Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 24

APIC Info semanal 24

APIC|INFO|Semanal

Semana 24 - 14/06/2024

‍Notícias



Orientações da ANSES (Autoridade Francesa para a Segurança Alimentar) para o estabelecimento de um quadro de referência para a rotulagem relativa ao bem-estar dos animaisConsultar aqui

Que critérios científicos podem ser utilizados para desenvolver rótulos de bem-estar animal para produtos alimentares?

Os consumidores estão cada vez mais preocupados com as condições de vida dos animais utilizados na produção de géneros alimentícios como a carne, os produtos lácteos e os ovos. A ANSES está a publicar orientações para a rotulagem de produtos de origem animal, especificamente no que diz respeito ao bem-estar dos animais de criação. A aplicação desta proposta permitiria harmonizar os atuais e futuros sistemas de rotulagem. Consultar aqui.

‍MAPA - Movimento Ambiente e Produção Alimentar lançado para debater mundo rural

AGROPORTAL divulga o projeto MAPA-Comunicar a uma só voz‍

MAPA pretende esclarecer temas relacionadas com o setor agrícola e a sua importância na sociedade atual.

O Movimento Ambiente e Produção Alimentar (MAPA) é o mais recente projeto criado com o intuito de debater e valorizar os mais variados temas ligados ao mundo rural e à produção de alimentos. Este grupo, que conta com a participação de mais de trinta entidades ligadas aos setores da produção agrícola, criação de animais para consumo e distribuição agroalimentar, pretende dar a conhecer à sociedade em geral as realidades do setor e demonstrar o seu importante papel na manutenção e preservação da natureza ao mesmo tempo que nos alimenta. Ler mais aqui.

Para aceder ao:

Site oficial do MAPA - Clique aqui

Facebook - Clique aqui

Instagram - Clique aqui


Dia Mundial da Segurança Alimentar 2024 

Todos os anos, estima-se que ocorram 600 milhões de casos de doenças de origem alimentar em todo o mundo e que cerca de 420 000 pessoas morram na sequência da ingestão de alimentos contaminados. Apesar de a UE se encontrar entre os mais elevados padrões de segurança alimentar do mundo, a importância da segurança alimentar não pode ser subestimada. É por isso que todos os anos comemoramos o Dia Mundial da Segurança Alimentar neste dia. Ler mais aqui.

3.500 porcos abatidos após surto de PSA na Alemanha 

Cerca de 3.500 porcos tiveram de ser abatidos após um surto de peste suína africana (PSA) numa exploração de engorda no estado federal de Mecklenburg-Vorpommern, no norte da Alemanha.

O Instituto Federal de Investigação da Saúde Animal da Alemanha confirmou a suspeita de presença de PSA em amostras de suínos que se tornaram "clinicamente evidentes". Ler mais aqui.




O setor da carne de bovino argentino toma medidas para cumprir as novas regras de importação da UE em matéria de desflorestação 

 

A Argentina apresentou o seu primeiro sistema de certificação de carne de bovino livre de desflorestação às autoridades da União Europeia, em Bruxelas, na segunda-feira (3 de junho), numa altura em que o país se prepara para uma nova lei da UE que visa as importações ligadas à desflorestação.

O sistema, conhecido como VISEC, foi lançado pelo Instituto de Promoção da Carne Bovina da Argentina (IPCVA) para garantir a rastreabilidade de toda a carne de bovino, desde a exploração agrícola até à mesa. Consultar aqui.

Legislação ambiental da UE - Análise da aplicação em 2025 

 

O reexame da aplicação da legislação ambiental é um ciclo regular de análise, diálogo e colaboração para melhorar a aplicação da política e da legislação ambiental da UE nos países da UE.

Esta iniciativa identifica as principais lacunas de aplicação nos países da UE e aborda as suas causas profundas propõe soluções, presta assistência técnica e facilita o intercâmbio de boas práticas aumenta a consciencialização e facilita a todos os interessados a obtenção de informações sobre a aplicação destas políticas. Consultar aqui.



Géneros alimentícios - métodos de análise para os controlos oficiais previstos no Regulamento (CE) n.º 2073/2005 da Comissão 

 

Esta iniciativa estabelece os métodos analíticos que podem ser utilizados pelas autoridades competentes dos Estados-Membros quando verificam a aplicação, pelos operadores das empresas do sector alimentar, das regras estabelecidas no Regulamento (CE) n.º 2073/2005 da Comissão relativo a critérios microbiológicos aplicáveis aos géneros alimentícios. Consultar aqui.

Dia 07 - Evento Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

 

 

 

No passado dia 07 JUN’24, Dia Mundial da Segurança dos Alimentos, celebrou-se na Faculdade de Medicina Veterinaria, o evento “Dia Mundial da Segurança dos Alimentos - Preparar o inesperado”. Neste contexto reuniram-se os mais diversos parceiros da área Alimentar onde foi possível abordar os mais diversos temas que refletem a necessidade emergente da aposta nesta área, tendo em consideração a sustentabilidade dos meios existentes na relação constante entre a Natureza, Animais e Homem, em suma o Ambiente. 

A Diretora executiva da APIC esteve presente como porta-voz do MAPA, tendo dado a conhecer este Projeto.

Veja mais aqui




Dia 12 - O Clube de Produtores Continente (SONAE) marcou presença na 60ª edição da Feira Nacional de Agricultura de Santarém

 

O Clube de Produtores Continente (SONAE) marcou presença na 60ª edição da Feira Nacional de Agricultura de Santarém e convidou Graça Mariano em representação do MAPA - Movimento Ambiente e Produção Alimentar, para falar a respeito do movimento. 

Dia 13 de junho - Pecuária extensiva de sequeiro 

 

 

 

Mesa Redonda: o Retalho da carne e o consumidor

A Diretora executiva da APIC, Graça Mariano, participou nesta mesa-redonda,  tendo sido uma oportunidade para:

• Debater os desafios e oportunidades do setor

• Analisar as tendências do mercado e as expectativas dos consumidores

• Apresentar estratégias para o sucesso do retalho da carne

• Promover o diálogo entre os diferentes stakeholders da cadeia de valor da carne

Foi também uma oportunidade para referir a dificuldade da indústria em se adaptar às imensas exigências do retalho que por vezes pretendem mais controlos analíticos do que os previstos na legislação.





Dia 13 - MAPA - Semear o Futuro

 

 

 

 

1ª Conferência “Semear o Futuro” realizou-se no dia 13 de Junho na Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo (FNA 24), em Santarém, promovido pela cadeia espanhola de supermercados Mercadona em parceria com a CAP.

Foram abordados temas marcantes do sector agroalimentar, focados no crescimento sustentável da atividade e na aposta num sector produtivo que caminhe ao encontro das exigências do consumidor atual.

A Diretora executiva da APIC, Graça Mariano esteve presente enquanto porta-voz do MAPA

 

Consultar notícia CMTV aqui.


‍Eventos

Webinar  "Marcação CE, Organismos Notificados e Normas Harmonizadas"  |  20 junho 2024

Este webinar abordará o enquadramento legal associado à marcação CE e o papel dos Organismos Notificados na avaliação da conformidade dos produtos com os requisitos da UE. Abordará ainda a importância das normas harmonizadas e os desafios que se colocam na sua elaboração pelo CEN e CENELEC em resposta aos pedidos de normalização da Comissão Europeia. Serão também transmitidas informações relevantes sobre a implementação dos novos regulamentos europeus 

e os respetivos períodos de transição, bem como sobre a decisão do TJUE relativa ao acesso às normas harmonizadas.

A participação é gratuita mas sujeita a inscrição. Agenda e inscrição aqui.

‍25

junho

‍25 e 26

junho

‍Agenda das reuniões do Comité PAFF (Plantas, animais, alimentos para consumo humano e animal) a realizar na terça e quarta-feira, 25-26 de junho de 2024


Secção Saúde e Bem-Estar Animal - Consulte aqui

Secção Controlos e condições de importação - Consulte aqui

NUTRI-SCORE | Webinar  25 de Junho | 9:30h

Na sequência da publicação do Despacho n.º 3637/2024, referente á aplicação em Portugal do sistema de rotulagem Nutri-Score, a CAP decidiu promover uma troca de impressões sobre esta matéria com o especialista italiano  Raffaele de Lutio, em articulação com a embaixada italiana em Lisboa. 

Neste âmbito, vimos convidar-vos a estarem presentes num webinar (formato misto), que se irá realizar na sede da CAP, no próximo dia 25 de Junho, pelas 9:30 horas, onde se pretende debater as questões que se colocam ao sector agrícola e agro-alimentar face à aplicação, embora para já facultativa, desta legislação.

Enviar confirmação para: rferreiro@cap.pt

‍25

junho


13

setembro


RESERVE O DIA 13 de setembro de 2024-Programa do Seminário Anual da APIC, em Lisboa 

 

Convidamos-vos a reservarem o dia 13 de setembro de 2024, para que possam assistir ao seminário sob o título: ”Ser Omnívoro: pela tua Saúde e pela Saúde do Planeta”, a realizar em Lisboa.

Contamos com a presença do novo Ministro da Agricultura, bem como, um leque de oradores de excelência, destacando a apresentação por Juan Pascal sobre o livro de sua autoria traduzido para português:  ”Ser Omnívoro: pela tua Saúde e pela Saúde do Planeta”, que estará disponível para aquisição.

No final a mesa-redonda moderada pelo jornalista da Rádio Observador: João Paulo Sacadura [autor do programa: “convidado extra” da rádio observador.

Contamos convosco!

C‍onsultar programa aqui.

Inscrições enviar email para: sec@apicarnes.pt


‍Legislação

Foi publicada a  Portaria n.º 162/2024/1 –  relativa ao sistema de rotulagem nutricional simplificado.

Este diploma determina:

“Manda o Governo, pelo Secretário de Estado da Agricultura, no uso dos poderes delegados pelo Ministro da Agricultura e Pescas, o seguinte:

1 - A adoção de qualquer sistema de rotulagem nutricional simplificado é opcional e de ¬utilização voluntária pelos operadores económicos, e deve ter presente modelos adequados aos produtos -alimentares portugueses.

2 - Compete à DGAV a definição dos modelos referidos no número anterior.

3 - A presente portaria entra em vigor e produz efeitos no primeiro dia útil seguinte ao da sua publicação.”

‍REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2024/1661 DA COMISSÃO de 5 de junho de 2024 - que altera o anexo I do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana. Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião

‍ELV - European Livestock Voice

A redução do consumo de carne para proteger o ambiente conduziria a deficiências de micronutrientes

As políticas que defendem a redução do consumo de carne para proteger o ambiente podem conduzir a deficiências de micronutrientes. É esta a conclusão de uma revisão sistemática da literatura sobre os efeitos de uma "dieta verde" na ingestão de micronutrientes. O impacto na ingestão de micronutrientes foi investigado, uma vez que é necessária uma mudança global para dietas mais sustentáveis para proteger o planeta.

A FAO define os regimes alimentares sustentáveis como aqueles que têm um baixo impacto ambiental, são culturalmente aceitáveis, acessíveis, nutricionalmente adequados e saudáveis. Para aqueles que consomem grandes quantidades de carne, esta transição inclui uma passagem para dietas mais baseadas em vegetais.

O estudo, publicado no The American Journal of Clinical Nutrition, avaliou a forma como as alterações alimentares destinadas a reduzir os impactos ambientais afetavam a ingestão de micronutrientes selecionados de interesse para a saúde pública. Os micronutrientes críticos considerados foram as vitaminas A, D e B12, o folato, o cálcio, o ferro, o iodo e o zinco. Uma vez que os alimentos de origem animal são as fontes mais biodisponíveis de vitaminas A, B12, ferro, zinco e cálcio, o estudo indicou que as dietas mais "amigas do ambiente", baseadas em alimentos de origem vegetal, podem implicar compromissos na adequação dos micronutrientes. Ler mais aqui


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 23/2024

Mercado Nacional Montijo- Semana 24/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 24/2024
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 24/2024
Tendência do Mercado Internacional - Observatório do Mercado da Carne (OMM) - Reunião - 4 de junho de 2024 - Ata oficial da COM

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo