Não está ligado. A newsletter pode incluir alguma informação de utilizador, pode não ser mostrada de forma correta.

APIC Info Semanal 45

APIC Info Semanal 45

APIC|INFO|Semanal

Semana 45 - 10/11/2023

‍Notícias


Dois eurodeputados (da Dinamarca, país que representa a produção mais importante de fermentos lácteos) obtêm uma resposta à sua pergunta sobre aquilo a que chamam "biossoluções" - Consultar aqui

‍Resposta dada pela Comissária Kyriakides em nome da Comissão Europeia - A Comissão congratula-se com iniciativas que apoiam a redução do desperdício alimentar, incluindo a inovação na cadeia de abastecimento alimentar para ajudar a prolongar o prazo de validade dos alimentos.

A Comissão adotou recentemente uma proposta legislativa que estabelece objetivos de redução dos resíduos alimentares a atingir pelos Estados-Membros até 2030. Ler mais aqui.

‍Agropecuária da UE pediu 1 milhão de assinaturas pela protecção do património rural. Só conseguiu 21.402

‍A European Livestock Voice, um grupo diverso de parceiros da fileira pecuária da União Europeia, lançou, ainda em Novembro de 2022, uma iniciativa de cidadania europeia intitulada “Proteger o património rural, a segurança alimentar e o aprovisionamento da UE”. O objetivo passava por “promover as zonas rurais e de alterar o sentido de opinião pública sobre os factos da produção pecuária” e as políticas em curso e em negociações na União Europeia (UE). Ler mais aqui.



PSD/Açores: Governo volta a cumprir compromisso de pagamento aos agricultores sem rateios

O deputado do Partido Social Democrata dos Açores (PSD/Açores) Marco Costa felicita o Governo Regional “por voltar a cumprir o compromisso de pagamento de prémios aos agricultores sem rateios hoje, num total de mais de 30 milhões de euros”. “Trata-se de um compromisso agora cumprido e já assumido no plano de 2024”. Ler mais aqui.

Primeira carta do Presidente Laurens Hoedemaker

A APIC é filiada da UECBV (Associação Internacional para o Comércio de Animais Vivos e Carne) a qual tem trabalhado diretamente com a Comissão Europeia com o objetivo de defender os interesses do nosso setor.

A reunião da Assembleia Geral, realizou-se há duas semanas, em Barcelona e a APIC teve o prazer de ter estado presente.

Assim, temos a honra de partilhar a primeira carta do novo Presidente da UECBV, Laurens Hoedemaker, aqui.


O deputado croata, Ivan Vilibor Sinčić, obtém resposta à sua pergunta sobre "Rotulagem de alimentos produzidos a partir de animais alimentados com insetos durante o período de criação" - Consultar aqui.

Resposta dada pela Comissária Kyriakides em nome da Comissão Europeia (8.11.2023) - A legislação da UE assegura um elevado nível de proteção da saúde humana e dos interesses dos consumidores em relação aos alimentos. Os alimentos para animais que se considere terem um efeito adverso na saúde humana ou animal, ou que tornem os géneros alimentícios derivados de animais produtores de alimentos não seguros para consumo humano, não podem ser colocados no mercado da UE e não podem ser utilizados para alimentar qualquer animal produtor de alimentos. Ler mais aqui.

Carta aberta da CLITRAVI à Presidência espanhola da CE

A comunicação expressa as preocupações do setor industrial da carne europeu em relação à regulamentação propostas sobre odores e poluição olfativa pelo Parlamento Europeu, pedindo a rejeição da proposta. Ler mais aqui.



Escolha do consumidor identifica 5 fatores de sustentabilidade importantes 

Num momento em que as práticas ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance) são cada vez mais importantes nas empresas, a Escolha do Consumidor, detentora do sistema de avaliação Escolha do Consumidor, analisa os fatores mais importantes para os consumidores portugueses no que diz respeito à sustentabilidade, como estes a percecionam e o que os guia a serem mais sustentáveis. Ler mais aqui.

Grupo chinês apresenta uma vacina eficaz contra a PSA

Cientistas chineses estão a relatar os primeiros ensaios bem sucedidos com uma nova vacina para proteger os suínos contra o vírus da peste suína africana (PSA). Ler mais aqui.


Produtos à base de plantas e saúde: Estudo revela carências nutricionais, mas benefícios da gordura saturada

O valor nutricional dos alimentos à base de plantas é limitado pela falta de micronutrientes essenciais, embora contenham significativamente menos gorduras saturadas, indica uma avaliação dos produtos no mercado de Hong Kong. Ler mais aqui.

Proteção dos animais confinada ao transporte - Nota de imprensa 

Nova atualização sobre o enquadramento da legislação da proteção animal na União Europeia, que destaca a proposta de regulamentação para o transporte de animais e as incertezas em relação a outros aspetos do bem-estar animal. O Vice-Presidente do Green Deal, Maroš Šefèoviè, discute os desafios envolvidos na revisão destas políticas complexas. Ler mais aqui.


‍Eventos

‍17

novembro


Workshop Online-Parceria ALIF/APIC 17 de novembro de 2023, 15h00

A APIC em colaboração com a Associação Da Indústria pelo Frio e Comércio De Produtos Alimentares (ALIF) irão organizar uma sessão de formação online, sobre o tema: “Aprovação de Estabelecimentos e Rotulagem de Produtos de Origem Animal”, no dia 17 de novembro de 2023, a partir das 15h00, cujo programa se encontra aqui.

Face ao tema, convidámos as representantes da DGAV: Engª. Paula Bico (diretora de serviços de nutrição e alimentação) para o tema: “Rotulagem de géneros alimentícios – informações obrigatórias” e a Drª. Ana Pinto (chefe de divisão controlo da cadeia alimentar) para o tema: “Aprovação de estabelecimentos”.

Esperamos que este workshop seja do vosso interesse, podendo fazer as inscrições através do link.

Workshop - “Perícias a produtos cárneos por médicos veterinários”

 

Workshop organizado pela Delegação do Norte da Ordem dos Médicos Veterinários e Associação Nacional dos Médicos Veterinários dos Municípios (ANVETEM), em parceria com a Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) e Associação Portuguesa dos Industriais de Carne (APIC), no próximo dia 28 de novembro, em Braga, às 14h00.

Inscrições gratuitas para médicos veterinários, mas obrigatórias no seguinte endereço de e-mail: crnorte@omv.pt 

28

novembro




‍30

janeiro

‍        Sua Excelência o Senhor

      Secretário de

      Estado da Agricultura,

      Professor Gonçalo Rodrigues,

      irá participar neste encontro!

Próxima reunião com todos os industriais no dia 22 de novembro de 2023 às 14H30,  em Coimbra

A APIC vai promover nova reunião geral de associados, para a qual, são convidadas as indústrias associadas, sendo estas livres de convidar outras empresas ainda que não sejam associadas.

Contamos com a visita do Secretário de Estado para este encontro.

Consultar convocatória aqui.

Ficamos assim na expetativa de que manifestem o vosso interesse em participarem, indicando nome e empresa para sec@apicarnes.pt

‍CONFMET2023 - 16 e 17 de novembro de 2023 – ATUALIZAÇÃO do PROGRAMA

Programa atualizado da CONFMET2023 - Medir para apoiar o sistema alimentar mundial, que se realizará nos dias 16 e 17 de novembro de 2023 no INIAV- Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, I.P. em Oeiras.
A Diretora Executiva da APIC, , Graça Mariano, irá ser oradora, com o tema "A Legislação vs. a Metrologia aplicada ao Setor da Carne".  Consultar programa aqui.

16 e 17

novembro


‍Legislação

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2023/2470 DA COMISSÃO de 31 de outubro de 2023 - relativa a determinadas medidas de emergência provisórias contra a varíola ovina e caprina na Grécia. Consultar aqui.

‍REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2023/2421 DA COMISSÃO de 24 de outubro de 2023que altera os anexos I e II do Regulamento de Execução (UE) 2023/594 que estabelece medidas especiais de controlo da peste suína africana. Consultar aqui.

DECISÃO (UE) 2023/2463 DA COMISSÃO de 3 de novembro de 2023relativa à publicação do guia do utilizador que indica os passos necessários para participar no sistema de ecogestão e auditoria da UE (EMAS), ao abrigo do Regulamento (CE) n.o 1221/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho. Consultar aqui.


‍Artigo de Opinião


‍Inês Garcia | Associação Portuguesa de Nutrição

Falta “literacia alimentar e nutricional”

“O nosso corpo precisa de adquirir aminoácidos essenciais como fonte proteica” e a ausência total do consumo de carne “pode comprometer o desenvolvimento harmonioso do indivíduo”. Mas é possível compensar, em termos nutricionais, a carne com outros alimentos. Inês Garcia, que representou a Associação Portuguesa de Nutrição (APN) numa conferência em Coimbra sobre os benefícios da carne, aconselha: “Deve haver sempre uma base de literacia alimentar e nutricional”.

Vida Económica – Disse que a ausência total do consumo de carne pode comprometer o desenvolvimento harmonioso do indivíduo. Porquê?

Inês Garcia - É importante haver respeito pelos padrões individuais, as preferências alimentares, as convicções éticas ou religiosas de cada indivíduo. Mas, para qualquer padrão alimentar, deve haver sempre uma base de literacia alimentar e nutricional para, no caso de haver exclusão total ou parcial do consumo de carne, isso não comprometer nem conduzir a carências do ponto de vista nutricional. Ler mais aqui

Nota: este artigo foi publicado na revista Agrovida


‍Bolsas


Mercado Nacional - Semana 44/2023

Mercado Nacional Montijo- Semana 45/2023

‍Mercado Espanhol - Semana 45/2023

Mercados Europeus de Suíno/Mercolleida Semana 45/2023

‍A APIC mais próxima

Av. Bombeiros Voluntários de Montijo, 2870-219 Montijo