Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 26

APIC Info semanal 26

APIC|INFO|Semanal

Semana 26 - 28/06/2024

‍Notícias


Declaração Semear O Futuro- Jornal Negócios - Artigo Graça Mariano, Porta-Voz do MAPA

 

Ler artigo aqui.

As exportações agroalimentares da UE continuam a crescer de forma constante no primeiro trimestre

‍Em março de 2024, o excedente comercial agroalimentar da UE atingiu 6,7 mil milhões de euros, um aumento de 8% face ao mês anterior e de 3% face a março de 2023. As exportações aumentaram 4% para 20,1 mil milhões de euros. As importações mantiveram-se estáveis, atingindo 13,5 mil milhões de euros, mas 10% abaixo de março de 2023. Estas são as principais conclusões do último relatório mensal sobre o comércio agroalimentar, publicado pela Comissão Europeia a 25 de junho de 2024. Mais informações aqui.


UE-JAPÃO: Missão de formação no Japão para gestores da UE

Informamos que o Centro de Cooperação Industrial UE-Japão está a aceitar candidaturas para a 8ª edição do seu influente programa: "Prepare-se para o Japão".

Esta oportunidade excecional foi concebida para dotar as empresas de um conhecimento aprofundado das práticas comerciais e dos estilos de comunicação japoneses. Ler mais aqui.

Exportações - China - Medidas de retaliação contra produtos suínos da UE - Reunião de alto nível da UECBV com a DG AGRI em 19 de junho - Relatório

A opinião da UECBV (Associação Internacional para o Comércio de Animais Vivos e Carne), cuja APIC é associada, sobre a reunião de alto nível que a UECBV teve com o Diretor-Geral Adjunto da DG AGRI em 19 de junho de 2024 sobre o caso da China. Consultar aqui.




OMS | Publicado relatório "Determinantes comerciais das doenças não transmissíveis na Região Europeia da OMS"

A OMS Europa publicou o relatório “Commercial determinants of noncommunicable diseases in the WHO European Region”, o qual identifica a "indústria dos alimentos ultra-processados" como uma das quatro indústrias que causam 2,7 milhões de mortes por ano na Europa e Ásia Central, a par do álcool, do tabaco e dos combustíveis fósseis. O relatório recomenda excluir a indústria de todos os domínios de influência civil e política, bem como recomenda a adoção de medidas específicas de saúde pública relacionadas com a nutrição.

EFSA | Publicado parecer sobre Nível Máximo de Ingestão Tolerável para Ferro

Na sequência de um pedido da Comissão Europeia, foi solicitado ao Painel da Nutrição, Novos Alimentos e Alergénios Alimentares (NDA) da EFSA que emitisse um parecer científico sobre o limite superior tolerável de ingestão (UL) de ferro. Foram realizadas revisões sistemáticas para identificar as provas relativas à ingestão elevada de ferro e ao risco de doenças crónicas, aos efeitos gastrointestinais adversos e aos efeitos adversos da suplementação com ferro na infância, na primeira infância e na gravidez. 

Informamos que foi publicado o parecer da EFSA “Scientific opinion on the tolerable upper intake level for iron”.


Carta do setor sobre a aplicação atempada do PPWR

Partilhamos o e-mail da EUROPEN, recebido pela FoodDrinkEurope, a pedir que subscreva a carta pedindo uma rápida implementação do PPWR (Proposta Embalagens e Resíduos de Embalagens). Consultar aqui.

Atualização das medidas de certificação Halal no Egito e dos certificados sanitários para a exportação de carne de suíno e produtos à base de carne de suíno para a Índia 

 

Consultar o seguinte documento.

 

Egito: páginas 17-20

Índia: páginas 24-26

EFSA | Draft de parecer científico relativo a Fenóis Bromados e seus derivados em géneros alimentícios

A EFSA lançou a consulta pública sobre o “Draft scientific opinion on the update of the risk assessment on brominated phenols and their derivatives in food”.

O projeto de parecer encontra-se aqui.

Atualização de importação de aromatizantes de fumaça - Consulte aqui

Enquanto se aguarda a adoção dos atos jurídicos relativos aos aromatizantes de fumo que receberam um parecer favorável do Comité Permanente dos Vegetais, Animais, Géneros Alimentícios e Alimentos para Animais na reunião de 24 de abril de 2024, aplica-se o artigo 12.º, n.º 4, do Regulamento (CE) n.º 2065/2003, o que significa que atualmenteas autorizações dos PPSF (SF-001, SF-002, SF-003, SF-004, SF-005, SF-006, SF-008 e SF-009) devem ser considerados automaticamente prorrogados por mais seis meses."


‍Eventos

1‍3

setembro


RESERVE O DIA 13 de setembro de 2024-Programa do Seminário Anual da APIC, em Lisboa 

 

Convidamos-vos a reservarem o dia 13 de setembro de 2024, para que possam assistir ao seminário sob o título: ”Ser Omnívoro: pela tua Saúde e pela Saúde do Planeta”, a realizar em Lisboa.

Contamos com a presença do novo Ministro da Agricultura, bem como, um leque de oradores de excelência, destacando a apresentação por Juan Pascal sobre o livro de sua autoria traduzido para português:  ”Ser Omnívoro: pela tua Saúde e pela Saúde do Planeta”, que estará disponível para aquisição.

No final a mesa-redonda moderada pelo jornalista da Rádio Observador: João Paulo Sacadura [autor do programa: “convidado extra” da rádio observador.

Contamos convosco!

C‍onsultar programa aqui.

Inscrições enviar email para: sec@apicarnes.pt

ENCONTRO SPMet 2024 - 25 de Outubro de 2024‍

A SPMet - Sociedade Portuguesa de Metrologia em parceria com a RELACRE - Associação de Laboratórios Acreditados de Portugal e o ISEP - Instituto Superior de Engenharia do Porto, vai realizar no dia 25 de Outubro de 2024 o seu 9.º Encontro Nacional, com o tema "Metrologia para a Sustentabilidade". Este Encontro vai decorrer no Porto, no Auditório do ISEP. Mais informação aqui.

 

‍30

janeiro


‍Legislação

‍DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/1790 DA COMISSÃO de 20 de junho de 2024 - relativa a determinadas medidas de emergência provisórias contra a peste suína africana na Alemanha. Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião

‍European Llivestock Voice 

COMO DEFINIR O BEM-ESTAR DOS ANIMAIS?

A definição de bem-estar dos animais é um conceito ético importante e difícil para a ciência. Muitos europeus estão preocupados com o bem-estar dos animais de criação e de companhia, e este é um aspeto da criação de animais que é frequentemente contestado. As opiniões sobre o bem-estar dos animais são muito pessoais e o conceito é muito mais complexo do que parece à partida. Pergunte a três pessoas o que significa "bem-estar animal" e provavelmente obterá quatro respostas diferentes, o que é compreensível. Por isso, é interessante olhar para o que a ciência tem a dizer sobre o assunto.

Atualmente, todos os profissionais europeus do sector pecuário estão sujeitos a legislação baseada em conhecimentos derivados da investigação sobre o bem-estar dos animais. Como qualquer outro sector, os profissionais da pecuária necessitam de um quadro estável e previsível. Por conseguinte, é importante chegar a acordo sobre uma definição baseada no progresso científico. Por exemplo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde Animal (WOAH), "bem-estar animal significa o estado físico e mental de um animal em relação às condições em que vive e morre. Um animal experimenta um bom bem-estar se estiver saudável, confortável, bem nutrido, seguro, não sofrer de estados desagradáveis como a dor, o medo e a angústia, e for capaz de expressar comportamentos que são importantes para o seu estado físico e mental. O bem-estar dos animais exige a prevenção de doenças e cuidados veterinários adequados, abrigo, maneio e nutrição, um ambiente estimulante e seguro, um tratamento humano e um abate ou occisão sem crueldade. Enquanto o bem-estar animal se refere ao estado do animal, o tratamento que este recebe é abrangido por outros termos, como cuidados com os animais, criação de animais e tratamento humano. ". Ler mais aqui.


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 25/2024

Mercado Nacional Montijo- Semana 26/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 26/2024
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 26/2024

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo