Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info semanal 22

APIC Info semanal 22

APIC|INFO|Semanal

Semana 22 - 31/05/2024

‍Notícias


Grupos brasileiros pedem a Ursula Von Der Leyen, Presidente da Comissão Europeia, que apoie regulamento da UE sobre desflorestação

‍Um grupo de 25 organizações ambientais e de povos indígenas do Brasil escreveu à Presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, apelando à política alemã para que apoie inequivocamente o regulamento da UE relativo à desflorestação e para que deixe claro que a nova lei não está prestes a ser abandonada. 

Em uma carta de 3 páginas datada de 15 de maio e marcada como “enviada por correio eletrônico de Brasília”, eles enfatizam que “o EUDR (O regulamento relativo aos produtos sem desflorestação) já pode ter ajudado a reduzir o desmatamento da Amazônia em 2023, como sugerido em pesquisas a serem publicadas em breve por organizações brasileiras”. Ler mais aqui.

‍OMS | Publicado “Relatório Técnico de Restrição ao Marketing Digital no Âmbito do Tabaco, Álcool, Alimentação e Bebidas (...)”

‍Informamos que a OMS publicou um novo  Technical Report Restricting Digital Marketing in the Context of Tobacco, Alcohol, Food and Beverages, and Breast-milk Substitutes. 

O relatório examina a forma como as restrições ao marketing digital são implementadas pelos Estados-Membros da OMS no âmbito de restrições de marketing mais amplas, descrevendo os desafios atuais, fornecendo opções políticas e abordagens que os Estados-Membros podem adotar para reforçar a conceção e a implementação das restrições.

Em conjunto, a WHO Public Health Law and Policies Unit (LAW) está a organizar uma série de webinars para lançar esta nova publicação. Recomendamos que se registem, uma vez que os webinars irão descrever o marketing digital e apresentar opções políticas para legislar, monitorizar e aplicar restrições.


Produtos animais - Comité de Gestão - 23 de maio de 2024 - Situação do mercado da carne - Apresentações

Partilhamos as apresentações sobre a situação do mercado da carne, tal como foi demonstrado na reunião de ontem do grupo de peritos para os mercados agrícolas, em particular no que diz respeito aos aspetos abrangidos pelo Regulamento único da OCM - PRODUTOS ANIMAIS (ex-Comité de Gestão): 

GPP | Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSANP) - website

‍O Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) disponibilizou no seu website uma área dedicada à comunicação da Estratégia Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (ENSANP).

A ENSANP foi aprovada em 2021, pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 132/2021, de 13 de setembro, decorrendo de uma abordagem intersetorial no quadro das políticas de segurança alimentar e nutricional e envolveu um trabalho aprofundado entre diversas áreas governativas - incluídas num Grupo de Trabalho Permanente coordenado pelo GPP - e da sociedade civil. Consultar informação na página web ENSANP



Número de vacas criadas na Escócia diminui à medida que cresce a moda do veganismo 

O número de vacas criadas na Escócia desceu para um nível recorde, o que suscita receios quanto ao futuro da carne de bovino escocesa.

Os novos números mostram que a população bovina do país é agora de apenas 1,59 milhões de cabeças, uma enorme queda em relação ao apogeu da agricultura escocesa em 1974, quando o efetivo totalizava 2,68 milhões. Ler mais aqui.

Antimicrobianos para utilização em animais: lista de substâncias proibidas e substâncias autorizadas 

Esta iniciativa estabelece uma lista de agentes antimicrobianos

a) que não devem ser utilizados em animais fora dos termos da sua autorização de introdução no mercado; e

b) que podem ser utilizados em animais fora dos termos da sua autorização de introdução no mercado, sob certas condições.


MAPA no XXIII Congresso de Nutrição e Alimentação

O Movimento Ambiente e Produção Alimentar [MAPA], esteve presente no seminário da APN [Associação Portuguesa de Nutrição], para dar a conhecer o Projeto para comunicação a uma só voz aos Nutricionistas de Portugal.

A Apresentação foi feita pro Graça Mariano, Diretora executiva da APIC, enquanto porta-voz do MAPA e ainda contando com a presença de Pedro Barraco, Diretor de Cadeia Agroalimentar da Mercadona.

 

O MAPA pretendeu, neste seminário, dar a conhecer aos nutricionistas a importância do Mundo Rural quer para o equilíbrio do ecossistema, quer mesmo para corresponder à Roda dos alimentos e à dieta mediterrânea.

Antimicrobianos para utilização em animais: lista de substâncias proibidas e substâncias autorizadas / Consulta pública. Prazo: 20/06/2024

O site relevante para a consulta pública pode ser consultado aqui . O projeto de regulamento de execução e o anexo podem ser consultados no site.

Esta iniciativa estabelece uma lista de agentes antimicrobianos

a) que não podem ser utilizados em animais fora dos termos da sua autorização de introdução no mercado; e

b) que podem ser utilizados em animais fora dos termos da sua autorização de introdução no mercado, sob certas condições.

O prazo para a apresentação de comentários termina a 20 de junho de 2024. No entanto, para obter uma resposta coordenada, envie-nos os seus comentários e sugestões até 13 de junho de 2024.

As consultas públicas relevantes estão reunidas na seguinte nota: Clique AQUI.


‍Eventos

04

junho

Conferência Virtual Euractiv “Política agroalimentar da UE - Navegar no próximo mandato”, 4 de junho de 2024 | 9:30 - 10:45 CET

As eleições para o Parlamento Europeu estão a aproximar-se a passos largos e as políticas agro-alimentares têm estado no centro das atenções, na sequência de uma onda de protestos e manifestações em toda a UE nos últimos meses. Uma preocupação comum manifestada pelos agricultores de todo o bloco é o nível de burocracia no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) da UE. Ler mais aqui.

Inscrições aqui.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos

Convidamo-vos para se juntarem a esta comemoração que evidencia o nosso envolvimento com a Segurança dos alimentos. 

Para celebrar este dia tão importante, a FMV irá organizar um evento no dia 7 de junho (sexta-feira) a partir das 14h30, no Auditório B. Consultar programa aqui.

O evento tem como objetivo apresentar o papel de diferentes instituições na promoção da segurança dos alimentos, mas também dar a conhecer a oferta formativa de excelência que a FMV disponibiliza na área da segurança dos alimentos. 

O evento conta com oradores que representam a FMV, antigos alunos, organizações públicas nacionais e internacionais, representantes de grandes empresas e associações ligadas ao setor alimentar.

Parte do evento será conduzido em modelo “Mesa Redonda”, de forma a fomentar a discussão sobre a atualidade na segurança dos alimentos, a função e perfil do técnico de segurança alimentar e os inputs à formação, por parte das empresas. 

‍07

junho

13

junho

Está interessado em descobrir projetos inovadores que estão a transformar a relação entre produtores e consumidores?
Assista, no próximo dia 13 de junho, na Sala Ribatejo, CNEMA, S.A, Santarém, durante a FNA - Feira Nacional de Agricultura, ao evento Semear o Futuro, onde poderá conhecer as boas práticas que impulsionam a economia nacional através do setor agroalimentar, com os especialistas Assunção Cristas, Álvaro Beleza, Hernâni Saldanha, Filipe Serralheiro, entre outros líderes do setor.
Semear o Futuro é uma iniciativa que resulta de uma parceria entre a CAP - Confederação dos Agricultores de Portugal e a Mercadona Portugal, dedicada a explorar e promover a importância deste setor de atividade.
A inscrição na conferência dá direito a entrada gratuita na Feira Nacional de Agricultura. Aqui.

Seminário “One Health”: um compromisso para a Saúde Pública Global

Marque já na sua agenda, dia 20 de junho, o Seminário “One Health”: um compromisso para a Saúde Pública Global no Seminário Maior de Coimbra, em Coimbra.

A Diretora executiva da APIC, Graça Mariano, será também oradora enquanto porta-voz do Movimento Ambiente e Produção Alimentar [MAPA]. 

Temas em debate:

- Economia circular e One Health

- Alterações climáticas

- Contaminação ambiental

- Insegurança alimentar

Mais informação aqui e programa aqui.

Inscrições aqui.

‍20

junho


‍18

setembro

‍‍Apresentação | Curso de Formação “Boas Vindas aos Vogais | Formação Inicial para Vogais das Comissões Técnicas”

O Curso de Formação “Boas Vindas aos Vogais | Formação Inicial para Vogais das Comissões Técnicas”, irá realizar-se online no dia 2024-09-18 das 14:00 às 16:00 horas.

O programa desta ação de formação pode encontrar aqui.  Mais informamos que a formação é gratuita.

Para se inscrever nesta ação de formação deve preencher um breve questionário, até ao dia 16 de setembro, que consta no seguinte link:  Formulário de inscrição.

Qualquer questão não hesite em contactar-nos remetendo e-mail para o endereço formacao@ipq.pt .

‍Expocarne 2024 - Feira profissional de Máquinas e Equipamentos para a indústria da carne e logística

A EXPOCARNE  é uma feira para o setor em Portugal, reunindo uma abrangente gama de produtos para todas as fases do processo de transformação da carne, bem como serviços necessários para o bom funcionamento do sector, como refrigeração, software, packaging, entre outros.

Para além do espaço de exposição, a EXPOCARNE  tem também diversas atividades paralelas como workshops e conferências, na qual expositores e visitantes trocam experiências e alargam conhecimentos.

O evento funciona como mostra de inovação do sector e irá reunir os principais players do mercado ao longo de 3 dias de exposição. Mais informações aqui.

‍24 a 26

outubro


‍Legislação

REGULAMENTO (UE) 2024/1468 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 14 de maio de 2024que altera os Regulamentos (UE) 2021/2115 e (UE) 2021/2116 no respeitante às normas em matéria de boas condições agrícolas e ambientais, aos regimes no domínio climático, ambiental e do bem-estar animal, à alteração dos planos estratégicos da PAC, à revisão dos planos estratégicos da PAC e às isenções de controlos e sanções. Consultar aqui.

DIRETIVA (UE) 2024/1306 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 29 de abril de 2024 - que altera a Diretiva 2013/34/UE no que diz respeito aos prazos para a adoção de normas de relato de sustentabilidade relativamente a determinados setores e a determinadas empresas de países terceiros. Consultar aqui.

Retificação do Regulamento (UE) 2024/1342 da Comissão, de 21 de maio de 2024 - que altera o anexo II do Regulamento (CE) n.o 396/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho no que se refere aos limites máximos de resíduos de deltametrina, metalaxil, tiabendazol e trifloxistrobina no interior ou à superfície de determinados produtos. Consultar aqui.

DIRETIVA (UE) 2024/1438 DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 14 de maio de 2024 - que altera a Diretiva 2001/110/CE do Conselho relativa ao mel, a Diretiva 2001/112/CE do Conselho relativa aos sumos de frutos e a determinados produtos similares destinados à alimentação humana, a Diretiva 2001/113/CE do Conselho relativa aos doces e geleias de frutos, citrinadas e creme de castanha destinados à alimentação humana e a Diretiva 2001/114/CE do Conselho relativa a determinados leites conservados parcial ou totalmente desidratados, destinados à alimentação humana. Consultar aqui.

REGULAMENTO (UE) 2024/1451 DA COMISSÃO de 24 de maio de 2024 - que altera o anexo II e o anexo III do Regulamento (CE) n.o 1333/2008 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito aos aditivos alimentares ácido L(+)-tartárico (E 334), tartaratos de sódio (E 335), tartaratos de potássio (E 336), tartarato de sódio e potássio (E 337) e tartarato de cálcio (E 354). Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião


Manuel Chaveiro Soares | Engenheiro Agrónomo, Ph. D.

Agricultura: Simplificação Precisa-se

Após a II Grande Guerra (1945) a Europa Ocidental experimentou uma expansão económica notável e um crescente bem-estar social. Entretanto, porém, nas últimas décadas evidenciaram-se diversas fragilidades comparativamente a outros blocos económicos, nomeadamente no que concerne à Energia, Defesa, Indústria, Digital e Agricultura.

Esta última área foi objeto de particular apoio logo após o último conflito mundial, a fim de se ultrapassar a situação de subnutrição em que se encontravam muitos europeus. Em Portugal a situação alimentar era particularmente deficitária.

Entretanto verificou-se uma expansão acentuada da produção agrícola e, simultaneamente, do poder de compra dos europeus, o que se refletiu claramente na situação alimentar portuguesa, pois atualmente mais de 50 por cento dos adultos apresentam excesso de peso. Entre nós, em particular o consumo de proteína animal (carne, leite, peixe, ovos), experimentou um incremento notável, como se pode ilustrar com o caso particular do frango de carne: subiu de 1,4 kg para 34 kg/habitante/ano.

Por coincidência, só tardiamente e de forma escassa é que o setor da produção avícola beneficiou de alguns subsídios, inclusive fundos da União Europeia. A sua expansão acentuada deve-se principalmente, por um lado, aos progressos científicos que ocorreram, nomeadamente nos domínios do melhoramento genético, da nutrição, da profilaxia e, adicionalmente, à constituição de empresas eficientes e competitivas a nível internacional. Ler artigo completo aqui.


‍Bolsas

Mercado Nacional - Semana 21/2024

Mercado Nacional Montijo- Semana 22/2024
‍Mercado Espanhol - Semana 22/2024
Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 22/2024

Tendência do Mercado Internacional - Algumas atualizações sobre a diretiva revista relativa às emissões industriais

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo