que tenta demonstrar a associação entre o consumo de carne e o aparecimento de diabetes tipo 2. Entre os autores está Walter C. Willett, e o modus operandi é sempre o mesmo: publicar estudos de baixa qualidade científica sobre a relação entre carne e diabetes, quando revisões sistemáticas e estudos clínicos do maior rigor científico já demonstraram amplamente o contrário.

A investigação sobre este tema chegou à sua fase final, demonstrando que a carne não aumenta a glicemia, a resistência à insulina, a inflamação e o risco de diabetes de tipo 2. De facto, pelo contrário, quando as pessoas são encorajadas a eliminar cereais, amidos e açúcares e a comer mais carne vermelha, isso pode reverter a diabetes tipo 2 e fazer desaparecer os seus sintomas.

A cruzada contra a carne não pára

Perseverando com uma ideologia inabalável, há décadas pró-vegetarianos e apoiado por interesses financeiros de multinacionais que produzem alimentos veganos hiper-processados, Willett é incansável no seu ataque à carne. Apesar dos inúmeros desmentidos de que foi alvo, o seu novo estudo insiste em provar a todo o custo a ligação entre a carne e a diabetes. À primeira vista, parece ser um estudo valioso, uma vez que se trata de uma meta-análise publicada na prestigiada revista The Lancet Diabetes and Endocrinology; na realidade, apresenta fortes limitações, falta de dados e não tem qualquer relação de causalidade, como vários especialistas em investigação científica estão a apontar. Ler artigo completo aqui.


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 34/2024

Mercado Nacional Montijo- Semana 35/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 35/2024
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 35/2024

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo